09 julho 2014

Técnicas de pintura para a educação infantil


Ah! como os pequenos amam mexer com tinta não é? E requer do professor muita criatividade para trabalhar com eles de forma variada a pintura não é mesmo? Então aí vão algumas formas de fazer arte com tinta, cola colorida, jornal, giz, vela, palha de aço e muito mais...
Confiram!!!




1- Pintura impressa

Como fazer: Pinte sobre uma mesa ou suporte qualquer, em seguida coloque uma folha por cima, pressione com as mãos e depois retire-a novamente. Você verá que a pintura da mesa passou para o papel de forma invertida.


2- Pintura com giz derretido

Como fazer: Encostar o giz de cera ligeiramente na vela. Derretida a cera, usar o giz rapidamente sobre o papel, conseguindo-se um belo efeito em relevo.


Dica: Esta técnica exige muito cuidado e atenção por utilizar fogo. É muito importante a supervisão de um adulto, quando for realizada por crianças.


3- Pintura desbotada


Como fazer: Molhe um cotonete no álcool ou água sanitária e desenhe sobre um papel de seda.

Dica: Utilize papéis com cores fortes para um melhor resultado.
Não deixe as crianças sozinhas manipulando álcool ou água sanitária.


4- Pintura com papel crepom

Como fazer: Corte em pedaços o rolo de papel crepom, umedeça na água e pressione na folha branca.


Dica: Se fizer em sala de aula, deixe pouca água à disposição das crianças e escolha cores fortes, para melhor resultado.


5- Pintura no papel amassado

Como fazer: amasse e desamasse o papel, depois pinte por cima.


6- Barbante com tinta



Como fazer: Mergulhe um pedaço médio de barbante na tinta guache e depois coloque na folha branca. Espere um pouquinho e tire o barbante.


7- Pintura espelhada


Como fazer: Pinte com cola colorida ou tinta guache, dobre a folha ao meio e abra novamente. Você verá que a pintura ficará igual dos dois lados da folha.


8- Pintura no laminado amassado


Como fazer: Amasse e desamasse o papel laminado e pinte com cola colorida por cima.

Dica: Você pode utilizar o papel laminado pintado com cola de glitter para fazer um tesouro.


9- Pintura no jornal



Como fazer: Corte um pedaço de jornal e depois pinte por cima com caneta ou tinta guache.


10- Pintura com peneira


Como fazer: Coloque a peneira sobre o papel, pinte com guache por cima, depois tire a peneira e veja o resultado.


11- Pintura esponjada


Como fazer: Recorte uma esponja em pedaços, do tamanho que desejar, umedeça na tinta guache e pressione sobre o papel. Repita a atividade até formar a pintura que deseja.

Dica: Se usar várias cores de tinta é preciso separar um pedaço de esponja para cada cor, para não misturar.


12- Pintura com argila


Como fazer: Umedeça os dedos, passe-os na argila e desenhe com eles na folha. Repita a atividade até criar um belo desenho.


Dica: Não arranque pedaços de argila para colocar na folha, apenas passe os dedos na argilapara pintar. Para um melhor resultado passe cola branca por cima, para evitar que a terra esfarele depois de secar.


13- Pintura com papelão


Como fazer: Corte um pequeno pedaço de papelão grosso e verá que ele é formado por camadas. Na ponta do papelão, rasgue uma camada de forma que a camada ondulada fique exposta, pois é com ela que deverá pintar. A camada ondulada do papelão dá um efeito diferente na pintura.


Dica: Se você pintar fazendo ondas no papel a pintura ficará muito legal. Você pode alternar as ondas em tons de bege, azul escuro e claro para ilustrar o fundo do mar. Depois pegue a tinta verde e faça ondas verticais imitando algas marinhas, e finalize colando peixinhos. 


14- Pintura com cotonete


Como fazer: Utilize cotonetes ao invés de pincéis. Molhe a ponta do cotonete na tinta e divirta-se.


15- Pintura com garfo


Como fazer: Passe tinta guache em uma folha e depois passe as pontas do garfo de leve sobre a pintura e veja como ficará.


16 - Pintura com palito de picolé


Como fazer: Pegue uma folha colorida, cubra-a com guache de uma cor diferente e depois faça um belo desenho com o palito de picolé. Você verá que a cor do papel aparecerá onde você passou o palito de picolé.


17- Pintura secreta


Como fazer: Desenhe com giz de cera branco ou vela na folha branca e depois passe tinta guache com uma cor forte por cima. O desenho secreto aparecerá na pintura.


18- Técnica do gotejamento


Como fazer: Veja passo a passo em : Fazendo arte como Pollock


19- Pintura com fita crepe


Como fazer: Cole pedaços de fita crepe espalhados na folha, pinte com guache nos espaços em que sobraram da folha, deixe secar e depois retire as fitas do papel.


20- Pintura com carimbos de legumes


Como fazer: Legumes como batatas, cenouras e beterrabas também podem ser instrumentos de arte. Corte-os na forma que quiser (carinha feliz, estrela, coração e etc), mergulhe na tinta e carimbe as folhas.


21-Pintura com galhinho de árvore


Como fazer: Faça uma tinta rala, com guache e água, em seguida molhe um galho pequeno de árvore e respingue em cima da folha de papel. 


22- Pintura com bolinha de gude



Como fazer: Pegue uma forma de bolo retangular, coloque uma folha branca dentro, pingue tintas coloridas, coloque bolinhas de gudes por cima e mexa a forma devagar de forma que as bolinhas se movam sobre a folha e a tinta. Depois que pintar a folha, retire-a da forma, deixe-a e secar e exponha sua linda arte.


23- Pintura antiga


Como fazer: Faça um café bem forte, molhe um pedaço de algodão no café e pressione sobre a folha branca. Repita a atividade até que cubra todo o papel e depois deixe secar.
Dica: Com a pintura antiga você pode simular um pergaminho antigo ou fazer um mural histórico.


24- Pintura com cola e anilina


Como fazer: Desenhe com cola branca na folha de papel, espere secar e depois cubra de anilina. O desenho com cola se destacará na anilina e dará um efeito visual muito legal.


25- Pintura com carimbo esponjado


Como fazer: Veja passo a passo em : Técnica de pintura


26- Pintura com as mãos
Como fazer: Use as mãos como carimbos e crie diferentes formas como : animais, árvores, peixes e etc. 
Dica: Tire idéias do vídeo do Mister Make


26- Pintura espirrada


Como fazer: Molhe uma bolinha de tênis na tinta e jogue em um papel grande posicionado no chão.


27- Pintura com papelão 2


Como fazer: Corte pedaços de papelão, mergulhe na tinta e carimbe rapidamente na folha de papel deixando uma marca fina. Una as marcas de tinta e forme uma linda paisagem. 
No vídeo do Mister Make você aprende a fazer uma pintura tropical com papelão.


28- Técnica do assopro


Como fazer: Pingue pequenas porções de tinta sobre a folha de papel e sopre através de um canudo. Quanto mais você soprar mais espalhada ficará a tinta e mais legal ficará a sua pintura.

29- Pintura escorrida


Como fazer: Utilize uma seringa para espirrar tinta sobre a folha. Você verá que obterá diferentes resultados se apertar a seringa com rapidez ou devagar. 


30- Pintura com lã de aço


Como fazer: Desenhe em uma folha de revista, recorte e coloque em cima de uma folha branca. Em seguida passe a lã de aço (popularmente conhecida como bombril) em toda a borda do desenho e você verá que a tinta da revista passará para o papel e deixará o contorno do desenho neste.

Essas ótimas ideias encontrei no link abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou feliz com sua visita! volte sempre