02 julho 2014

Los Colores


Aprendendo as cores em espanhol 
Aprendendo as cores em espanhol

As cores têm significados, podem transmitir sensações, ideias e pensamentos. Veja em Espanhol algumas cores:
Español / EspanholPortugués / Português
Amarillo
Amarelo
Azul
Azul
Azul claro
Azul claro
Azul marino
Azul marinho
Beige
Bege
Blanco
Branco
Dorado
Dourado
Gris
Cinza
Lila
Lilás
Marrón
Marrom
Naranja
Laranja
Negro
Preto
Rojo
Vermelho
Rosa
Rosa
Verde
Verde
Violeta
Roxo
As cores são utilizadas normalmente para descrever as coisas, principalmente a natureza, roupas, acessórios e objetos em geral. Observe alguns exemplos de descrições em Espanhol:
La flor roja es la que más me encanta.
A flor vermelha é a que mais me agrada.

Son lindos los zapatos negros
São lindos os sapatos pretos.

Me gustaría ver este vestido amarillo del escaparate.
Gostaria de ver este vestido amarelo da vitrine.

La mar es tan azul en esta playa.
O mar é tão azul nesta praia.

No hay sol y el cielo está gris hoy.
Não há sol e o céu está cinza hoje.

Em Português temos muitas frases coloquiais em que utilizamos as cores para transmitir ideias, sensações ou conceitos. Desta forma, é comum alguém dizer:
Ela vive em um mundo cor-de-rosa.
Estou verde de fome.
Ele ficou azul de raiva.
Esse verde é tão tranquilo.
Em Espanhol também existem esses usos, que podem às vezes não fazer sentido no nosso idioma. A seguir algumas frases em que aparecem as cores, observe o seu significado em Português.
Estos vecinos me ponen negro.
Estes vizinhos me irritam.

Estoy sin blancas.
Estou sem dinheiro.

Era el príncipe azul.
Era o homem perfeito.

Como você já conhece algumas cores em Espanhol pode caracterizar melhor objetos e paisagens da natureza.
Iris Oliveira de Carvalho
Colaboradora Brasil Escola
Licenciada em Letras – Português e Espanhol pela Universidade Federal de Goiás – UFG
Mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás – UFG


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou feliz com sua visita! volte sempre