16 julho 2014

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA PARA AS CRIANÇAS


O tema de hoje foi sugestão de uma querida leitora do blog que está com um bebezinho. É impressionante como a música chama a atenção das crianças desde muito cedo. A quantidade de brinquedos com sons existentes no mercado, não é à toa, a música é fundamental no desenvolvimento da crianças em várias faixa etária.
A música possui um papel importante na educação das crianças. Ela contribui para o desenvolvimento psicomotor, sócio afetivo, cognitivo e linguístico, além de ser facilitadora do processo de aprendizagem. A musicalização é um processo de construção do conhecimento, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação.
A musicalização na educação infantil está relacionado a uma motivação diferente do ensinar, em que é possível favorecer a auto estima, a socialização e o desenvolvimento do gosto e do senso musical das crianças dessa fase.
Cantando ou dançando, a música de boa qualidade proporciona diversos benefícios para as crianças e é uma grande aliada no desenvolvimento saudável da criançada. Aqui em casa, durante algum tempo contratei um professor particular de música para as crianças fazerem aula juntos. Na verdade foi a primeira atividade que a Luisa e o Antonio Pedro fizeram juntos, a experiência foi maravilhosa! Cada um aproveitava a aula de acordo com a sua faixa etária e era muito rico. O professor tocava algum instrumento, cantava e associava alguma brincadeira com a música.
Além disso, também começa a apresentar as crianças os mais diversos instrumentos para elas perceberem a diferença de sonoridade. As crianças se divertiam muito, quando chegava o dia da aula, tinha toda aquela expectativa para o que ia acontecer na aula.
Segue alguns CDs de música infantil que adoro, é claro que não posso deixar de mencionar no grande sucesso da Galinha Pintadinha que resgatou várias músicas que eram trabalhadas na nossa infância e hoje em dia não escutávamos mais.
122-262039-0-5-arca-de-noe-2
É um cd antigo maravilhoso! Com letras de Vinicius de Moraes e interpretadas por várias vozes de peso da música popular brasileira. Adoro!
download
Adoro, o volume 1 é o preferido das crianças aqui de casa.
280-562840-0-5-galinha-pintadinha-2
Continuação da Galinha Pintadinha 1.
121-268343-0-5-cantigas-de-roda
Adoro esse cd, comprei quando a Luisa nasceu. O cd têm várias cantigas de roda cantadas de maneira bem lenta.
download2
O autor e intérprete de muitas músicas dos programas infantis da TV Cultura, como Cocoricó e Castelo Rá Tim Bum, mergulha, mais uma vez, na riqueza das cantigas de roda e produz um álbum para todas as idades. Esse cd é muito bom, as crianças escutam até hoje esse dele o outro abaixo.
42-58710-0-5-cantigas-de-roda
Este álbum foi produzido pensando nos pais que têm vontade de cantar nossas cantigas de roda com os filhos, pela sonoridade trabalhada com instrumentos acústicos. O CD começa com festa e acaba numa sequência de ninar.
http://dicaspaisefilhos.com.br/bebes-e-criancas/a-importancia-da-musica-para-as-criancas/
No site da Saraiva pode-se escutar um trecho das faixas dos CDs indicados acima. Segue o link do site www.saraiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou feliz com sua visita! volte sempre