05 julho 2014

A saúde bucal


Bons hábitos de higiene bucal previnem uma gama de doenças bucais e sistêmicas
Além dos motivos estéticos, cuidados com a higiene bucal são imprescindíveis, uma vez que previnem determinados tipos de doenças e suas complicações. Uma boca malcuidada pode ser terreno bastante fértil para o desenvolvimento de bactérias que, ao serem ingeridas (o que não é difícil, se tratando da boca), podem se espalhar pela corrente sanguínea e causar transtornos bem mais graves que uma simples cárie.
 
A periodontite, por exemplo, pode conferir perda ou mudança da posição dos dentes, alterações no paladar e mau hálito - sem contar que estudos apontam relação desta com uma gama de problemas, como artrite, infecções pulmonares e doenças renais.
 
Outro fato constatável é que aproximadamente 40% dos casos de febre reumatoide em crianças são decorrentes de infecções bucais e/ou dentária.
 
Assim, orientar os alunos (principalmente os de séries iniciais) sobre seus dentes e boca pode ser uma atividade de grande valia, principalmente pelo fato de que, quanto mais cedo forem estimulados, mais fácil será para incorporarem esse hábito no dia a dia.
 
O professor pode começar a atividade abordando, por exemplo, os alunos que estão mascando chicletes em aula - ou iniciá-la após o lanche, perguntando se escovaram os dentes, com que frequência fazem isso, como fazem e o porquê de se ter este tipo de hábito.
 
Caso a escola tenha um protótipo de mandíbula, com dentes inseridos, será interessante o seu uso.
 
Explicar a constituição, tipos e importância dos dentes na alimentação, fala e no que se diz respeito à autoestima; como estes devem ser escovados e com que frequência; a importância de se escolher corretamente a escova de dentes; os cuidados redobrados que usuários de aparelhos ortodônticos devem ter; alguns problemas de saúde e os processos da formação da cárie são alguns pontos que podem ser trabalhados. Informações sobre os dentes de leite podem ser um conteúdo bastante interessante a se acrescentar.
 
Para concluir o conteúdo, e até mesmo para avaliação, pode ser solicitada aos alunos a confecção de cartilhas sobre o tema.
 
Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou feliz com sua visita! volte sempre