By Roseli Brito
A criança tímida pode ser tudo, menos
um problema de indisciplina. Na verdade, ela é exatamente o oposto. Enquanto
muitos de seus colegas trabalham duro para conseguir atenção, às vezes de forma
turbulenta, a criança tímida batalha igualmente, no sentido de evitar o tumulto
ou a bagunça. Temerosos de chamar a atenção para si mesmas, elas preferem se
misturar com o grupo.
Mais espectador que participante, ela
tende a sair de cena ao invés de encarar um confronto. Uma criança tímida pode
ser mal interpretada pelos colegas, que geralmente a vê como hostil e conclui
que ela não quer brincar ou relacionar-se com eles.
Na realidade, a criança tímida
geralmente quer se envolver com seus colegas, mas não sabe como começar ou
manter uma conversação.
Os professores também podem
interpretar mal a criança tímida, confundindo sua relutância em interagir com o
grupo como uma escolha. Os professores podem concluir que uma criança tímida é
academicamente lenta, ou ainda que, por serem bem comportadas precisam de pouca
atenção.
Embora seja verdade que uma criança
tímida, muitas vezes seja um aluno aplicado, esta criança ou jovem
frequentemente precisa de atenção do professor para estimulá-la e dar-lhe a
confiança para amadurecer em seus relacionamentos.
O fato é que muitas vezes apenas nos
concentramos naqueles que nos dão trabalho e trazem problemas, e negligenciamos
os demais que estão quietinhos, sem darmos conta de que esses alunos estão
enfrentando sérios problemas ligados a relacionamento e auto estima.
O que o Professor pode fazer:
Colocar o aluno tímido perto
da mesa do Professor, pois isso permitirá que o aluno possa falar com mais
facilidade sem preocupar-se com os demais colegas que estão atrás dele.
Coloque o aluno tímido ao
lado de outro colega tímido, pois facilitará a ambos iniciar uma amizade e
a interação.
Estabeleça constante contato
com o aluno tímido. Quanto mais você for bem sucedido no desenvolvimento de
uma relação de confiança com o aluno mais provável será que ele desenvolva a
confiança necessária para relacionar-se com os seus pares. Tente encontrar
tempo para fazer algumas atividades que a criança goste.
Fale reservadamente com o
aluno tímido. Crianças tímidas precisam de prática em conversar com as
pessoas. Mesmo pequenas conversas semanais acerca dos seus interesses os
auxiliam a desenvolver habilidades sociais em uma zona de conforto segura.
Ensine sobre interação
social. O ponto fraco das crianças tímidas é justamente a péssima interação
social. Eles não sabem o que dizer, como se aproximar, como devem se portar,
sobre o que e como devem falar sem parecerem ridículos . Assim, é preciso que
eles sejam ensinados a praticarem pequenos gestos que os ajudem a desinibir e
fazê-los sentirem-se seguros na presença de outras pessoas tais como: olhe
sempre para o rosto da pessoa que estiver conversando, sempre sorria, ofereça
ajuda, agradeça, faça elogios, não tema aproximar-se.
Fazendo Amigos. A falta
de traquejo social faz com que os alunos tímidos tenham poucos ou nenhum amigo,
por esta razão estão sempre isolados e são sempre vistos sozinhos. Esses alunos
querem se envolver com os demais colegas, mas preferem isolar-se e
preservarem-se de serem ridicularizadas pois assim é menos doloroso.
Se você tem alunos nesta condição
está na hora de começar a dar uma mãozinha e promover a interação entre os
alunos para que as famosas “ panelinhas” sejam quebradas e todos tenham chances
iguais de se conhecerem e se relacionarem. Organize os grupos de forma que
esses alunos possam interagir com outros colegas que tenham os mesmos
interesses. Agrupe pares, com um aluno tímido e um mais descolado para
desenvolver atividades mais divertidas, assim o tímido tem a chance de ser
auxiliado pelo parceiro e vice versa. Atividades assim reforçam a cumplicidade
e companheirismo.
Dando um empurrão extra.
É fato que crescemos quando somos desafiados a sair da nossa zona de conforto.
Assim, será necessário uma vez ou outra, submeter esses alunos a situações com
certo limite de desconforto e ansiedade. Alunos tímidos não gostam de realizar
apresentações em público porque não se sentem confortáveis em falar para uma
platéia, no entanto depois que você tiver desenvolvido todas as dicas acima, é
o momento de começar a propor desafios deste tipo. Afinal, o propósito é ajudar
essas crianças a superarem a barreira do medo e da insegurança.
Quando os Amigos isolam o colega que
é tímido:
Todas as crianças precisam de uma
conexão com seus pares. Para aqueles que estão à margem da sociedade, a escola
traz amargas lembranças de um período em que foram rejeitados e sofreram
isolamento social .
Você já teve dificuldade em encontrar
um parceiro para um trabalho em grupo? Nunca era escolhido para uma brincadeira
ou um jogo? Tinha apenas alguns poucos colegas para brincar no intervalo?
Costumava tomar o lanche sozinho ?
Além do efeito que tal isolamento tem
sobre a auto-estima da criança, ele também pode ter um impacto significativo
sobre a sua adaptação escolar.
A criança que fica isolada tem
negada, não apenas, as oportunidades de aprender as habilidades necessárias
para desenvolver e manter amizades, bem como, tem o seu desempenho escolar
afetado, já que sua saúde emocional fica comprometida. Não é de surpreender que
as crianças que se sentem isoladas de seus pares tendem a ter cada vez mais problemas
sociais e acadêmicos à medida que envelhecem.
O que o Professor pode fazer:
Procure saber porque a
criança está isolada. Encontre tempo para observar o aluno em diferentes
contextos, como no horário do lanche, na entrada, na saída, na quadra, no
pátio, corredores, etc. Converse com os pais da criança e professores do ano
anterior. A informação que você recebe pode ajudá-lo a determinar se as
dificuldades do aluno estão relacionadas a questões de timidez, prepotência,
agressividade, aparência, higiene. Você não faz idéia de como as crianças e
jovens podem ser cruéis e isolar um colega por motivos banais e até mesmo
inexplicáveis.
Crie intervenções junto aos
Colegas.
o Ofereça atividades para integração
de todos os alunos
o Crie projetos onde seja trabalhado
a cooperação
o Levante os pontos fortes, talentos
e habilidades de todos os alunos e faça-os compartilhar, assim todos verão uns
aos outros sob outra perspectiva
Crie intervenções junto ao
Aluno.
o Converse com o aluno e ofereça
ajuda
o Peça para o aluno listar os pontos
fortes
o Listar as situações em que utilizou
os pontos fortes
o Peça para o aluno listar os pontos
fracos
o Peça para o aluno listar os
problemas que está enfrentando devido a isso
o Peça para o aluno listar que tipo
de ajuda gostaria de receber
o Dê orientações, dicas, sugestões
Crie intervenções junto aos Pais. Encoraje os pais dos alunos tímidos
para estimular e ajudar a nutrir os relacionamentos do filho com os colegas.
Você pode sugerir aos pais que abram o lar para receber os colegas do filho.
Dê-lhes idéias de como estruturar essas visitas, inclusive convidando apenas
uma criança de cada vez e proporcionando uma atividade atraente para a primeira
visita. Exemplo: Passar um final de semana, ir assistir um vídeo (sessão
Pipoca), Fazer uma Noite do Pijama (para as meninas). Depois essas visitas
podem serem transformadas em Passeios, Festas, Viagens.
Alunos quietinhos não dão problemas,
então porque ater-se tanto a eles? Por não causarem transtornos, ou nunca
estarem envolvidos em questões de indisciplina esses alunos são comumente
invisíveis aos nossos olhos, mas são esses alunos que tornam-se desajustados
socialmente.
Alerto que estas situações de
isolamento levam várias crianças e jovens a desgostarem de si mesmas ou da
vida, encaminhando-as a praticarem a auto mutilação e até mesmo a cometerem o
suicídio. Por isso fique atenta aos sinais de ferimentos nos braços, pulsos e
pescoço.
Por isso, na próxima vez que você ver
um aluno quietinho em um canto, sozinho, afastado dos demais, lembre-se ele não
dá trabalho na sala de aula, mas ele precisa que alguém se dê ao trabalho de
importar-se com ele.
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