02 julho 2014

Como fazer um relatório de estágio


O relatório de estágio é um documento personalizado que relata sua experiência em empresa. Ele é considerado, pelos avaliadores, como uma etapa decisiva de sua formação. Seu relatório deverá, assim, salientar aquilo que você aprendeu (conhecimentos e domínio). 

Eis aqui, algumas dicas para lhe ajudar a organizar suas ideias. 

Sumário







Manter um diário de bordo durante o estágio


Manter um "Diário de Bordo" durante o estágio permite listar os trabalhos realizados na empresa. Você poderá depois transferir as notas para o seu relatório e ganhar tempo na redação. Suas informações serão igualmente mais precisas. 

Bom tamanho de um relatório de estágio


Em media, um relatório de estágio tem umas trinta páginas. Para um estágio curto (15 dias à um mês), umas quinze páginas bastam. O número de páginas pode variar de acordo com os organismos de Recepção de Formação: pode ir de 30 à 80 páginas à vezes. Esta informação é dada antes do início de estágio, caso contrário pergunte! 

Redigir um relatório de estágio: plano tipo


Não existe plano "tipo", mas você pode aplicar uma organização "standard" ao seu relatório. Seu relatório deve conter os seguintes elementos:

  • Página de face. Seus nomes e sobre nomes. Intitulado do cargo/função (e tipo de contrato). Datas da empresa com eventual logotipo. Coordenadas de seu local de formação. Nome de seu diretor de estágio/membro de seu Júri.
  • Plano detalhado. O plano pode ter duas ou três partes com uma introdução e uma conclusão. Cada parte contém diversos parágrafos numerados (1 > 1.1 > 1.2, etc.)



Exemplo: 

1. Introdução: contexto do estágio 

2. Sumário. Esta é a "Vitrina" de seu relatório. Ele reflete o conteúdo e permite julgar seu trabalho. Enumere as partes, seções, parágrafos para obter uma boa legibilidade. 


3. Descrição da empresa: setor de atividade, tipo de serviços propostos, relação com a concorrência, organização interna, etc. Ex: Se você tem feito um estágio no serviço "Recursos Humanos" da empresa, você detalhada a parte consagrada à organização interna. 

4. Descrição de suas atividades: tarefas realizadas, ferramentas á sua disposição, o que o seu trabalho trouxe de produtivo para a empresa. Conhecimentos assimilados. 

5. Conclusão: situe este trabalho no quadro de sua formação geral. Você fará a síntese das novas competências adquiridas. É importante de reforçar os benefícios deste estágio na sua formação. 

- Elementos facultativos: os anexos (gráficos, quadros mencionados no seu relatório). Glossário (termos técnicos utilizados); às vezes situado no início do relatório de acordo com as exigências de seu estabelecimento ou centro de formação. Bibliografia (livros, artigos mencionados no relatório). 

Estilo e layout de um relatório de estágio Style

  • Estilo: frases curtas e simples. Trazer os elementos críticos para sua experiência e argumentar sobre. De vez em quando a rubrica "Previsões" é exigida no final do relatório.
  • Layout: utilizar somente uma fonte de caractere (Times New Roman tamanho 12, Arial 11). Os títulos das partes são em negrito e com caracteres grandes (ex: Arial 16). Os títulos dos parágrafos / sub partes são em negrito em caracteres intermediários (ex : Arial 13)
  • Asterisco: Um espaço asterisco de 1,5 cm basta. Lá também, as exigências de um estabelecimento ou centro de formação podem diferir de outros. Informe-se!



Informações de links úteis


Para sua bibliografia:




Enfim, não confunda relatório de estágio e dissertação/memória 


Tradução feita por Ana Spadari






Para uma leitura offline, é possível baixar gratuitamente este artigo no formato PDF:
http://pt.kioskea.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou feliz com sua visita! volte sempre