16 fevereiro 2019

Teoria da Psicologia da Educação




Hoje vamos apresentar um texto onde mostra trabalhos de diferentes representações e neste poste vamos falar um pouco mais aprofundado de “Teoria da Psicologia da Educação” mostrando seus pontos principais.
Os pontos principais do ensino e métodos, mostrando como pode ser aplicados na educação de crianças e jovens.

Teoria da Psicologia da Educação

A teoria proporciona conhecimento para os fenômenos e comportamentos analisados tornem-se compreensíveis, sendo que nestes fenômenos e comportamentos haverá aspectos universais, além de particularidades contextuais e individuais.

As teorias, em grande parte, abrangem primeiramente o indivíduo, a cultura, as visões e os modelos de mundo e de sociedade.

Teorias Psicológicas Contemporâneas e suas Aplicações

A Psicologia do Desenvolvimento expressa nos dias atuais uma complexa rede de significações a respeito das mudanças pelas quais passam os indivíduos humanos, da concepção à morte. Em toda história do ser humano a busca por compreender e explicar o mundo em que se vive sempre esteve presente.
A forma como o conhecimento foi se constituindo ao longo de nossa história apresenta diferenças significativas, desde o momento áureo na antiguidade entre os gregos até a contemporaneidade — nossos dias.

Implicações Educacionais

As ideias cartesianas enfatizam o método como um imperativo para a organização do conhecimento. O método cartesiano é analítico, propõe a decomposição dos problemas de pesquisa em partes constitutivas como caminho metodológico para organização lógica do conhecimento. A partir da proposição metodológica cartesiana a decomposição dos problemas de estudo passou a ser característica principal da ciência moderna.

Vídeo Sobre Teorias Psicológicas Contemporâneas  e suas Aplicações:

AVISOS!
AVISO 1:
Série nova no canal, com vídeos super legais sobre diferentes materiais encontrados no Museu Câmara Cascudo.
Para começar, vamos falar um pouco sobre a crise no sistema prisional brasileiro?
Vídeo entrevista com Numo Rama, apresentando a profissão fotógrafo e a ótica do Numo Rama nesse projeto.
Não deixe de se inscrever no meu canal do youtube: Vídeos diários para professores!
AVISO 2:
Que tal um vídeo com 10 dinâmicas para fazer com o ensino fundamental II? São dinâmicas incríveis para trabalhar com esses pré e adolescentes que precisão de uma atenção toda especial!
Veja esse vídeo com 10 dinâmicas incríveis para o primeiro dia de aula. Acredito que você vai gostar bastante desse material! Fico esperando seu feedback! =D
Que tal algumas brincadeiras com balões!?

Confira as entrevistas com poetas que realizamos neste projeto do Demonstre:
E ainda temos os vídeos de poesias, sempre maravilhosos e diários no canal do Demonstre:
Não deixe de se inscrever no canal do youtube do Demonstre: Vídeos diários de poesia.Revisão – Síntese de Pre-requisitos Conceituais básicos
A análise é feita através de estímulos e de suas respostas, ou seja, a cada estímulo o organismo dá uma determinada resposta tem um desenvolvimento grande em função de suas aplicações práticas de modo concreto, a partir da noção de comportamento.
A área de Educação utiliza muito esses conhecimentos, entretanto, outras áreas também tem recebido a contribuição das técnicas e conceitos desenvolvidos pelo Behaviorismo , como a de treinamento de empresas, o trabalho educativo de crianças excepcionais, a publicidade e outros.

Abordagens Psicológicas ao Estudo do Homem

Tem uma visão holística de homem e de mundo, onde um afeta o outro. Acredita que o sentir, o pensar e o agir precisam estar em sintonia e serem respeitados para que haja saúde. Esse tipo de terapia é focada no presente. O profissional busca sempre ouvir o cliente com atenção direcionada em gestos, postura, tom de voz e expressões faciais.

Humanistas: C. Rogers A. Maslow

Segundo eles o enfoque da psicanálise no inconsciente e seu determinismo, e o enfoque na metodologia científica, pelo behaviorismo, foram as críticas mais fortes dos novos movimentos de Psicologia surgidos no meio do século XX. Na verdade o humanismo não é uma escola de pensamento, mas sim um aglomerado de diversas correntes teóricas. Em comum elas têm o enfoque humanizador do aparelho psíquico, em outras palavras elas focalizam no homem como detentor de liberdade, escolha, sempre no presente. Traz da filosofia fenomenológico existencial um extenso gabarito de ideias. Foi fundada por Abraham Maslow, porém a sua história começa muito tempo antes.

Cognitivo- Desenvolvimentais: J. Piaget, L Kohiberg

A teoria do desenvolvimento moral é a mais conhecida de Kohlberg. Sua teoria, assim como a de Piaget, é universalista. Não afirma a universalidade das normas, mas a das estruturas que permitem a aplicação das normas em contextos precisos e proporcionam critérios para o juízo moral. Acredita que através de um processo maturacional e interativo, todos os seres humanos têm a capacidade de chegar à plena competência moral, medida pelo paradigma da moralidade autônoma, ou, como prefere Kohlberg, pela da moralidade pós-convencional.

Comportamentais: B. F. Skinner, A Bandura

BF Skinner acreditava que as pessoas são diretamente reforçadas por experiências positivas ou negativas em um ambiente e demonstram a aprendizagem através de seu comportamento alterado quando confrontado com o mesmo cenário. Albert Bandura acreditava que a aprendizagem nem sempre é medida pelo comportamento e pode até mesmo ser feita por ver alguém aprender.

Psicossocial: E Erikson

Psicanalista responsável pelo desenvolvimento da Teoria do Desenvolvimento Psicossocial na Psicologia e um dos teóricos da Psicologia do desenvolvimento. Erik Homburger Erikson nasceu em Frankfurt am Main, Alemanha, em 15 de Junho de 1902. Começou a sua vida como artista plástico.

Vídeo Sobre Abordagens Psicológicas ao Estudo do Homem:

Modelos de Educação Alternativos e Abordagens

Escolas inovadoras quebram muros (reais e invisíveis), dão voz às crianças, querem os pais e a comunidade por perto, repassam responsabilidades aos pequenos e dão importância ao pensar e ao argumentar em vez da repetição e exposição de conteúdo. Nessas escolas, o professor desce do tablado para mediar os alunos na construção do conhecimento e a brincadeira se torna a melhor forma de aprender para a vida. Em escolas inovadoras, ir para a aula deixa de ser “um saco”.
Em salas que estimulam o contato entre as crianças de diferentes idades, os alunos são incentivados a pensar por si, com o objetivo de se desenvolverem de forma autônoma. Na Escola Politeia, são levados em conta os interesses de cada estudante, bem como seu ritmo e limitações. Valores democráticos e éticos também estão presentes nas interações do dia a dia, ao dar prioridade ao trabalho em grupo e às responsabilidades de cada aluno.

Vídeo Sobre Modelos de Educação Alternativos e Abordagens:

https://demonstre.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou feliz com sua visita! volte sempre