24 fevereiro 2019

Monte um currículo profissional simples e atrativo




Aprenda a montar um currículo atrativo e ao mesmo tempo simples e assim estar apto para as próximas etapas do processo seletivo. O modelo de um bom currículo precisa ser simples, verídico e conter credibilidade!

Como o currículo é o seu cartão de visita, ele precisa ter informações verdadeiras sobre suas experiências profissionais, endereço e números para contato. Evite mentir passando informações de cursos que não possui ou profissões que nunca fez, assim como línguas que você não fala. Essas informações serão cobradas futuramente e você pode passar por constrangimentos diante de várias pessoas e comprometer sua reputação no mercado.



Antes e Depois das Entrevistas
Você fez um bom currículo, usou a sua melhor roupa para ir a entrevista, mas existem alguns elementos antes e depois de se apresentar pela primeira vez na empresa que precisam ser considerados:

Cuidado com as postagens no facebook – Faça uma análise criteriosa de como está a sua página social. Se coloque no lugar de alguém que quer lhe dar um emprego e veja se suas postagens estão de acordo com que você falou na entrevista. Como você sabe, algumas empresas levam em conta o seu relacionamento nas redes sociais para avaliação, fique atento(a).

Falar mal da antiga empresa/instituição – Nunca faça isso. Se precisar falar das deficiências do antigo emprego, seja formal. Caso tenha que esclarecer algum ponto da empresa anterior coloque sempre no início da frase algo do tipo “Sou agradecido (fiquei feliz, uma grande empresa) em ter trabalhado lá mas…

As paredes tem ouvidos – Evite fazer comentários na sala de espera antes e depois da entrevista. Embora seja positivo falar sobre como foi o teste com algum colega que fez com você a prova naquele momento, ele pode fazer comentários negativos a respeito de alguma etapa ou questão que podem lhe comprometer. Observar a personalidade das pessoas é essencial.

Se você não sabe por onde começar ou tem dificuldade em usar o word, assista os vídeos abaixo para fazer passo a passo o seu currículo:

Vídeo tutorial I


Vídeo tutorial II

DICAS DE CURRÍCULO PARA ESTÁGIO

Um bom currículo deve ser objetivo, claro e abrangente, contendo informações verdadeiras. Deve ser adequadamente atualizado, formatado e corretamente escrito, pois é inaceitável cometer erros ortográficos.
O currículo deve ser alinhado e de agradável leitura. Evite várias fontes de letras, de preferência utilize negrito e itálico. Se possível formate o currículo em apenas uma página.

O QUE NÃO COLOCAR NO CURRÍCULO
• Não mencionar número de documentos (RG, CPF, título de eleitor, etc…), porque o currículo não é um contrato;

• Deixe para discutir a pretensão salarial na entrevista;

• Não colocar as razões de ter deixado o estágio anterior, discutir este detalhe na entrevista. Se sua lista de experiências anteriores for muito extensa, selecione apenas as três últimas (ordem decrescente);

• Não relate experiências que não possui, isso pode prejudicá-lo, seja sincero.

SUGESTÃO

Se não tiver experiência profissional, colocar suas perspectivas profissionais, habilidades pessoais e interesses, evidenciando os reais motivos pelo qual se interessou pelo estágio.

LinkedIn* é uma rede de negócios lançada no início de 2003, e está sediado no estado da Califórnia. Da mesma forma que as outras redes sociais, como o Facebook, o LinkedIn permite a criação de perfis online, mas está voltado para aspectos profissionais. Através da sua lista de contatos você pode criar ou manter relações com empresas, colegas de trabalho, mantendo seu networking, além de criar seu currículo online, permitindo a procura por empregos e desenvolvimento de sua carreira.


• Pontualidade – Compareça ao local da entrevista com um mínimo de 15 minutos de antecedência;

• Apresentação – Seja discreto na forma de se vestir; cuidar da higiene é fundamental; evite excesso de perfume ou maquiagem; é aconselhável não usar óculos de sol, bonés, bermudas, roupas transparentes ou muito curtas;

 Postura – Seja cordial e educado, cumprimentando o entrevistador e mantendo o bom humor; o ideal é sentar-se corretamente e não mexer na mesa do entrevistador; atenção ao comportamento, suas atitudes estão sendo avaliadas. Ex: manter o celular desligado, não mascar clicletes, etc…

• Interesse – Demonstre entusiasmo, pergunte detalhes sobre a vaga ofertada e pesquise sobre o ramo de atividade que a empresa atua;

• Comunicação – Seja claro e objetivo; evite responder somente sim e não, pois a espontaneidade é um fator importante; procure não usar gírias e seja sincero;

• Originalidade – Seja autêntico e deixe claro como é seu modo de ser, suas crenças, ideias, expondo seu planos profissionais para o futuro; acredite na sua capacidade;

• Ética – Evite falar mal do seu ex-chefe ou empresa onde trabalhou numa entrevista, pois atitudes negativas são avaliadas em um processo de seleção;

• Redes sociais/Visibilidade – Entre as redes sociais como Facebook, Twitter, LinkedIn, todo o cuidado é pouco, lembre-se de usar esta tecnologia a seu favor. A análise de seu perfil social é pública, dando visibilidade às empresas e todos estarão observando suas postagens, por isso a dica é usar informações adequadas, evitando fotos comprometedoras ou envolvimento sobre assuntos polêmicos. Atualmente as redes sociais são utilizadas pelos gestores para definir contratações e demissões. Para estudantes que estejam contratados, evite o acesso nas redes sociais em horário de estágio.


Fonte
http://www.infobrindes.net/montar-curriculo-simples/
http://www.cieepr.org.br/menu-superior/estudantes/elaboracao-do-curriculo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou feliz com sua visita! volte sempre