25 fevereiro 2019

Consulte instituição de educação superior credenciado junto ao MEC



Como saber se a faculdade é reconhecida pelo MEC

Para não ficar sem diploma, veja como descobrir a qualidade da instituição/curso que você escolheu.

Sempre que uma faculdade, um centro universitário ou uma universidade decide abrir um curso superior, é necessário avisar o Ministério da Educação (MEC), pois ele avaliará a qualidade do ensino e pode liberar ou não a abertura do curso. No entanto, muitas instituições não tomam esse cuidado e abrem vagas para cursos que não estão credenciados pelo governo.

A principal consequência de entrar em um curso superior sem aprovação do MEC é ter uma formação sem credibilidade no mercado de trabalho. O ensino superior ainda ajuda a conquistar melhores vagas de emprego, então, investir em um curso que não é reconhecido pelas empresas será uma perda de tempo e de dinheiro.

Como saber se a faculdade ou universidade é reconhecida pelo MEC

O Ministério da Educação faz três tipos de credenciamento de instituições de ensino: faculdade, centros universitários e universidades. Ou seja, a graduação que você escolher precisa estar dentro de uma instituição com uma destas três classificações.

Na hora de pesquisar o credenciamento no site do MEC, você pode buscar na aba consulta interativa quais as opções na região onde você mora. Assim que seleciona o Estado onde quer fazer a pesquisa, é possível buscar por curso e, em seguida, por cidade.

Outro caminho é acessar a aba consulta avançada e digitar especificamente o nome da instituição ou do curso que você procura. Se preferir pesquisar desta forma, coloque as informações corretas em todos os campos do formulário, caso contrário o sistema do MEC não encontrará a universidade – e você pode pensar que ela não está credenciada.

Assim que você encontra a faculdade e clica para ver mais detalhes, o site informa se ela tem cursos à distância. Este é um tipo de formação online que também recebe a autorização do MEC e, nesse caso, o diploma que você receberá terá a mesma validade dos cursos presenciais. Saiba mais sobre a graduação à distância.

Verifique se o curso é reconhecido pelo MEC

Além de confirmar que a universidade está credenciada, aproveite para verificar quais cursos ela pode oferecer.

Isso é muito importante pois a faculdade pode ser reconhecida pelo MEC mas o curso que você quer fazer pode ainda não ter sido aprovado pelo Ministério da Educação.

Verifique as notas das faculdades e cursos no MEC / Enade

Outra informação bem importante é verificar quais as notas que a faculdade ou universidade e seus cursos receberam na avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

Com isso você consegue comparar diferentes faculdades e escolher o mais bem avaliado.

Por que a instituição deve estar cadastrada no MEC?

Algumas empresas não receberam a autorização do Ministério da Educação, mas estão com os cursos em andamento e têm alunos matriculados. Quando isso acontece, a instituição é considerada irregular e não poderá entregar o seu diploma no final do curso. Se você não tiver a comprovação de que cursou a graduação, poderá enfrentar problemas nas entrevistas de emprego porque o mercado de trabalho não leva em conta essa formação irregular. Na dúvida, pesquise bastante antes de se matricular.

Sugestões de leitura: Clique na imagem para consultar o preço

Os artigos apresentados nesta obra, visam investigar o efeito das políticas de ação afirmativa que ampliam as oportunidades de acesso ao ensino superior para alunos de baixa renda que concluíram o ensino médio em escolas públicas e afrodescendentes, assim como as estratégias institucionais que têm o objetivo de Garantir a permanência e a inserção profissional desses “novos estudantes”. Dessa forma, o livro traz uma contribuição inestimável para os debates sobre a educação no Brasil.Fonte
http://emec.mec.gov.br
https://www.konkero.com.br/financiamento/educacao/como-saber-se-a-faculdade-e-reconhecida-pelo-mec

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou feliz com sua visita! volte sempre