O primeiro dia de aula sempre é cheio de grandes expectativas. A maioria dos professores enfrenta o grande dia com entusiasmo, mas temem o inevitável desafio: o que fazer no primeiro dia de aula?
A abordagem de cada professor é diferente. Seja qual for o seu objetivo, aqui estão algumas atividades para começar bem o ano letivo:
Conhecer seus alunos
Até que ponto os seus alunos irão conhecê-lo? Quão bem você os conhece? Quão bem eles se conhecem? Quão bem eles conhecem a escola? Essas são perguntas importantes a serem consideradas quando você começar a planejar o primeiro dia.
Se você está ensinando crianças do ensino fundamental ou calouros do ensino médio, você pode precisar passar o primeiro dia – ou os primeiros dias – deixando todos confortáveis.
Aqui estão algumas técnicas diferentes para tentar:
Caça ao Tesouro
Isso poderia envolver estudantes procurando na sala de aula coisas como o apontador de lápis, borracha, caneta, ou pedir para eles descobrirem quais de seus colegas de classe fizeram uma longa viagem ou quem tem um irmão mais novo.
Avalie os Estilos de Aprendizagem
Para os alunos mais velhos, o primeiro dia de aula pode ser uma ótima oportunidade para descobrir mais sobre como eles aprendem. Descubra as muitas maneiras diferentes pelas quais seus alunos são inteligentes, fazendo com que eles concluam um teste das Múltiplas Inteligências. Peça aos alunos que compartilhem seus resultados.
Isso pode incentivar os alunos que normalmente têm dificuldades a te deixarem ciente das coisas em que são bons, e isso oferece uma oportunidade para abordar algumas das questões mais difíceis em salas de aula.
Auto-retrato
Seja com palavras ou imagens, colagem ou desenho à mão, ter os alunos descrevendo a si mesmos pode ser divertido, informativo e ocasionalmente surpreendente. Naturalmente, o auto-retrato será mais eficaz se você fizer um de si mesmo também.
Crie uma cápsula do tempo
Peça aos alunos que criem um texto, escrevam um parágrafo ou um desenho e coloquem em uma caixa que será aberta no final do ano.
Apresente o que eles vão aprender
Para alguns professores, o primeiro passo é ajudar os alunos a entender o que eles vão aprender neste ano. Mas você nem sempre quer começar com uma palestra, então tente alguma dessas atividades:
Jogo de adivinhação
Jogos de adivinhação podem ser uma ótima maneira de ativar o conhecimento prévio dos alunos sobre um tópico e deixá-los entusiasmados com o que está por vir no curso.
Exemplo: Dê a eles uma série de declarações verdadeiras e falsas sobre o conteúdo do curso e faça com que eles adivinhem as respostas certas.
Comece com um livro
Esta abordagem é especialmente eficaz para professores de artes não linguísticas. Encontre um livro que dê um toque diferente ao assunto e compartilhe-o no primeiro dia.
Maneiras de usar livros para introduzir assuntos fora da arte da linguagem:
– Talvez um livro infantil sobre animais seja uma maneira divertida de começar a estudar biologia.
– Um livro fotográfico pode fornecer imagens impressionantes para os alunos pensarem quando começarem a estudar história.
– Para os alunos de história mais velhos, considere pegar um trecho de um livro ou filmes que descrevem a história de uma maneira diferente e podem atrair a atenção de alunos inclinados não prestarem atenção nas aulas.
Seja qual for o método escolhido, o primeiro dia de aula oferece uma ótima oportunidade para aprender sobre seus alunos e definir o tom para um excelente ano letivo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Estou feliz com sua visita! volte sempre