TEMA: Lixo e reciclagem
OBJETIVOS:
Os alunos irão:
- Trabalhar juntos em grupos para formular sua melhor estimativa de quanto tempo alguns itens de lixo podem durar em um aterro;
- Aprender sobre as consequências ambientais caso não ocorra a reciclagem.
MATERIAL NECESSÁRIO:
- lata de refrigerante
- banana
- algodão
- garrafa de vidro
- bota de couro
- toco de cigarro
- sacola plastica
- saco de papel
- Copo de isopor
- meia de lã
- lata de legumes
(Escreva a lista acima em um quadro)
INTRODUÇÃO:
Antes da Exibição da Lição copie no quadro a lista dos itens acima.
Chame a atenção dos alunos para os itens que você reuniu. Você pode perguntar: O que todos os itens têm em comum? Se seus alunos são muito novos para descobrir a resposta, compartilhe com eles que cada um dos itens provavelmente acabará em um aterro sanitário.
Em seguida, pergunte: O que acontecerá com esses itens quando eles acabarem no aterro? Quanto tempo você acha que eles vão durar lá? Eles desaparecem / desintegram / degradam imediatamente? Ou eles continuarão a ocupar espaço no aterro? Deixe os alunos discutirem livremente essas questões.
DESENVOLVIMENTO:
Chame a atenção dos pequenos para a lista no quadro. Peça aos alunos para copiar a lista. Em seguida peça para que eles:
- Pensem por conta própria sobre quanto tempo cada um dos itens da lista podem durar quando enterrados em um aterro sanitário.
- Recriem a lista, escrevendo cada item em ordem de acordo com quanto tempo eles acham que pode durar em um aterro. Os alunos devem começar suas listas com o item que eles acham que vai degradar mais rápido e terminar com o que durará mais tempo.
Em seguida, organize os alunos em pequenos grupos. (Grupos de 4 a 5 alunos trabalharão melhor.) Deixe os alunos compartilharem suas listas e discutirem o que eles acreditam ser a sequência correta. Peça a cada grupo para chegar a um consenso sobre a ordem correta dos itens.
Agora é hora dos grupos compartilharem suas listas. Chame um grupo para compartilhar suas respostas primeiro. Peça-lhes que digam a sequência que decidiram. Faça o mesmo com os outros grupos. Quando essa atividade for concluída, chame a atenção dos alunos para as discrepâncias no gráfico. Por exemplo, por que algumas pessoas incluem a sacola plástica antes da banana? Na conclusão da discussão, revele aos alunos que a sequência correta é a seguinte:
- banana
- saco de papel
- algodão
- toco de cigarro
- meia de lã
- bota de couro
- lata de legumes
- lata de refrigerante
- Sacola plástica
- Copo de isopor
- garrafa de vidro
Agora forneça a seguinte tabela aos alunos e peçam para que coloquem ao lado o tempo que cada item durará.
Depois de fornecer aos alunos dados sobre o tempo de duração dos itens exibidos, discuta as seguintes perguntas: Os itens continuam a degradar e abrem espaço para o novo lixo? Ou aqueles aterros acabarão por se encher? Será que esses dados nos dizem alguma coisa sobre a importância da reciclagem?
AVALIAÇÃO:
Peça aos alunos que escrevam um parágrafo explicando o que aprenderam sobre aterros sanitários e a importância da reciclagem.
Fonte :Nova escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Estou feliz com sua visita! volte sempre