22 fevereiro 2019

BNCC: construindo um currículo de educação integral

Você sabe o que é a BNCC (Base Nacional Comum Curricular)? Trata-se de um documento que normatiza as redes de ensino quanto à elaboração dos currículos escolares e propostas pedagógicas para as etapas da educação infantil e fundamental. No ano passado, mudanças em sua estrutura foram aprovadas pelo governo Temer, faltando apenas a parte tocante ao Ensino Médio para ser finalizada.

Com isso, as escolas têm até 2020 para cumprir as novas exigências. E, se você não soube responder com clareza à pergunta que fizemos no início da matéria, não se preocupe! Muitos gestores e educadores ainda têm dúvidas sobre o documento e, assim, encontram dificuldades em como aplicá-lo em suas instituições. Pois, uma ferramenta muito útil foi desenvolvida para auxiliá-los nessa importante tarefa: um guia digital gratuito!
O Guia Digital BNCC: Construindo um currículo de educação integral foi elaborado pelo Instituto Ayrton Senna, ONG criada pela família do piloto brasileiro de Fórmula 1. Utilizando linguagem simples e fácil de entender, o site traz todas as explicações pertinentes ao documento, incluindo suas principais funções, o que é o currículo escolar, conceitos da escola integral e como a BNCC pode ser estruturada.
A boa notícia é que o guia é gratuito e pode ser acessado facilmente por smartphones e computadores. Nele, constam as dez competências básicas que devem ser trabalhadas junto ao aluno na Educação Básica, acompanhadas de análises relacionando-as às habilidades emocionais. E, caso o currículo da instituição já tenha sido escrito, o gestor poderá usar o site para rever alguns conceitos, se necessário.
O conteúdo é tratado de maneira simples, com o uso de infográficos, vídeos e textos. Logo na página inicial, o usuário visualiza o menu completo do material, incluindo “a importância do texto introdutório e sua estrutura”, a visão do estudante quanto à BNCC, integração curricular, entre outros assuntos pertinentes ao tema. Para tirar suas dúvidas quanto ao documento e elaborar o currículo de sua escola pela ferramenta, basta clicar aqui.

Debates sobre a BNCC

Ainda sobre o tema, o Ministério da Educação (MEC) foi o mediador de um intercâmbio promovido com gestores e articuladores dos conselhos do Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular (ProBNCC). Os encontros aconteceram nos dias 09 e 10 de outubro, sempre sediados na Escola de Administração Fazendária, a Esaf, localizada em Brasília.
O objetivo foi reunir os envolvidos na elaboração e aprovação dos currículos de referência em cada estado, além de estimular a troca de experiências sobre as estratégias utilizadas na aprovação dos documentos nos conselhos de educação. Segundo o diretor de currículos e educação integral da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, Raph Gomes Alves, os estados chegaram à etapa de finalização dos currículos junto aos municípios.
Por isso, é importante que haja a troca de informações entre seus representantes para entender as iniciativas tomadas em cada região, no intuito de fortalecer os sistemas de ensino. Raph lembra que alguns conselhos regionais criaram “uma instância provisória (colaborativa) em que os documentos curriculares serão analisados. Após isso, será emitido um parecer que poderá ser seguido pelos demais conselhos de educação”.
Durante o encontro, os participantes puderam apresentar as realizações alcançadas neste ano, além do planejamento feito para os próximos meses. Na programação, também contaram com mesas redondas e oficinas que trataram dos processos para de elaboração e aprovação dos currículos, além dos diagnósticos e planos de ação quanto à implantação dos mesmos nos estados.https://www.institutoayrtonsenna.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou feliz com sua visita! volte sempre