22 fevereiro 2020

Arco de Balão: Passo a Passo de Como Fazer


Uma festa para ser completa, precisa ter um belo arco de balões enfeitando o ambiente, principalmente a mesa principal e a entrada. O melhor é que ele combina com qualquer tipo de decoração também. E pode ser usado a qualquer hora do dia ou da noite.
Com um pouco de habilidade, é possível criar verdadeiras obras de arte usando balões. Para te inspirar, separamos várias ideias simples para você usar na sua próxima festa. Confira abaixo 3 formas de fazer arcos de balão, e veja como é fácil:

1° Arco De Balão Clássico

Materiais Necessários:

  • Balões nas cores desejadas.
  • Arame resistente.
  • Bomba de ar.
  • Bloco de cimento, cascalho ou balde.
  • Alicate de corte.

Passo a Passo:

  • Nesse primeiro exemplo, você deve encontrar ou criar uma base de arame. Com um alicate de corte, pegue um arame resistente e corte um pedaço do mesmo, no comprimento e na altura que você deseja deixar o seu arco de balão. Caso queira, você pode comprar um kit de arcos de balões e utilizar a sua armação.
Uma dica é usar arcos menores, pois a tendência é o arame, quando mais longo for, ele ficar mais frágil.
  • Feito isso, é hora de ancorar os balões. Para isso, você deve enfiar as pontas do arame num balde com pedras, cascalho ou com areia. Caso esteja usando um arco comprado, pode ser que ele tenha sido fornecido com a base. Assim, para deixar a base mais pesada e firme, coloque por cima da mesma um bloco de cimento ou tijolo. Para ficar com um acabamento bonito, você pode embrulhar o tijolo ou bloco de concreto em papel da mesma cor dos balões, ou pintar.
  • Em seguida, pegue 4 balões, que podem ser da mesma cor ou não e encha com uma bomba. O ideal é que todos os 4 balões fiquem do mesmo tamanho. À medida que for enchendo, faça um nó na boca de cada balão. O ideal é usar uma bomba comum para encher os balões, e não uma bomba de hélio.
  • Agora, amarre 2 balões usando um nó duplo, pela boca. Se estiver difícil, use um barbante para amarrar. Faça o mesmo com os outros dois balões, ficando com 2 pares de balões.
  • O próximo passo é torcer os dois pares de balões juntos, formando um trevo. Pegue um conjunto de balões e coloque sobre o segundo conjunto, de maneira que se forme uma cruz. Feito isso, puxe os dois balões do lado de baixo para cima. Depois, puxe o conjunto de balão da esquerda para a direita, e vice-versa. Ao final, será formada uma estrutura que se parece com um trevo de 4 folhas.
    Arco De Balão Clássico
    Arco De Balão Clássico
Se quiser, também é possível amarrar todos os balões juntos, com o uso de um barbante. Agora, você deve amarrar ou torcer os conjuntos de balões no arame. Para isso, você deve puxar o trevo de balões contra o arame, de maneira que o arame fique encostado no nó que se encontra bem no meio do trevo.
Outra alternativa é prender os balões no arame com uma fita colorida ou com um barbante.
  • Para criar mais linhas, faça o mesmo processo novamente. Você deve encher 4 balões de cada vez. Torcê-los em pares e, em seguida, torcer os pares juntos, formando um trevo. Pegue o trevo e deslize-o no arame, bem acima da linha inferior dos balões. Feito isso, é só prendê-lo. Faça isso até que todo o arame esteja preso.
Para fazer esse arco de balão clássico, você pode usar balões coloridos ou só de uma cor, como preferir, e da forma que combinar mais com a sua decoração.

2° – Arco de Balão Flutuante

Materiais Necessários:

  • Balões nas cores desejadas.
  • Linha de pesca.
  • Peso para balão.
  • Tanque de hélio.
  • Tesoura.

Passo a Passo:

  • Para começar a fazer esse arco de balão flutuante, pegue um pedaço de linha de pesca e amarre-o a um peso de balões. Pegue um peso de uma cor que combine com a sua decoração. Vá enrolando a ponta da linha de pesca em torno do peso. Dê algumas voltas e faça um nó bem firme.
Caso não tenha linha de pesca, você também pode usar linha branca, ou fitilho na mesma cor dos balões. Se o seu arco de balão for grande, é importante encher um balde com pedra, areia ou cascalho e amarrar a sua alça com a linha. Outra opção é usar um bloco de concreto para amarrar a linha.
  • Depois, encha um balão com um tanque de hélio. Ao contrário dos demais arcos, esse modelo é feito com balões flutuantes, como o seu nome já diz. Após encher o primeiro balão, amarre a sua boca. É possível encontrar um tanque de hélio para alugar em alguns locais, ou você também pode comprar em lojas de artigos para festas.
  • O próximo passo é amarrar uma linha de pesca ao balão. Para isso, é preciso medir em torno de 30,5 cm partindo do peso. Feito isso, pegue a linha e enrole-a em volta da ponta do balão, bem acima do nó, e faça um nó duplo e bem firme.
  • Vá enchendo os balões e amarrando-os na linha. Coloque-os próximos o suficiente para que eles fiquem batendo uns nos outros. Coloque balões de uma ponta da linha até a outra. No final, deixe um espaço vazio de 30,5 a 35,5 centímetros.
Caso tenha utilizado um bloco de concreto como apoio, será necessário deixar uma quantidade de linha que seja suficiente para passar por todos os buracos do concreto, e depois poder amarrar.
  • Você deverá ancorar a outra ponta da linha, medindo 30,5 centímetros a partir do último balão. Depois, pegue a linha e enrole-a algumas vezes em volta do punho do peso de balão, e depois arrame, usando um nó bem firme.
  • Se desejar, você também pode colocar a fita por debaixo de cada balão. Isso dará a impressão de que os balões estão flutuando de forma bem ordenada. Fica muito bonito. Use alguns pedaços de fitilho em uma cor que contraste com a cor dos balões, e amarre-os embaixo de cada balão. Se quiser fazer um efeito delicado, use uma tesoura para enrolar o fitilho.
  • Para dar um acabamento bonito, faça uma bela decoração nos pesos mais pesados. Como a gente costuma utilizar blocos de concreto ou balde como apoio ao arco, quando a gente faz um trabalho de decoração neles, eles ficam bem mais bonitos. E até contribuem com o restante da decoração. Você pode cobrir o peso com papel de presente, pode colocar pedrinhas coloridas na parte de cima do balde com areia, pode usar tinta acrílica ou spray para pintar os blocos, ou pode usar flores para enfeitar o bloco ou o balde também.

3° – Arco De Balão Instalado Na Parede

Arco De Balão Instalado Na Parede
Arco De Balão Instalado Na Parede

Materiais Necessários:

  • Balões de diferentes cores e tamanhos.
  • Tela de arame.
  • Bomba de ar.
  • Alicate de corte.
  • Bolinhas de cola.
  • Flores ou fitas (opcional)
  • Tachinhas, pregos ou colchetes.

Passo a Passo:

  • Para fazer esse arco de balão, você precisará de um alicate de corte, para conseguir cortar a tela. O comprimento vai depender da altura que o seu arco terá. Caso a tela seja larga demais, é possível fazer com que ela fique mais estreita, para ficar mais fácil na hora de curvar e dobrar no momento de formar o arco.
  • Em seguida, é hora de dobrar a tela no formato que deseja. Você pode tanto fazer um arco torcido ou perfeito. Caso seja necessário, você pode também dobrar a tela ao meio um pouco, sempre no sentido comprimento, para que ela fique mais fina.
  • Feito isso, prenda o arco na parede. Nesse momento, você precisara de tachinhas, pregos ou de colchetes. Inicie pela ponta da tela. Suba até chegar ao cume, e desça até a ponta. Não é preciso fazer um arco totalmente simétrico. Uma dica que deixa o aspecto do arco mais orgânico e fazê-lo torcido.
  • Com uma bomba, encha os balões em tamanhos diferentes caso queira deixar o seu arco com um design diferente. Você pode usar bexigas regulares, bexigas d’água e tamanhos gigantes. Outra ideia é encher os balões comuns, mas usando uma quantidade de ar diferente em cada um deles, para que eles fiquem com tamanhos variados.
Nesse caso, não é indicado usar um tanque de hélio. Se quiser, também pode encher os balões com a boa, mas irá cansar muito.
  • Depois de encher os balões, prenda o primeiro deles na base do arco. Na ponta do balão, coloque uma bolinha de cola, bem abaixo do nó. Pegue a ponta e enrole-a por detrás da tela. Em seguida, aperte contra o nó. Para colar bem, fique segurando o nó e a ponta juntos por 10 segundos, aproximadamente.
As bolinhas de cola podem ser encontradas em lojas de artigos de artesanato, na seção de scrapbook. Essas bolinhas são muito práticas. Elas são pontinhos de cola vendidos em tiras. Sempre que for usar, basta destacar uma a uma, conforme for precisando usar.
  • O próximo balão deve ser preso da mesma forma. O ideal é que eles fiquem bem próximos, para ficarem em contato. No ponto onde eles se tocam, você pode colocar uma bolinha de cola.
  • Contorne o arco. Para isso, faça alguns conjuntos de balões, começando pelos maiores, indo para os menores. Prenda os balões menores sobre os maiores usando as bolinhas de cola também.
  • Hora de acrescentar o preenchimento. Você pode usar flores secas ou frescas. Elas são ótimas opções, pois deixam esse arranjo bem bonito. Outra opção são as flores artificiais, que você encontra facilmente para comprar.
Além de as flores ajudarem a enfeitar o arco, elas também escondem possíveis imperfeições e falhas. Para prender as folhas no arco, você pode usar linha ou bolinha de cola. Uma observação sobre as flores naturais, é que elas não devem ter espinhos. Se tiver, é preciso retirá-los com um estilete.
Arco de Balões Desconstruído
Arco de Balões Desconstruído

Dicas Extras

1 – Você pode enfeitar os balões transparentes colocando confetes dentro coloridos dentro deles.
2 – Para decorar o arco, use as mesmas cores da decoração do evento, para ficar tudo bem harmônico.
3 – Você também pode usar o esquema de cores, você pode apostar em arco-íris ou ombré.
4 – Encha também o arco de balões usando confetes, e depois estoure os balões, fazendo com que os confetes caiam.
5 – Você pode tanto organizar os balões no arco com cores diferentes ou conforme um determinado padrão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou feliz com sua visita! volte sempre