12 fevereiro 2020

Alfabetização E Letramento Conceitos Essenciais

Discutir Alfabetização e letramento conceitos é um assunto fundamental,  uma vez que ainda existem pessoas que acreditam que ambos sejam a mesma coisa, e ainda existem também aqueles que não sabem o que é letramento.
Antes de tudo, temos que dizer que alfabetização e letramento conceitos não são a mesma coisa. Entender essa diferença fundamental principalmente para aqueles que têm filhos em idade escolar ou são profissionais da Educação.
Então, vem com a gente agora que nós vamos te ensinar a entender melhor alfabetização e letramento conceitos para você não errar mais e saber a diferença entre ambos!

Entenda a alfabetização e letramento conceitos

Se você tem filhos em idade escolar ou é professor na educação infantil e no ensino fundamental,  certamente estão entre as suas principais preocupações a alfabetização das crianças.
alfabetização e letramento conceitos

Afinal de contas, para ser parte atuante na sociedade de hoje em dia é preciso ser Alfabetizado, saber ler e escrever é o mínimo que uma pessoa precisa para ter alguma autonomia em relação ao mundo ao seu redor.
Mas, quando paramos para analisar a sociedade atual, percebemos que existe mais das pessoas do que apenas ler e escrever, e sim uma compreensão, um entendimento mais amplo do uso da linguagem em diferentes contextos.
Apenas ler e escrever não bastam, por exemplo, para compreender os variados usos da linguagem no ambiente digital, para compreender a linguagem científica, a linguagem acadêmica, a literatura e tantos outros conceitos que  e exigem uma interpretação mais profunda.
Há uma diferença entre ler e escrever, compreendendo conceitos básicos como um endereço ou um nome próprio, e saber interpretar uma poesia,  compreender um texto técnico ou perceber sutilezas como ironia e sarcasmo.
E é quando nos deparamos com essa realidade que finalmente nos damos conta de que o conceito de alfabetização não abarca a amplitude dessa nova dimensão social e ideológica do uso da linguagem na sociedade contemporânea.
Vamos entender tudo isso melhor a seguir, começando pela alfabetização.

Alfabetização e letramento conceitos:  o que é alfabetizar?

A alfabetização é um processo muito antigo, não apenas na nossa cultura, mas em todas as culturas  onde uma linguagem escrita foi desenvolvida.

história da escrita nos ensina que em diferentes civilizações antigas, como a Suméria, a Grécia e o Egito,  a escrita era um aprendizado destinado aos Nobres, aos sacerdotes e aos reis.
Na nossa sociedade atual ler e escrever é um  direito de todos, embora nem sempre tenha sido assim, pois houve um tempo que mesmo em nosso país, o aprendizado das Letras era também algo destinado elite da sociedade.
Independente disso, ler e escrever envolve o aprendizado da decodificação dos símbolos escritos e a sua associação aos sons da fala oral. 
Ser Alfabetizado implica em saber identificar esses símbolos, identificar a sua relação mútua formando palavras e, posteriormente, a relação dessas palavras formamos sentenças.
É isso que permite que uma pessoa possa ler uma placa quando ver uma,  saiba escrever seu próprio nome o redigir uma carta, entre outras atividades básicas de uma pessoa alfabetizada.

Por que  a alfabetização e letramento conceitos não são a mesma coisa? 

diferença entre alfabetização e letramento é um  conceito fundamental a ser entendido. Uma pessoa pode saber ler e escrever, mas não se envolver em atividades onde fará uso social da escrita e da leitura,  ela não vai ler um livro, não vai participar de um evento acadêmico e outros contextos. 
Imagem ilustrativa. Foto: Freepik.com
Apenas irá usar a sua habilidade de ler e escrever nos momentos necessários, por exemplo, quando pesquisar ler algum documento, escrever um endereço, fazer uma lista de compras, etc.

Onde a alfabetização e letramento conceitos divergem?

Embora alfabetização e o letramento não seja uma mesma coisa, é importante entender que eles não são processos contrários um ao outro, eles não divergem, sendo a alfabetização é um pré-requisito para qualquer  letramento, como veremos a seguir.

Alfabetização e letramento conceitos –  o que é o letramento?

Agora que sabemos o que é uma pessoa alfabetizada e o que envolve o processo de alfabetização, vamos falar um pouco mais sobre o letramento.
Imagem ilustrativa. Foto: Freepik.com
O  letramento é uma prática muito mais  ampla, vou-te contemplar os usos sociais, culturais e ideológicos  da escrita e da leitura. É uma prática que envolve a capacidade de interpretação e uma compreensão mais profunda da linguagem e seus diferentes usos e contextos.
Com o letramento crítico o aluno aprende a desenvolver vários princípios educacionais que servem para formar uma dimensão construtora de sentidos  nos usos da língua.
O letramento depende de como a prática da escrita e da Leitura é concebida e praticada em determinados contextos sociais, uma pessoa foi batizada sabe ler um pedaço de papel, enquanto que uma pessoa letrada sabe ler o mesmo pedaço de papel e identificar qual é o  tipo de texto, porque foi escrito, quem escreveu e até mesmo qual o viés ideológico embasa a forma como ele foi redigido.
Uma pessoa letrada também sabe que ao chegar em um evento científico precisa usar uma linguagem mais formal e técnica, para se  expressar e compreender o que os outros estão dizendo, enquanto que em sua roda de amigos, depois do trabalho, pode falar em linguagem coloquial sem se preocupar.
É também o letramento que faz com que uma pessoa compreenda que em determinadas regiões de um país  ou mesmo em um território estrangeiro, certas formas de falar e escrever são bem quistas, enquanto que outros modos de linguagem pode ser entendidos como vulgares e ofensivos.
Mas, sem dúvida o principal aspecto do letramento e que caracteriza uma pessoa letrada é a sua capacidade de ver além do que está escrito em um texto,  seja ele qual for.
Uma pessoa letrada compreende que todo o texto é escrito com o propósito, em uma linguagem que é determinada para certo público por um autor com certos princípios e viés ideológico próprio, e que tudo isso faz parte da interpretação que se fará daquela leitura.

O que mais eu devo saber sobre alfabetização e letramento conceitos?

É importante também que você em compreenda que não existe uma única forma de letramento, por que viver em nossa sociedade implica em compreender diferentes usos da linguagem, assim podemos falar em letramento literário, um letramento científico, letramento digital, letramento Acadêmico, entre outros.

Quais as principais características de alfabetização e letramento conceitos?

A alfabetização e letramento conceitos se aproximam muito na medida em que não se pode ser uma pessoa letrada sem ser uma pessoa alfabetizada primeiro.  Assim o ideal é que a alfabetização e o letramento serão sempre trabalhados em conjunto desde o momento em que a criança inicia sua jornada escolar.

Deste modo, a criança vai adquirir a habilidade de escrita e leitura que caracteriza a alfabetização, ao mesmo tempo em que vai estar cada vez mais consciente dos diferentes usos sociais, culturais ideológicos da  linguagem que caracteriza o processo de letramento.

A alfabetização e letramento conceitos: dicas finais

Como vimos alfabetização e letramento conceitos são muito importantes, não a pena de serem compreendidos em seus significados próprios, mas também em sua mútua relação que caracterizam o processo de ensino e aprendizagem da criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou feliz com sua visita! volte sempre