HABILIDADES BNCC
EDUCAÇÃO INFANTIL
(EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
(EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
(EI02ET05) Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.).
(EI03ET07) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.
(EI02ET08) Registrar com números a quantidade de crianças (meninas e meninos, presentes e ausentes) e a quantidade de objetos da mesma natureza (bonecas, bolas, livros etc.).
LÍNGUA PORTUGUESA DO 1º E 2º ANO
TODOS OS CAMPOS DE ATUAÇÃO – Prática de linguagem: Leitura/escuta
(compartilhada e autônoma) – Objeto do conhecimento: Protocolos de leitura
(EF01LP01) Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página.
TODOS OS CAMPOS DE ATUAÇÃO – Prática de linguagem: Leitura/escuta compartilhada e autônoma) – Objeto do conhecimento: Decodificação/Fluência de leitura
(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
TODOS OS CAMPOS DE ATUAÇÃO – Prática de linguagem: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma) – Objeto do conhecimento: Formação de leitor
(EF12LP02) Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.
TODOS OS CAMPOS DE ATUAÇÃO – Prática de linguagem: Escrita (compartilhada e autônoma) – Objeto do conhecimento: Correspondência fonema-grafema
(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
TODOS OS CAMPOS DE ATUAÇÃO – Prática de linguagem: Escrita (compartilhada e autônoma) – Objeto do conhecimento: Construção do sistema alfabético/Convenções da escrita
(EF01LP03) Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.
TODOS OS CAMPOS DE ATUAÇÃO – Prática de linguagem: Escrita (compartilhada e autônoma) – Objeto do conhecimento: Construção do sistema alfabético/Estabelecimento de relações anafóricas na referenciação e construção da coesão
(EF12LP03) Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.
TODOS OS CAMPOS DE ATUAÇÃO – Prática de linguagem: Análise linguística/semiótica (Alfabetização) – Objeto do conhecimento: Conhecimento do alfabeto do português do Brasil
(EF01LP04) Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
TODOS OS CAMPOS DE ATUAÇÃO – Prática de linguagem: Análise linguística/semiótica (Alfabetização) – Objeto do conhecimento: Construção do sistema alfabético
(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
TODOS OS CAMPOS DE ATUAÇÃO – Prática de linguagem: Análise linguística/semiótica (Alfabetização) – Objeto do conhecimento: Construção do sistema alfabético e da ortografia
(EF01LP06) Segmentar oralmente palavras em sílabas.
TODOS OS CAMPOS DE ATUAÇÃO – Prática de linguagem: Análise linguística/semiótica (Alfabetização) – Objeto do conhecimento: Construção do sistema alfabético e da ortografia
(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.
TODOS OS CAMPOS DE ATUAÇÃO – Prática de linguagem: Análise linguística/semiótica (Alfabetização) – Objeto do conhecimento: Construção do sistema alfabético e da ortografia
(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.
(EF02LP04) Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.
TODOS OS CAMPOS DE ATUAÇÃO – Prática de linguagem: Análise linguística/semiótica (Alfabetização) – Objeto do conhecimento: Construção do sistema alfabético e da ortografia
(EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais.
TODOS OS CAMPOS DE ATUAÇÃO – Prática de linguagem: Análise linguística/semiótica (Alfabetização) – Objeto do conhecimento: Conhecimento do alfabeto do português do Brasil
(EF01LP10) Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras.
(EF02LP06) Perceber o princípio acrofônico que opera nos nomes das letras do alfabeto.
TODOS OS CAMPOS DE ATUAÇÃO – Prática de linguagem: Análise linguística/semiótica (Alfabetização) – Objeto do conhecimento: Conhecimento das diversas grafias do alfabeto/ Acentuação
(EF01LP11) Conhecer, diferenciar e relacionar letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas.
TODOS OS CAMPOS DE ATUAÇÃO – Prática de linguagem: Análise linguística/semiótica (Alfabetização) – Objeto do conhecimento: Segmentação de palavras/Classificação de palavras por número de sílabas
(EF01LP12) Reconhecer a separação das palavras, na escrita, por espaços em branco.
(EF02LP08) Segmentar corretamente as palavras ao escrever frases e textos.
TODOS OS CAMPOS DE ATUAÇÃO – Prática de linguagem: Análise linguística/semiótica (Alfabetização) – Objeto do conhecimento: Formas de composição de textos poéticos
(EF12LP19) Reconhecer, em textos versificados, rimas, sonoridades, jogos de palavras, palavras, expressões, comparações, relacionando-as com sensações e associações.
MATEMÁTICA DO 1º E 2º ANO
UNIDADES TEMÁTICAS: Números OBJETOS DE CONHECIMENTO: Contagem de rotina Contagem ascendente e descendente Reconhecimento de números no contexto diário: indicação de quantidades, indicação de ordem ou indicação de código para a organização de informações
(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.
UNIDADES TEMÁTICAS: Números OBJETOS DE CONHECIMENTO: Quantificação de elementos de uma coleção: estimativas, contagem um a um, pareamento ou outros agrupamentos e comparação
(EF01MA02) Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.
(EF01MA03) Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (em torno de 20 elementos), por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois) para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”.
Unidade Temática: Números – Objeto do conhecimento Leitura, escrita e comparação de números naturais (até 100)
(EF01MA04) Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros.
Unidade Temática: Números – Objeto do conhecimento Leitura, escrita, comparação e ordenação de números de até três ordens pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e papel do zero)
(EF02MA01) Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).
ARTES
UNIDADES TEMÁTICAS Artes visuais – Objeto do conhecimento: Materialidades
(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.
UNIDADES TEMÁTICAS Artes visuais – Objeto do conhecimento: Processos de criação
(EF15AR06) Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais.
ENSINO RELIGIOSO
UNIDADES TEMÁTICAS Identidades e alteridades – Objeto do conhecimento: O eu, o outro e o nós
(EF01ER01) Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós.
(EF01ER02) Reconhecer que o seu nome e o das demais pessoas os identificam e os diferenciam.
UNIDADES TEMÁTICAS Manifestações religiosas- Objeto do conhecimento: Sentimentos, lembranças, memórias e saberes
(EF01ER05) Identificar e acolher sentimentos, lembranças, memórias e saberes de cada um.
(EF01ER06) Identificar as diferentes formas pelas quais as pessoas manifestam sentimentos, ideias, memórias, gostos e crenças em diferentes espaços.
UNIDADES TEMÁTICAS Identidades e alteridades – Objeto do conhecimento: O eu, a família e o ambiente de convivência
(EF02ER01) Reconhecer os diferentes espaços de convivência.
(EF02ER02) Identificar costumes, crenças e formas diversas de viver em variados ambientes de convivência
UNIDADES TEMÁTICAS Identidades e alteridades – Objeto do conhecimento: M
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Estou feliz com sua visita! volte sempre