31 março 2022

Atividades de Páscoa

 


Atividade Páscoa: O Coelho da páscoa - Educação Infantil

Atividades Sobre a Páscoa Com Músicas e Questões

Atividades Sobre a Páscoa Com Músicas e Questões

Atividades Sobre a Páscoa Com Músicas e Questões

Coelhinho

De olhos vermelhos,
De pelo branquinho,
De orelhas bem grandes
Eu sou coelhinho.

Sou muito assustado,
Porém sou guloso.
Por uma cenoura
Já fico manhoso.

Eu pulo pra frente;
Eu pulo pra trás;
Dou mil cambalhotas,
Sou forte demais!

Comi uma cenoura
Com casca e tudo,
Tão grande ela era!
Fiquei barrigudo.

Coelhinho da páscoa

Coelhinho da Páscoa
Que trazes pra mim?

Um ovo, dois ovos, três ovos assim
Um ovo, dois ovos, três ovos assim

Coelhinho da Páscoa
Que cor eles têm?

Azul, amarelo, vermelho também
Azul, amarelo, vermelho também

P.A.S.C.O.A

Páscoa! Páscoa! Páscoa!
Páscoa! Páscoa! P, A, S, C, O, A
Páscoa! Páscoa! P, A, S, C, O, A
Páscoa! Páscoa! P, A, S, C, O, A
Páscoa! Páscoa! P, A, S, C, O, A

P de Passagem
A de Amor
S de Senhor e Salvador
C de Cristo, o caminho para o céu
O de Orientador
A de Alegria, Amizade e Amor

Quando Jesus Cristo a sua vida entregou
A minha Páscoa bem mais doce se tornou
Morreu na cruz, foi assim que me salvou
Mas no terceiro dia Ressuscitou!

Páscoa! Páscoa! P, A, S, C, O, A
Páscoa! Páscoa! P, A, S, C, O, A
Páscoa! Páscoa! P, A, S, C, O, A
Páscoa! Páscoa! P, A, S, C, O, A

P de Passagem
A de Amor
S de Senhor e Salvador
C de Cristo, o caminho para o céu
O de Orientador
A de Alegria, Amizade e Amor

Quando Jesus Cristo a sua vida entregou
A minha Páscoa bem mais doce se tornou
Morreu na cruz, foi assim que me salvou
Mas no terceiro dia Ressuscitou!

Páscoa! Páscoa! P, A, S, C, O, A
Páscoa! Páscoa! P, A, S, C, O, A
Páscoa! Páscoa! P, A, S, C, O, A
Páscoa! Páscoa! P, A, S, C, O, A


VERDADEIRO SIGNIFICADO DA PÁSCOA

Transmitimos nessa sugestão de atividade, o verdadeiro motivo da páscoa, a ressurreição de Jesus Cristo, podendo ser apresentada na sala de aula, como em atividades religiosas, como em aulas da catequese para católicos, dentro elas atividades de pintura, conhecimento sobre o assunto e desenvolvimento do que aprendeu.


Atividades dia do indio

 

19 de Abril-Dia do Índio

No dia 19 de abril é comemorado o Dia do Índio vou deixar abaixo resumo da historia e logo após card do Dia do índio para personalizar a sua aula online.

Todo dia 19 de abril comemora-se no Brasil e em vários outros países do continente americano o Dia do Índio ou o Dia dos Povos Indígenas. Há outra data destinada à mesma finalidade, mas a nível internacional, que foi convencionalmente determinada pela ONU em 1995: trata-se do dia 09 de agosto. Entretanto, este texto tem o objetivo de esclarecer os motivos da escolha do dia 19 de abril como o Dia do Índio.

Por que 19 de abril é o Dia do Índio?
O 19 de abril remete ao dia em que delegados indígenas, representantes de várias etnias de países como o Chile e o México, reuniram-se, em 1940, no Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Essa reunião tinha o propósito de discutir várias pautas a respeito da situação dos povos indígenas após séculos de colonização e da construção dos Estados Nacionais nas Américas.

No início do século XX, havia um interesse muito grande por essas etnias, sobretudo com o desenvolvimento da etnologia, isto é, o ramo da antropologia que se dedica aos estudos das chamadas “culturas primitivas”. O esforço pela compreensão dos hábitos e da importância dos povos indígenas para história despertou a atenção também para o âmbito das políticas públicas que visassem à salvaguarda desses hábitos e costumes.

O Primeiro Congresso Indigenista Interamericano serviu como agenda programática para essas políticas públicas. Uma das decisões tomadas foi a escolha do dia em que ocorreu o congresso como o Dia do Índio. A partir do ano seguinte, vários países do continente americano passaram a incluir em seus calendários o 19 de abril como dia de homenagem aos povos nativos ou indígenas.

Por que celebrar o Dia do Índio?
A celebração do Dia do Índio tem como propósito também a preservação da memória e a reflexão crítica nas universidades, escolas e demais instituições semelhantes sobre o passado da relação de dominação e conquista das civilizações europeias no continente americano.

Instituição do Dia do Índio no Brasil
No caso do Brasil, o Dia do Índio foi instituído via decreto-lei, em 1943, pelo então presidente Getúlio Vargas, que exercia o poder de forma autoritária no chamado Estado Novo. Veja o texto do decreto-lei:

“O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, usando da atribuição que lhe confere o artigo 180 da Constituição, e tendo em vista que o Primeira Congresso Indigenista Interamericano, reunido no México, em 1940, propôs aos países da América a adoção da data de 19 de abril para o “Dia do Índio”,

DECRETA:

Art. 1º É considerada – “Dia do Índio” – a data de 19 de abril.

Art. 2º Revogam-se as disposições em contrário.

Rio de Janeiro, 2 de junho de 1943, 122º da Independência e 55º da República.”

GETÚLIO VARGAS

Vê-se que Vargas, bem como seu corpo de ministros, orientou-se diretamente pela resolução do Congresso Indigenista Interamericano. Havia também, no contexto do Estado Novo, a forte influência de sertanistas e estudiosos de comunidades indígenas, como o Marechal Cândido Rondon, que era também entusiasta do governo de Getúlio.

Fonte:https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/19-abril-dia-Indio.htm

   

Dia do Indio


Atividades lúdicas dia do indio

 

Atividade Dia do Índio: Explorando a Floresta!

Sugestão de Atividade sobre a temática do "Dia do Índio" (19/04), para ser realizada com turmas de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.

Objetivo específico:
Identificar o espaço ocupado pelo índio (floresta) e suas características principais;
Executar habilidades motoras fundamentais de locomoção, estabilização e manipulação.


Conteúdo:

Conversa inicial: Onde o índio vive? O que podemos encontrar na mata? O que vamos encontrar na nossa mata?


1. Rio:
Material: Colchonetes. 
Tarefa: Saltar para o lado oposto sem molhar o pé (pisar no colchonete).
Dica de impulsão: usar o braço.
Dica de aterrissagem: "fazer a cadeirinha" (flexionar os joelhos).

2. Árvores com frutas:
Material: Objetos pendurados, bolinhas de tênis. 
Tarefa: Acertar os objetos (frutas na árvore) com as bolinhas.
Dica para arremesso: estender o braço.
Dica para acertar o alvo: olhar para o alvo

3. Teia de aranha:
Material: corda elástica. 
Tarefa: Passar por baixo/por cima da teia de aranha (corda elástica trançada) sem tocá-la.
Dica de execução: fazer devagar.

4. Caminho da onça:
Material: Cordas, arcos e cones. 
Tarefa: Percorrer o caminho da onça passando sobre a corda sinuosa, pisando sobre as pedras (arcos) e fazendo zig-zag nas árvores (cones).

5. Ponte:
Material: Banco sueco. 
Tarefa: Atravessar o banco sueco de várias formas.
Dica de equilíbrio: afastar os braços

Conversa final: O que aprendemos? Qual lugar da nossa floresta foi mais fácil? E qual foi mais difícil?