08 julho 2023

HABILIDADES BNCC PARA ELABORAR PLANOS

 

HABILIDADES BNCC

EDUCAÇÃO INFANTIL

(EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.

(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.

(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

(EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.

(EI02ET05) Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.).

(EI03ET07) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.

(EI02ET08) Registrar com números a quantidade de crianças (meninas e meninos, presentes e ausentes) e a quantidade de objetos da mesma natureza (bonecas, bolas, livros etc.).

 LÍNGUA PORTUGUESA   DO 1º E 2º ANO

TODOS OS CAMPOS DE ATUAÇÃO – Prática de linguagem: Leitura/escuta

(compartilhada e autônoma) – Objeto do conhecimento: Protocolos de leitura

(EF01LP01) Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página.

TODOS OS CAMPOS DE ATUAÇÃO – Prática de linguagem: Leitura/escuta compartilhada e autônoma) – Objeto do conhecimento: Decodificação/Fluência de leitura

(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.

TODOS OS CAMPOS DE ATUAÇÃO – Prática de linguagem: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma) – Objeto do conhecimento: Formação de leitor

(EF12LP02) Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.

TODOS OS CAMPOS DE ATUAÇÃO – Prática de linguagem: Escrita (compartilhada e autônoma) – Objeto do conhecimento: Correspondência fonema-grafema

(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.

TODOS OS CAMPOS DE ATUAÇÃO – Prática de linguagem: Escrita (compartilhada e autônoma) – Objeto do conhecimento: Construção do sistema alfabético/Convenções da escrita

(EF01LP03) Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.

TODOS OS CAMPOS DE ATUAÇÃO – Prática de linguagem: Escrita (compartilhada e autônoma) – Objeto do conhecimento: Construção do sistema alfabético/Estabelecimento de relações anafóricas na referenciação e construção da coesão

(EF12LP03) Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.

TODOS OS CAMPOS DE ATUAÇÃO – Prática de linguagem: Análise linguística/semiótica (Alfabetização) – Objeto do conhecimento: Conhecimento do alfabeto do português do Brasil

(EF01LP04) Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.

TODOS OS CAMPOS DE ATUAÇÃO – Prática de linguagem: Análise linguística/semiótica (Alfabetização) – Objeto do conhecimento: Construção do sistema alfabético

(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

TODOS OS CAMPOS DE ATUAÇÃO – Prática de linguagem: Análise linguística/semiótica (Alfabetização) – Objeto do conhecimento: Construção do sistema alfabético e da ortografia

(EF01LP06) Segmentar oralmente palavras em sílabas.

TODOS OS CAMPOS DE ATUAÇÃO – Prática de linguagem: Análise linguística/semiótica (Alfabetização) – Objeto do conhecimento: Construção do sistema alfabético e da ortografia

(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.

TODOS OS CAMPOS DE ATUAÇÃO – Prática de linguagem: Análise linguística/semiótica (Alfabetização) – Objeto do conhecimento: Construção do sistema alfabético e da ortografia

(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.

(EF02LP04) Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.

TODOS OS CAMPOS DE ATUAÇÃO – Prática de linguagem: Análise linguística/semiótica (Alfabetização) – Objeto do conhecimento: Construção do sistema alfabético e da ortografia

(EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais.

TODOS OS CAMPOS DE ATUAÇÃO – Prática de linguagem: Análise linguística/semiótica (Alfabetização) – Objeto do conhecimento: Conhecimento do alfabeto do português do Brasil

(EF01LP10) Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras.

(EF02LP06) Perceber o princípio acrofônico que opera nos nomes das letras do alfabeto.

TODOS OS CAMPOS DE ATUAÇÃO – Prática de linguagem: Análise linguística/semiótica (Alfabetização) – Objeto do conhecimento: Conhecimento das diversas grafias do alfabeto/ Acentuação

(EF01LP11) Conhecer, diferenciar e relacionar letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas.

TODOS OS CAMPOS DE ATUAÇÃO – Prática de linguagem: Análise linguística/semiótica (Alfabetização) – Objeto do conhecimento:  Segmentação de palavras/Classificação de palavras por número de sílabas

(EF01LP12) Reconhecer a separação das palavras, na escrita, por espaços em branco.

(EF02LP08) Segmentar corretamente as palavras ao escrever frases e textos.

TODOS OS CAMPOS DE ATUAÇÃO – Prática de linguagem: Análise linguística/semiótica (Alfabetização) – Objeto do conhecimento: Formas de composição de textos poéticos

(EF12LP19) Reconhecer, em textos versificados, rimas, sonoridades, jogos de palavras, palavras, expressões, comparações, relacionando-as com sensações e associações.

MATEMÁTICA   DO 1º E 2º ANO

UNIDADES TEMÁTICAS: Números OBJETOS DE CONHECIMENTO:  Contagem de rotina Contagem ascendente e descendente Reconhecimento de números no contexto diário: indicação de quantidades, indicação de ordem ou indicação de código para a organização de informações

(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.

UNIDADES TEMÁTICAS: Números OBJETOS DE CONHECIMENTO: Quantificação de elementos de uma coleção: estimativas, contagem um a um, pareamento ou outros agrupamentos e comparação

(EF01MA02) Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.

(EF01MA03) Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (em torno de 20 elementos), por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois) para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”.

Unidade Temática: Números – Objeto do conhecimento Leitura, escrita e comparação de números naturais (até 100)

(EF01MA04) Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros.

Unidade Temática: Números – Objeto do conhecimento Leitura, escrita, comparação e ordenação de números de até três ordens pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e papel do zero)

(EF02MA01) Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).

ARTES

UNIDADES TEMÁTICAS Artes visuais – Objeto do conhecimento: Materialidades

(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.

UNIDADES TEMÁTICAS Artes visuais – Objeto do conhecimento: Processos de criação

(EF15AR06) Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais.

ENSINO RELIGIOSO

UNIDADES TEMÁTICAS Identidades e alteridades – Objeto do conhecimento: O eu, o outro e o nós

(EF01ER01) Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós.

(EF01ER02) Reconhecer que o seu nome e o das demais pessoas os identificam e os diferenciam.

UNIDADES TEMÁTICAS Manifestações religiosas- Objeto do conhecimento: Sentimentos, lembranças, memórias e saberes

(EF01ER05) Identificar e acolher sentimentos, lembranças, memórias e saberes de cada um.

(EF01ER06) Identificar as diferentes formas pelas quais as pessoas manifestam sentimentos, ideias, memórias, gostos e crenças em diferentes espaços.

UNIDADES TEMÁTICAS Identidades e alteridades – Objeto do conhecimento: O eu, a família e o ambiente de convivência

(EF02ER01) Reconhecer os diferentes espaços de convivência.

(EF02ER02) Identificar costumes, crenças e formas diversas de viver em variados ambientes de convivência

UNIDADES TEMÁTICAS Identidades e alteridades – Objeto do conhecimento: M

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou feliz com sua visita! volte sempre