Público Alvo: Alunos Maternal 2 e 3.
PERÍODO: Anual, duas aulas semanais.
CONTEÚDO: Cores
JUSTIFICATIVA: As cores estão presentes em tudo o que nos cerca, são elas um dos conceitos básicos e pré requisitos que necessitamos desenvolver nas crianças. É muito importante propiciar à criança a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e formas, possibilitando a identificação. O nosso mundo é colorido, são infinita as possibilidades e utilizamos as cores para expressar nossas ideias e sentimentos para outras pessoas, utilizando linguagens artísticas (pintura, desenho, gravura, teatro).
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: Descobrir as cores não é difícil. O bebê as percebe a partir dos 3 meses. Nomeá-las, porém, é um processo longo e cheio de enganos, que normalmente se estende até os 3 anos ou mais. Para que seu a criança chame o azul de azul e não de verde, precisa de estímulos. Ele só fixará o nome das cores por meio de exercícios e exemplos.
As cores estão presentes em tudo que nos cerca. São elas um dos conceitos básicos e pré-requisitos, os quais a criança precisa para se desenvolver. Além disso, a cor também é importante para que possamos expressar nossas ideias e sentimentos, descobrindo o significado que elas têm para cada pessoa. O uso das cores tem uma ligação direta no desenvolvimento da criança. Estímulos decorrentes da presença de figuras coloridas contribuem para o aprimoramento da capacidade motora e cognitiva, raciocínio, fala, audição, entre outras funções.
Isso acontece porque a criança é completamente influenciada pelas cores desde a fase inicial de vida, se estendendo por muitos anos. As cores alegres e vibrantes comprovadamente chamam a atenção do pequeno. Por esse fato, a família e a escola devem usar e abusar do “mundo colorido” como peça importante também na educação das crianças.
OBJETIVOS:
- Reconhecer existência de formas e cores do mundo.
- Através de atividades lúdicas vamos identificar cores e formas, nomear cores e formas.
- Ajudar nosso aluno para que desenvolva percepções visuais, auditivas e táteis.
- Produzir trabalhos de arte, utilizando linguagem do desenho, da pintura, da colagem e da construção.
- Utilizar diversos materiais plásticos para ampliar suas possibilidades de expressão.
- Interessar-se pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas (regionais nacionais ou internacionais, com as quais entrem em contato)
- Contato e Produção de trabalhos de arte que privilegiam diferentes linguagens expressivas como as do desenho, na modelagem, da pintura e da construção.
- Desenvolver o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de reprodução e criação.
- Nomear cores no ambiente, sala de aula, parque e roupas;
- Selecionar objetos, classificando as cores;
- Relacionar as cores primárias com os objetos da sala de aula, roupas e objetos pessoais dos alunos;
- Demonstrar a utilização das cores, nas revista, fotos, livros de histórias, obras de artes e tudo que nos cerca;
- Produzir trabalhos de arte, utilizando linguagem do desenho, da pintura, da colagem e da construção.
DESENVOLVIMENTO:
- - Organizar as crianças em rodinha de forma que todas possam olhar-se e interagir para observar e falar sobre as cores das roupas de cada um e os objetos da sala de aula;
- - Realizar um passeio pela escola, para observarem as cores do prédio, dos brinquedos do parque e tudo o que cerca a escola;
- - Conversar sobre as cores primárias e algumas secundárias.
· As cores das frutas :cada amigo deverá trazer a sua fruta preferida, antes de comer, deve contar o nome da fruta e qual a sua cor. Outra sugestão é fazer espetinho de frutas.
- - Mostrar fotos coloridas, observando a diversidade de cores. Perguntar a cor preferida de cada um, trabalhando com o lúdico (a cor da roupa da criança, etc.);
- - Realizar experiência com anilina nas cores primárias com água em
recipiente transparente para que observem o resultado; - - Proporcionar a experiência da mistura das cores com canudos;
- - Ouvir a música arco íris (Xuxa), acompanhando o ritmo com o material da bandinha;
- - Registrar com guache de cores variadas o que mais chamou atenção da criança na música;
- - Ouvir música sobre as cores cd da Xuxa, só para baixinhos II;
- - Folhear revistas e observar o que mais lhes chama a atenção;
- - Confeccionar um mural com figuras escolhidas pelas crianças;
- - Levar as crianças a observarem as cores de tinta que temos;
- - Brincar com jogo dominó das cores e jogos de madeira que trabalha cores;
- - Manusear blocos lógicos, classificar as cores;
- - Registrar a cor vermelha: desenhar e pintar com guache o coração;
- - Registrar a cor azul: desenhar e pintar um céu com buchinha e guache e colar estrelas;
- - Registrar a cor amarela: desenhar e pintar um girassol com cola colorida;
- - Registrar a cor verde: papel crepom molhado e batido;
- - Deixar as crianças misturarem as cores de tinta a seu critério e observar as cores novas que descobriu;
- - Falar as crianças, sobre o arco íris, se sabem o que é, quem já viu;
- - Assistir o vídeo da Kika, de onde vem o arco-íris;
- - Brincar com massinha nas cores do arco íris;
- - Realizar experiências cientificas para ver o arco-íris;
- - Conversar com as crianças sobre as cores da natureza e seres vivos
(peixes, mar e conchinhas); - - Ouvir a música "Aquarela". Registrar, confeccionando um livro, colocando uma frase em cada página para as crianças ilustrarem;
- - Realizar pintura com giz molhado;
- - Realizar pintura com guache e barbante;
- - Realizar pintura sobre moedas;
- - Realizar pintura com a lixa e sobre a lixa;
- - Realizar pintura com as mãos e os dedos;
- - Utilizar cotonetes e tinta guache para desenhar e pintar;
- - Fazer experiências com gelatinas;
- - Fazer desenhos com carvão vegetal;
- - Realizar técnica de respingar tinta sobre o papel sulfite, dobrá-lo ao meio e tentar identificar o desenho que surgiu;
- - Realizar a leitura do poema as borboletas e fazer a ilustração.
- MATERIAIS:
- - Anilina;
- - Tinta guache;
- - Cola branca;
- - Cola colorida;
- - Barbante;
- - Moeda;
- - Canudinho;
- - Lixa de parede;
- - Massa de modelar;
- - Sulfite;
- - Gelatina;
- - Revistas;
- - Imagens;
- - CD;
- - Vídeo;
- - Bandinha;
- - Cartolina;
- - Buchinha;
- - Papel crepom;
- - Giz de lousa;
- - Cotonete;
- - Carvão vegetal.
AVALIAÇÃO:
Avaliar a participação dos alunos e a realização das atividades.
PRODUTO FINAL:
Exposição das atividades realizadas.
Elmer, o elefante Xadrez ou As cores do Elmer
Qual é a cor do amor?
Massinha de modelar caseira
Use esta receita para fazer massinha colorida de longa durabilidade, se conservada em um recipiente hermeticamente fechado (qualquer recipiente selado que bloqueia a entrada de ar) e/ou na geladeira.
E o melhor é que você saberá exatamente o que o seu filho ingeriu caso ele coloque na boca!
INGREDIENTES
• 1 xícara de sal de cozinha
• 4 xícaras de farinha de trigo
• 2 colheres (de sopa) de óleo
• 1 colher (de sopa) de vinagre
• 1 1/2 xícara de água
• corantes alimentícios de várias cores
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Estou feliz com sua visita! volte sempre