10 maio 2023

ATIVIDADE MINHA FAMILIA



desenho da familia

Além disso, o desenho próprio é a melhor opção para não impor um padrão de família em um desenho pronto para colorir. Afinal, existe uma variedade de famílias (com duas mães, dois pais, só com avós, etc.

atividade para o dia da familia


2 – Ciranda e brincadeiras com familiares

A escola pode convidar os familiares para participar de jogos e brincadeiras na instituição ou em um espaço ao ar livre.

Com várias atividades para o Dia da Família, criar uma programação que também inclua cirandas, com música e dança, pode ser uma forma divertida de vivenciar o tema.

atividade para o dia da familia na educacao infantil

Isto fortalece a integração das crianças com suas famílias, seja nas escolas ou no próprio lar, pois é sempre bom trabalhar com o aspecto da união e da colaboração.

3 – Jogo da memória com os parentescos

A partir de um jogo da memória que ilustre e nomeie os diversos tipos de parentescos que existem nas famílias, as crianças podem aprender novas palavras.

atividade para o dia da familia com jogo da memória

Além disso, os pequenos também vão se divertir muito com este jogo tão lúdico e popular, que pode ser jogado em grupo ou em dupla.

As cartas desse jogo podem ser feitas de maneira artesanal, mas se for usar um baralho pronto também não tem problema.

4 – Mural de fotos criativo

Um mural de fotos, recortado no formato desejável (conforme as preferências de cada um), é uma bela homenagem para o Dia da Família.

atividade para o dia da familia 4 ano

As crianças vão entrar em contato com registros da memória, podem assim compartilhar histórias da família com a turma. Desse modo, o mural pode ser individual ou coletivo, juntando as melhores memórias sobre a família de cada pessoa.

5 – Desenho da árvore genealógica para colorir

Os desenhos para colorir que retratam a árvore genealógica podem ser preenchidos e decorados por qualquer criança através da orientação adequada de um adulto responsável.

atividade para o dia da familia para imprimir

Além de aprender sobre o que é essa árvore, as crianças podem reconhecer a sua ancestralidade, as suas raízes. A partir dessa associação profunda com o desenho.

atividade arvore geneaglogica da familia

Nessa tarefa, também é possível ensinar sobre as gerações dentro de uma família, independente de como ela é formada.

6 – Confeccionar lembrancinhas para o Dia da Família

As lembrancinhas para o Dia da Família podem ser confeccionadas dentro da sala de aula ou em eventos que tratem desse tema.


Assim, os que participam dessa atividade vão levar para casa um mimo especial que pode ser feito facilmente com materiais recicláveis.

Seja criativo e inspire-se nas diversas opções, pense nos enfeites de parede em forma de casinha, em chaveiros com corações, cartões criativos, etc.

Use materiais simples e práticos, como EVA, feltro e papéis diversos.

7 – Leitura de textos e poemas

A leitura de textos e poemas que falem dos valores da família, como união, paciência e amor, é um ótimo recurso lúdico para esse momento.

atividade poema da familia

Após a leitura, as crianças, com ou sem a presença dos seus familiares, podem falar sobre o que pensam diante desse assunto e uma roda de conversa acabará se instalando.

8 – Aprendendo músicas sobre o tema

Músicas infantis que falam sobre a família é o que não falta na internet.

Há opções incríveis que podem ser compartilhadas em família ou na sala de aula, no intuito de cantar junto e sentir/perceber tudo o que está sendo dito de maneira leve e prazerosa.

Às vezes, a arte ajuda a falar sobre as emoções que se passam nas diversas situações que podem ser vividas dentro da realidade familiar.

9 – Atividade de escrita 

Para turmas de Educação Infantil, crianças em processo de alfabetização podem aproveitar essa oportunidade para aprender palavras que falam da família.

Isto inclui as palavras que representam os parentescos: mãe, pai, primo, irmão, filho, etc.

atividade de escrever o nome da familia

E palavras simples que representam valores importantes para a convivência familiar, a de dentro de casa: união, amor, carinho, apoio, calma, etc.

Para as crianças que já sabem escrever, elas podem redigir cartas ou poemas simples, inspiradas pelo tema.

10 – Identificando atividades que são feitas pela família

As crianças, através de imagens/ilustrações ou palavras, devem reconhecer quais atividades elas costumam fazer juntamente com a própria família, como viajar, jantar, passear, estudar.

A partir desse reconhecimento, as crianças podem compartilhar experiências e trocar com os colegas sobre essas atividades que se tornam mais especiais com a família.

Fotos em dia da família

Esta atividade para o Dia da Família pode ser essencial para despertar a importância de se ter alguém no qual se pode contar, sem dúvida alguma.

Certamente, esse alguém está incluso no que se pode chamar de família, compartilhando momentos bons e ruins, ensinando e aprendendo constantemente e sendo um porto seguro.

11 – Atividade lúdica para o dia da família

Mais uma opção de atividade para o Dia da Família divertida para as crianças.

atividade labirinto familia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou feliz com sua visita! volte sempre