Acróstico:
Acompanhe a leitura do texto:
Veja ainda: Atividades recreativas reduzem em 90% indisciplina escolar
Atividades sobre Dia da Escola
Para os encaminhamentos aqui sugeridos, foram criadas ilustrações a fim de problematizar algumas das atividades que poderão ser desenvolvidas.
Ilustração 1 – Esta ilustração pretende ressaltar a escola enquanto instituição social que forma cidadãos críticos, preparando-os não apenas para o mercado de trabalho e universidades, mas sobretudo para a vida e o desenvolvimento pessoal, profissional e social. A partir da imagem podemos trabalhar algumas questões:
Que elementos podemos identificar na imagem? (ex: alunos, professores, escola,
livros, leitura, materiais…)
- O que representa os alunos voando? (ex: liberdade, conhecimento, imaginação, desenvolvimento, poder…)
- Qual a relação desses elementos ao fato de os alunos conseguirem voar?
(discussão dirigida conforme encaminhamentos e reflexões dos alunos…)
Esta ilustração poderá subsidiar uma discussão inicial sobre a importância da escola em nossas vidas, a função que desempenha e as possibilidades que oferece.
Ilustração 2 – A escola enquanto instituição pública, patrimônio histórico, pertencente à comunidade.
Ilustração 3 – A escola como bem público. Remete aos cuidados que devemos ter com a escola.
As duas ilustrações possibilitam discutir, resgatar e socializar a escola enquanto patrimônio sócio-histórico, bem como valorizar a comunidade e sua relação com a escola. As atividades poderão envolver uma ou mais disciplinas e demais segmentos da escola, tendo como foco a valorização da constituição histórica da escola como parte da comunidade e do histórico das famílias. A partir das ilustrações poderão ser trabalhadas as seguintes questões:
- De onde vem o nome de sua escola?
- Há um símbolo, um hino, um patrono da escola? Quais seriam suas origens?
- Quando a escola foi criada? Nós comemoramos seu aniversário?
- Existem pessoas que passaram por ela e que hoje desenvolvem ações e trabalhos públicos (entendam aqui: escritores, cientistas, políticos, músicos etc.) importantes para nossa sociedade?
- Por que a escola é considerada um patrimônio público?
- Que cuidados devemos ter com nossa escola?
Essas questões poderão desdobrar diferentes atividades – de pesquisa, de produção, artísticas, etc.
Encaminhamentos possíveis:
- Palestras e conversas na escola – As pessoas identificadas pelos alunos, por meio de pesquisa ou outras atividades, poderão ser convidadas para uma conversa informal ou palestra, dependendo da função que desempenham.
- Memorial da escola/pesquisa de campo – Poderá ser construído colaborativamente, por meio de pesquisas e informações coletadas pelos alunos, um memorial da escola, com fotos, fatos e acontecimentos históricos. Os alunos poderão realizar pesquisas direcionadas à comunidade escolar (entorno da escola), bem como realizar visitas a locais que possuem relação com a história da escola. Este memorial poderá ser disponibilizado de forma digital, aproveitando assim o site da escola.
- Participação da comunidade – Ao resgatar a história da escola, resgata-se também a memória das famílias que por ali passaram, bem como a memória do entorno, que se constitui na comunidade enquanto parte da construção dessa história. Assim, a comunidade escolar poderá ser convidada para contar histórias, causos, relatos de vida, a fim de valorizar o saber dos familiares dos alunos.
Outras possibilidades:
1 – Propor aos alunos que entrevistem seus pais e familiares. O objetivo é identificar se estas pessoas conhecem a história da escola, os fatos importantes que aconteceram nela, ou a partir dela, as conquistas, os profissionais e suas dependências (esse pode ser um bom momento para conversar com os alunos sobre quem são os profissionais da escola – diretores, professores, etc. -, e funções que desempenham).
2 – Elaboração de uma releitura da imagem, representando sua escola por meio de ilustração (desenho) produzida por meio do software GIMP ou outro editor de imagens; ou ainda a produção de um texto, jornal, poesia ou música. As escolas podem utilizar seu site ou o site do NRE para divulgação dos trabalhos.
Fonte: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br |
Atividades sobre Dia da Escola para Educação Infantil para imprimir
Enumere as figuras de acordo com a explicação do trabalho de cada pessoa na escola:
Também confira: 67 ideias para o Dia da Escola
A escola é um lugar onde aprendemos e fazemos muitas coisas. Faça um X nos quadrados que representam o que você faz na escola
Muitas pessoas trabalham na escola.
Marque com x a professora. Pinte a diretora.
Na escola as crianças mudam o rostinho quando ficam alegres, triste, bravas. E você? como se sente na escola? Pinte o rostinho parecido com o seu quando vem para a escola
Hora do Recreio:
Como é boa a hora do recreio! Vamos entrar nesta brincadeira? Cubra as linhas tracejadas e depois faça um bonito colorido.
Hora do Lanche:
O que você mais gosta de trazer para o lanchinho? Faça um desenho do seu lanche preferido.
Estas crianças estão na sala de aula para ouvir de seu (sua) professor(a) uma linda história. Desenhe o professor que irá contar a história.
Vamos colorir, recortar e montar a escola em uma cartolina.
Atividades Dia da Escola para Educação Infantil
Viseira para o dia da escola: Eu amo a escola
Recorte de jornais e revistas palavrinhas que tenham a letra E
Dia da Escola – Recorte e Monte:
Escola É..
Atividades sobre Dia da Escola – Para imprimir
Descrevendo minha escola:
Atividades sobre Dia da Escola para Ensino Fundamental – Produção de Texto
- Produção de Texto sobre a escola: (O que você mais gosta da escola?);
Atividades sobre Dia da Escola – Fale sobre sua escola:
Escreva o que você mais gosta na escola:
Também confira:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Estou feliz com sua visita! volte sempre