25 março 2020

Ideias fáceis de atividades para as crianças na quarentena

1 – Massa de modelar caseira

Com a suspensão das aulas em todo país, os pais enfrentam o desafio de encontrar atividades para entreter e divertir as crianças na quarentena. Nesse período, vale a pena confeccionar brinquedos artesanais e propor de brincadeiras que não pesam no orçamento.

Massa de modelar caseira
A massinha caseira custa pouco, é bem fácil de fazer e estimula o pensamento criativo da criançada. A receita leva:
  • 1 xícara de sal
  • 4 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara e meia de água
  • 3 colheres (sopa) de óleo
  • Corante alimentício (que pode ser substituído por suco em pó)
Misture todos os ingredientes numa vasilha, até formar uma massa homogênea. Se essa massa estiver quebradiça, adicione água. Por outro lado, se estiver mole, acrescente um pouco de farinha.

2 – Slime

Slime caseiro
Existem muitas atividades infantis que podem ser realizadas dentro de casa e rendem uma bagunça divertida, como é o caso do slime (várias receitas aqui). Essa geleca pode ter uma aparência fofa ou ser incrementada com outros materiais, como glitter e corantes em diferentes cores.

3 – Arroz de arco-íris

Arroz de arco-íris
Já pensou em tingir o arroz? Pois saiba que essa é uma ideia criativa para divertir as crianças no período de quarentena. Para realizar esse trabalho, você vai precisar de 3 xícaras de arroz branco, tinta acrílica em diferentes cores e um saco de plástico para realizar o tingimento dos grãos.

4 – Avião de papel

Avião de papel
O aviãozinho de papel parece um trabalho manual simples, mas ele pode trazer muita diversão no dia a dia dos seus filhos. Você pode usar papéis com diferentes cores e até sugerir para a criança colorir o próprio avião.
Assista ao vídeo abaixo e aprenda o passo a passo da dobradura:

5 – Aquário de caixa de cereal

Aquário de caixa de cereal
Sabe a caixa de cereal que seria jogada no lixo? Ela pode se transformar em um lindo aquário para divertir os pequenos. Use cartolina colorida para fazer os peixinhos e forre o recipiente com pedras de verdade.

6 – Fantoche de dedo

Fantoche de dedo
Com um pouco de criatividade, os retalhos de feltro podem se transformar em adoráveis fantoches de dedo para contação de histórias. Nesse caso, a mamãe precisa ter noções básicas de costura para fazer as peças.

7 – Barcos de papel

Barcos de papel
Para tornar a hora do banho mais divertida, que tal surpreender as crianças com barquinhos de papel? É uma dobradura de origami super simples e que dá asas à imaginação.

8 – Customização de pedras

Customização de pedras
Convide a criançada para transformar as pedras do jardim em incríveis joaninhas. A pintura de pedras da sorte para colecionar ou dar de presente também é uma tendência.

9 – Alimentador de pássaros

Alimentador de pássaros
Quem fica em casa durante a quarentena pode se divertir no quintal e ter contato com a natureza. Uma dica é fazer um alimentador de pássaros com peças de LEGO.

10 – Camisetas personalizadas

Camisetas personalizadas
É muito bom ocupar o tempo livre das crianças com trabalhos manuais, como é o caso da customização de camisetas. Use tintas e canetas próprias para tecido e deixe a imaginação falar mais alto.

11 – Arte com botões

Arte com botões
Essa ideia é perfeita para manter as crianças ocupadas: um cartão decorada com flores feitas de botões coloridos.

12 – Tenda

Tenda DIY
Crianças amam brincar em esconderijos. Que tal aproveitar o tempo livre para montar uma tenda no quarto, na sala ou no quintal? Você vai precisar de tecido e varas de madeira para executar esse projeto. Inclua cordão de luzes e um tapete felpudo para tornar o espaço ainda mais aconchegante.

13 – Borboletas de papel

Borboletas de papel
Os pais que estão com os filhos em casa podem fazer borboletas de papel. Essas peças servem para colorir cartões, capas de caderno e até mesmo as paredes do quarto.

14 – Castelo de papelão

Castelo de papelão
Tem caixa de papelão sobrando por aí? Use esse material para construir um lindo castelo com as crianças. Essa atividade ocupa o tempo, além do que é criativa e sustentável.

15 – Cavalinho de papelão

Cavalinho de papelão
Sobram ideias de brinquedos com papelão, como é o caso desse delicado cavalinho que alegra meninos e meninas. Aprenda o passo a passo em Moma Le Blog.

16 – Monstro com rolo de papel higiênico

Monstro com rolo de papel higiênico
Durante a quarentena  da pandemia do novo coronavírus, faça artesanato com rolo de papel higiênico. Entre as ideias mais incríveis, vale destacar esses monstrinhos, que tornam qualquer brincadeira mais divertida.

17 – Roda gigante de papelão

Roda gigante de papelão
Pais e responsáveis podem montar uma roda gigante DIY para divertir as crianças e também decorar o quarto infantil. É um trabalho um pouco complexo, mas que vale muito a pena. Acesse o tutorial em La Maison de Loulou.

18 – Quebra-cabeça DIY

Quebra-cabeça DIY
Esse quebra-cabeça é bem simples de fazer e possibilita o aprendizado das cores.

19 – Coração de origami

Coração de origami
Com a técnica de origami, um simples pedaço de papel pode virar  um lindo coração. Faça vários coraçõezinhos de dobradura, valorizando as cores do arco-íris. Aprenda a dobradura no vídeo abaixo:

20 – Jogo da memória

Jogo da memória
Esse jogo da memória é super criativo, já que utiliza fotos dos familiares. Fotografias de irmãos, primos, tios e avós podem entrar na brincadeira. As peças são montadas com discos de madeira ou papelão.

21 – Pizza de papelão

Pizza de papelão
Se o seu filho quer brincar de algo diferente, convide-o para fazer uma pizza de papelão. Vocês vão precisar de papel pardo e papéis coloridos para realizar esse trabalho. Tutorial em Handmade Charlotte.

22 – Molduras de origami

Molduras de origami
Convide os seus filhos para ver fotos antigas e depois monte algumas molduras de origami. É um trabalho criativo, diferente e que vai envolver toda a família. Encontre o passo a passo em Handmade Charlotte.

23 -Boliche de coelhinho

Boliche de coelhinho
Que tal envolver as crianças com artesanato de páscoa? Existem muitos trabalhos manuais que podem ser feitos nessa data, como é o caso do boliche de coelhinho. Aprenda o passo a passo em Handmade Charlotte.

24 -Jogo da velha

Jogo da velha
Nessa atividade, o quadro foi desenhado com fita adesiva e as peças do jogo foram feitas com pratos de papel.

25 -Bateria com latas

Bateria com latas
Os seus filhos amam música? Então monte uma bateria com latas de alumínio. Balões coloridos podem ser usados para revestir a parte superior de cada tambor.

26 – Potes iluminados

Potes iluminados
Que tal uma caça às fadas? Essa ideia requer um frasco de vidro, um bastão luminoso e muito glitter

27 – Arremesso de anel

Arremesso de anel
Entre as atividades para crianças na quarentena, não podemos esquecer do arremesso de anel. A brincadeira é possível com pratinhos de papel e rolo de papelão.

28 – Pista de corrida

Pista de corrida
A fita adesiva tem mil e uma utilidades. Você pode usá-la para montar uma pista de corrida personalizada para os carrinhos do seu filho.

29 – Mini vulcões

Mini vulcões
O tempo das crianças em casa pode ser ocupado com um experimento científico. Uma dica é fazer vulcão com vinagre, bicarbonato de sódio, glitter e corante. A reação química dos ingredientes vai impressionar os pequenos.

30 – Paraquedas de brinquedo

Paraquedas de brinquedo
Use um guardanapo de papel para criar esse brinquedo DIY. E não se esqueça de amarrar um bonequinho para ser o paraquedista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou feliz com sua visita! volte sempre