25 março 2020

5 Dicas de como limpar as compras que chegam da rua

Os produtos que chegam do supermercado devem ser higienizados

Alguns cuidados ajudam a matar qualquer tipo de vírus, germes ou bactérias.

Fluidos contaminados com vírus podem estar presentes nas frutas, verduras e embalagens dos alimentos. Isso acontece porque muita gente manuseia os itens das prateleiras o tempo todo, por isso o risco de contaminação é grande. Para reduzir as chances de contágio, aprenda como limpar as compras que chegam da rua.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou isolamento social para prevenir a disseminação do coronavírus. No entanto, todo mundo precisa sair de casa em algum momento para comprar alimentos, produtos de limpeza e higiene. Ao retornar do supermercado, é muito importante se preocupar com a higienização dos produtos.

Dicas de como limpar as compras que chegam da rua  o hábito de higienizar as superfícies preserva a saúde de toda a família. Além disso, ajuda a combater o COVID-19.

Antes de ir ao supermercado, faça uma lista de compras, elencando os itens que são essenciais para o dia a dia da família. Ao fazer isso, você tem mais precisão na escolha dos produtos, não passa horas caminhando pelos corredores e evita contato direto com superfícies que podem estar contaminadas.
Enquanto você estiver no mercado, é muito importante carregar um álcool em gel 70% na bolsa. Aplique o produto no apoio do carrinho ou na alça da cestinha.
Ao retornar do supermercado, é muito importante se preocupar com a higienização dos produtos. Veja abaixo algumas dicas de como limpar as compras que chegam da rua:

1 – Corra lavar as mãos

Ao chegar em casa, nem pense em tocar o rosto, a boca, o nariz ou os olhos. A recomendação é descer do carro e lavar as mãos com água e sabão. Se possível, faça isso no quintal.

2 – Higienize as superfícies da cozinha

Antes de tirar os produtos da sacola, higienize as superfícies da cozinha com água e sabão. Tenha esse cuidado de limpar a mesa, a bancada, a despensa e a pia.

3 – Cuide da limpeza das embalagens

O COVID-19 é um vírus resistente, que pode permanecer ativo por horas nas superfícies. No aço inoxidável e no plástico, por exemplo, a resistência é de até 72 horas. Por esse motivo, é fundamental higienizar as embalagens dos produtos ao chegar em casa.
Você pode fazer a limpeza das embalagens de plástico e tetra pak (caixinha de leite) com álcool em gel 70%. Aplique o produto em um pano macio e passe por todo o material que pode estar contaminado.
O álcool 70% também pode ser usado para limpar pacotes de macarrão, enlatados e outros produtos industrializados. Contudo, antes de aplicar o produto, verifique se o item está bem vedado.
Depois desse processo de higienização das embalagens, lave o pano com água e sabão líquido de coco. Deixe secar para usa-lo na próxima limpeza.
Por ser muito prático e descartável, o guardanapo de papel também pode ser usado para limpar as embalagens com álcool em gel.
Os enlatados, assim como outros produtos vedados, podem ser higienizados embaixo da torneira com água e sabão. É uma boa dica para quem precisa economizar álcool em gel.

4 – Limpe as frutas e legumes

Higienização de frutas e legumes
Lave as frutas e os legumes com água corrente. Em seguida, coloque as hortaliças numa solução caseira, preparada com 1 colher de sopa de água sanitária e um litro de água. O tempo de molho varia de 10 a 15 minutos.
Remova as frutas e verduras do recipiente, lave com água corrente e deixe secar naturalmente. Com isso, você mata os vírus que insistem em permanecer nas cascas e folhas.
Após esse processo de higienização as frutas e legumes estão prontos para o consumo. Caso você não consuma na hora, guarde os itens em recipientes com tampas, dentro da geladeira.
Alguns supermercados vendem produtos prontos para higienizar alimentos in natura, como é o caso do hipoclorito de sódio. Esse item é tão eficaz quanto a solução de água sanitária.

5 – Faça a higienização completa

Em tempos de coronavírus, todo cuidado com a higiene é pouco. Ao chegar em casa, além de lavar as mãos por mais de 40 segundos, você deve tirar as roupas e os sapatos antes de entrar em casa. Se possível, vá direto para o banho logo após guardar as compras do supermercado.
Até o momento, não há indícios de transmissão de coronavírus pelos alimentos, pelo menos é isso que aponta uma análise da Autoridade Europeia de Saúde dos Alimentos. De qualquer forma, é fundamental redobrar os cuidados com a limpeza.
Cada vez que uma pessoa entrar na cozinha para preparar os alimentos, ela deve lavar as mãos. Esse protocolo evita a contaminação de alimentos crus ou gelados com vírus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou feliz com sua visita! volte sempre