17 dezembro 2019

Dicas para Formação de professores

Formação de professores
A formação de professores é um dos aspectos mais importantes da carreira docente.  Quem trabalha com educação em seu dia a dia sabe que esta é uma área onde não é possível ficar desatualizado nem parado.
 Sem dúvida alguma a formação de professores é um dos pilares de um sistema de ensino de qualidade,  e os caminhos a serem percorridos nesta jornada dependem de cada profissional e das ferramentas que ele tiver a sua mão para investir em si mesmo e na sua carreira.
Pensando nisso,  preparamos essa seleção com dicas para formação de professores.   Fique conosco e acompanhe! 
Formação de professores no dia a dia 
Investir em formação docente é uma necessidade de todo professor.  Tudo começa quando despertamos está vocação e nove pensamos em uma graduação ou em Magistério.  
Então nos formamos e percebemos que este foi apenas o pontapé inicial de uma carreira que vai exigir  de nós uma formação continuada ao longo de toda a nossa jornada docente. 
Pensando nisso separamos cinco dicas de carreiras para formação de professores para que você possa se atualizar sem complicações e fazer o melhor uso do seu tempo.
 Vamos lá? 
1. Formação de professores – conheça a realidade escolar
Uma principais dificuldades do início da carreira docente enfrentadas pelos  professores  é a falta de conhecimento empírico da realidade escolar. 
Quando entramos em uma graduação de licenciatura ou pedagogia,  e  até mesmo durante o Magistério,  temos uma imagem de como deve ser a atuação docente,  no entanto,  ao adentrar em sala de aula podemos descobrir que muito daquilo que pensamos estava errado e que as dificuldades são muito maiores na prática do que na teoria.
Portanto,  para quem deseja ser professor e ter uma carreira docente de sucesso, é imprescindível buscar conhecer a realidade escolar o mais depressa possível na sua forma prática entrando em contato com o dia a dia das escolas.
Como posso conhecer a realidade escolar na minha graduação como  professor?
Toda a graduação tem o seu momento de estágio,  que  é quando  você terá dinheiro para sala de aula  como requisito para a sua formação. Mas,  você não precisa esperar até o momento do estágio para conhecer a realidade escolar empírica.  
Quais as outras  formas de conhecer a realidade escolar na prática?
Aproveite as oportunidades que surgirem como cursos e oficinas em dias de eventos como a Consciência Negra,  visita escolas se for possível  e quando se sentir preparado conheça o Processo Seletivo Simplificado que permite que você possa dar aulas antes de estar formado,  contanto,  que esteja  cursando uma graduação na área educacional. 
2.  Formação de professores –  Invista em uma pós-graduação 
Hoje em dia é impossível se manter atualizado e dar aula sem ter pelo menos uma pós-graduação,  então comece a pensar desde o momento da sua faculdade em qual área da Educação você gostaria de se especializar.
Ter uma pós-graduação é essencial para  a formação de professores,  muitas escolas  particulares inclusive colocam isto como requisito para contratação  e mesmo na escola pública isso tem sido cada vez mais  exigido.
Porque fazer uma pós-graduação?
Além de melhorar o seu currículo e o seu salário pela maior classificação,  tendo uma pós-graduação você vai ter mais conhecimentos para planejar suas aulas e conduzido o processo de ensino e aprendizagem dos seus alunos.
Qual pós-graduação escolher?
Escolha uma pós que tem a ver com a sua área de atuação,  também são boas escolhas aquelas pós-graduações em pedagogia e áreas afins pois elas são essenciais a qualquer professor independente da disciplina que ministra.  e não se preocupe,  você pode fazer quantas pós-graduações quiser!
3.  Formação de professores –  Invista na leitura
Todo professor deve ser também um excelente pesquisador e um leitor apaixonado.  entender a importância da leitura na formação docente é um diferencial que pode ser o que faltava para o sucesso da sua carreira como professor.
Ler é fundamental para que possamos aprender mais e expandimos nossos Horizontes,  melhora a nossa compreensão sobre o mundo e nos traz novas ideias.
Quais os materiais de leitura que devo escolher?
Quando o assunto é a formação docente escolha aquelas leituras que podem ajudar você a ser mais criativo em sala de aula,  entender melhor os seus alunos  e claro,  também Fique por dentro das pesquisas e estudos na sua área de atuação.  
Quais outras opções de leitura posso fazer como professor?
Não se esqueça de que você também é um indivíduo,  portanto,  reserve algum tempo para suas leituras pessoais para seu próprio crescimento como ser humano.  Leia coisas que você gosta, também leia romances e poesias,  reserve um momento para si mesmo e para apreciar aquilo que você ama em um bom livro.
4. Formação de professores –  saiba falar sobre saúde em sala de aula
Mesmo que você não seja um professor de ciências Pode ser que você precisa abordar temas polêmicos em sala de aula,  como doenças sexualmente transmissíveis,  e precisa estar preparado para isso.
Você deve saber por exemplo como abordar a AIDS em sala de aula  sem dificuldades e falando conhecimentos assertivos que sejam boas orientações para seus alunos,  conforme  a faixa etária deles.
Porque preciso saber falar sobre saúde e se não for um professor de ciências?
Certos assuntos são questões de cidadania e ética,  e, portanto,  essenciais  a  todos. Além disso, o seu aluno pode fazer uma pergunta referente à saúde para você porque você é o professor que ele mais gosta e mais confia. e como docente você não pode deixar de dar uma resposta para seu educando.
 Onde posso aprender sobre saúde?
Existem muitos cursos online que você pode fazer sem sair de casa,  alguns até mesmo gratuitos. Você também pode conversar com seus colegas device de ciências esse mesmo visitar o hospital local e conversar um pouco com algum enfermeiro. Existem  muitas formas de se aprimorar profissionalmente  basta encontrar a melhor para você.
5. Formação de professores –  esteja preparado para receber os pais
Como docente você também deve investir em uma formação que melhora suas habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal.  Lembre-se que você vai ter que trabalhar também com a comunidade escolar que inclui pais outros professores e representantes da sociedade como um todo.
Investir em aprender algumas brincadeiras entre professores, por exemplo, pode ajudar você a quebrar o gelo com a sua equipe de colegas de trabalho e melhorar o relacionamento entre todos no ambiente escolar. Além ser também um ótimo conhecimento para que os momentos de interação e festas que ocorrem com frequência nas escolas.
Porque preciso estar preparado para  falar com os pais dos meus alunos?
Os pais têm direito de ser informado sobre o processo de aprendizagem de seus filhos e com frequência se faz necessário recebemos no ambiente escolar como nas reunião de pais.. É fundamental que como docente Você também faz para se comunicar de forma eficaz com essas pessoas.
Como posso me preparar para receber os pais dos meus alunos?
Invista no estudo e prática de atividades que melhorem as suas habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal.   Se esta realmente foi uma dificuldade maior sua talvez seja uma boa ideia pensar em fazer um curso voltado a comunicação.
Formação de professores – cuide bem da sua carreira
Ser professor é ser também um pesquisador,  um  amigo, algumas vezes pai e mãe, e também um bom exemplo para aluno e para a  comunidade.  
Lembre-se professor: você é a base,  você forma cidadãos e cidadãs todos os dias,  portanto,  Invista na sua formação e no seu crescimento como ser humano e como educador

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou feliz com sua visita! volte sempre