06 dezembro 2019

Decoração de natal de PET


Natal decorado com garrafa PET
Na nossa opinião, toda cidade deveria investir em decoração com recicláveis!
Se os materiais estiverem em bom estado, eles podem seguir para a reciclagem industrial, ajudando empresas de reciclagem e cooperativas.
Não pinte embalagens. Deixe a cor das garrafas decorar as peças, auxiliando o meio ambiente.

Estas fotos foram tiradas na cidade de Candói, na divisa do Paraná com Santa Catarina.
Dois anjos, quatro velas e uma enorme guirlanda dão boas-vindas a cidade. Vamos ver mais de perto?

Em todas as peças uma estrutura metálica é a base para as obras, dando firmeza e moldando as figuras.

Vela
No topo, uma garrafa (que não é de refrigerante), foi pintada de vermelho, simulando uma chama, enquanto a luminosidade é garantida por uma lâmpada comum, beneficiando-se da transparência do PET. O corpo da vela foi feito unindo dois fundos de garrafas.

A base foi feita com a parte de cima das garrafas, que são cortadas em cruz, formando um desenho semelhante a uma planta.
Todas as peças estão encaixadas na base de metal ou amarradas com arame.
O close abaixo mostra que os fundos são unidos, formando uma bola. A fixação das peças é feita diretamente na vara de metal e a solda com a peça circular de metal foi feita posteriormente a colocação do PET, pois o plástico está queimado por causa da solda.


A base da vela foi feita com a parte de cima da garrafa, cortada em cruz e retorcida pela ação de uma chama, que deu a forma de uma planta. Na guirlanda esse efeito pode ser visto com mais clareza.
Anjo
Os anjos tem a mesma estrutura de metal dando suporte a peça. A cabeça foi feita com fundos de garrafas pintadas de branco. O corpo foi feito com várias “flores” que foram montadas com a parte de cima da garrafa dobrada e cortada para dar este aspecto.
A barra, na parte de baixo, foi feita do mesmo modo que a da vela. Todos os detalhes foram feitos com tecido.

Detalhe da cabeça do anjo. Fundos de garrafa pintados de branco por dentro, (pintar a garrafa atrapalha a reciclagem industrial). Tudo amarrado na estrutura com arame.
O corpo do anjo, ou seu vestido, foi feito com flores de PET. A parte de cima da garrafa ainda foi tampada para parecer com o centro da flor e para ajudar na amarração.
Está difícil entender como foi feita a flor? Veja o detalhe:

Note que a garrafa foi cortada e dobrada (provavelmente a quente) até assumir a forma de uma flor. Que tal fazer umas experiências para tentar chegar ao mesmo resultado?
As asas dos anjos foram obtidas com fundos de garrafa pintados de branco, sempre amarrados na estrutura de metal.
Imagem da asa por dentro: na estrutura foi amarrada uma tela de arame, que possibilitou prender todos os fundos de garrafa.
Faltou o cuidado de furar cada fundo, de forma que não acumulasse água da chuva, prevenindo doenças como a Dengue.

Guirlanda
Essa não é uma guirlanda tradicional, daquelas que se põe na porta de casa, porque é enorme, mais parecendo um portal para abrigar os anjos e as velas, mas vale a pena ver como foi feita, pois o princípio é o mesmo para guirlandas menores. Fica ótimo também para guirlandas que enfeitam as ruas no natal.
As garrafas tem o fundo cortado e são distorcidas com calor (dá pra fazer, com muito cuidado, no fogão de casa) assumindo a forma de planta, fundamental para dar leveza a peça.
Os detalhes da guirlanda foram obtidos com garrafas cortadas e pintadas de verde e vermelho e unidas, ficando muito parecido com folhas.
A amarração é feita com arame, como em todas as outras peças.
Devem existir outros infinitos modos de construir lindas decorações com recicláveis.
Espero que estas imagens possam tirar algumas dúvidas, despertar a criatividade de cada um e principalmente – incentivar a coleta seletiva dos recicláveis. Imagine que se essas garrafas estivessem misturadas com restos de comida, jamais serviriam para fazer a decoração.
Na reciclagem industrial é exatamente a mesma coisa. Não dá para transformar um material contaminado.

 Fotos tiradas por Ricardo Ricchini, administrador do Setor Reciclagem. Ricardo não é artesão, mas faz o possível para juntar o melhor material de artesanato com recicláveis para exibir no Arte Reciclada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou feliz com sua visita! volte sempre