23 março 2018

Como Trabalhar Mindfulness Com As Crianças

Primeiramente é importante saber que um dos princípios fundamentais é saber que o conceito de que uma sala de aula consciente de atenção plena começa com você.
Ensinar é uma profissão que tem também uma expressão de valores pessoais. Muitos dos educadores buscaram carreiras na educação como forma de expressar seu interesse na aprendizagem e teve como aspiração apoiar o desenvolvimento saudável da juventude. Quando você ensina atenção plena aos seus alunos, você não é apenas um veículo passivo para entregar um currículo significativo – seu próprio cuidado pessoal e a prática de atenção pessoal serve como um modelo e um guia para seus alunos.
Se você optar por trabalhar o Mindfulness, atenção plena, aos seus alunos, lembre-se que sua própria prática servirá de modelo na sua aprendizagem.
Veja abaixo algumas sugestões de como trabalhar a meditação de atenção plena (mindfulness) com as crianças

Como trabalhar Mindfulness com as crianças

1. Praticar para ensinar

Se o professor tem essa experiência e está ciente de seus benefícios, torna-se mais fácil transmiti-la aos alunos.

2. Criar uma rotina

Praticar a mindfulness diariamente e sempre nos mesmos horários – depois do intervalo, por exemplo – ajuda a incorporar o hábito.

3. Usar um sinal sonoro

Iniciar a meditação com um “sino da meditação” – que começa com um som mais estridente e vai silenciando aos poucos – pode ser uma maneira interessante de sinalizar que a prática vai começar. Este link, do site da Comunidade de Mindfulness de Washington, oferece sons de sinosvirtuais. Aplicativos para celulares gratuitos são outra opção para escolher diferentes sinos, como o Mindfulness Bell e o Conscious, ambos para Android.

4. Preparar o ambiente

Convidar os alunos a sair das mesas e sentar no chão em círculo pode ser uma maneira de mostrar que a atividade é especial. Devem evitar sair da sala ou manter conversas paralelas apenas por um curto espaço de tempo.

5. Compartilhar a experiência

Incentive os alunos a relatar como se sentiram durante o processo, apontar aspectos que os distraíram ou desafiaram, é uma maneira de ir aperfeiçoando a prática.

6. Mindfulness para crianças pequenas

Uma forma de ajudá-las a prestar atenção em sua respiração e nos movimentos do corpo é fazer com que deitem de costas, com um bichinho de pelúcia colocado em sua barriga. Em seguida, pede-se que elas observem, por um intervalo de tempo, como o bichinho sobe e desce quando inspiram e expiram.
Como trabalhar mindfulness com as crianças

Passo a passo de uma instrução diária de mindfulness de 2 minutos* para crianças:

Veja como instruir seus alunos na prática da meditação plena.
1. “Sente-se com a postura ereta e de olhos fechados, ficando quieto e calmo.”
2. “Preste atenção no som que você vai ouvir até que ele tenha acabado totalmente.”
3. “Toque o ‘sininho de meditação’ ou deixe a tarefa a cargo de um aluno.”
4. “Levante o braço quando você não estiver mais ouvindo o som.”
5. Depois que todos levantarem as mãos: “Agora, devagar e  prestando atenção ao seu movimento, coloque o braço no seu peito ou sobre seu estômago e apenas sinta sua respiração”.
6. “Inspire”, “expire” – trabalhe com os alunos essas palavras para ajudar eles a não se dispersarem.
7. “Toque o sino para finalizar a atividade.”
*As orientações de mindfulness para crianças são para uma prática de 2 minutos – sendo um minuto de escuta e outro de respiração. O professor pode prolongar a prática e incluir mais passos na atividade em sala de aula de acordo com a adaptação da classe e a idade dos alunos.
Fontes: Megan Cowan, codiretora do programa Mindful Schools, na Califórnia (www.mindfulschools.org), e Centro de Ciências Greater Good, da Universidade da Califórnia em Berkeley.

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