OS TRÊS PORQUINHOS = HISTÓRIA
Numa bonita casa de campo viviam 3 porquinhos: Prático, Heitor e Cícero. Quando não iam à escola, ficavam a brincar felizes e despreocupados no campo.
Ao escurecer, voltavam cansados e satisfeitos.
Em casa esperava-os a sua avozinha, que lhes preparava grandes bolos com natas e morangos.
Um dia, Cícero, o mais pequeno, propôs: «Agora que já somos grandes, podemos construir uma casa só para nós e viver sozinhos! Cada um construirá a sua, a seu gosto.
Cícero não se queria cansar muito, pelo que considerou que bastariam uns tantos ramos e um pouco de palha entrançada para construir uma cabaninha fresca e confortável.
Heitor, pelo contrário, pensou que uma cabana de madeira seria suficientemente confortável e resistente e que não teria de trabalhar demasiado para a construir.
Prático queria uma casinha como a da avozinha. Por isso, carregou o carrinho de mão várias vezes com tijolos e cimento e pôs-se a trabalhar com muito afinco.
- Assim estarei resguardado do lobo, que de vez em quando sai do bosque.
De facto, veio o lobo e bateu na casinha de palha: Truz! Truz! Truz!
- Quem é? – perguntou a avozinha do Cícero. – Um amigo... abre!
- respondeu o lobo lambendo-se.
- Não! És o lobo mau e não te vou abrir a porta!
- Ai sim?! – Rosnou o lobo rangendo os dentes.
- Vê então como abro a tua porta! – E de um sopro varreu a cabaninha fazendo rolar para bem longe o porquinho.
Enquanto Cícero escapava, o lobo foi bater à porta do Heitor:
- Abre, não te farei mal!
Heitor também não quis abrir, mas um par de sopros foram suficientes para destruir a sua casinha.
Muito esfomeado, o lobo bateu à porta da casa do Prático.
- Vai-te embora, lobão! – Respondeu-lhe o porquinho.
Desta vez, o lobo soprou e soprou muitas vezes, mas a casinha, construída com cimento e tijolos era demasiado sólida até para ele.
Por fim, o lobo mau ficou sem forças. Aborrecido, levantou o punho, ameaçando:
- Por agora, deixo-te... mas depressa voltarei!
E vou-te comer de uma só vez.
Quando se fez noite o lobo voltou. Prático ouvi-o a trepar pelo algeroz para subir até ao telhado da casa.
Enquanto se metia pela chaminé, o lobo lambia-se já pensando no jantar à base de porquinho assado. Mas Prático, que tinha uma panela de sopa ao lume, atiçou a chama com toda a lenha que tinha.
O lobo já estava a meio caminho quando começou a cheirar a queimado: era a sua cauda que começava a chamuscar! Saiu pela chaminé e desapareceu uivando.
No dia seguinte, enquanto o pobre lobo, com a cauda entre as patas, continuava a fugir para o mais longe possível, a povoação celebrava a valentia do porquinho sábio e o retorno à tranquilidade.
PROJETO
TURMA: 03 anos
PERÍODO DE DURAÇÃO: 30 dias
JUSTIFICATIVA
Os contos estão envolvidos no maravilhoso mundo das crianças que partem de uma situação real e concreta para proporcionar emoções e vivencias significativas. O conto dos três porquinhos fará com que possibilite as crianças uma nova oportunidade de conhecer a historia tradicional que tem um brilho de magia e aventura.
OBJETIVO GERAL
Expressar sentimentos emoções através de atividades prazerosas, trazendo a literatura infantil como cenário de conto e reconto, de forma viva e envolvente para que as crianças possam se habituar acerca da literatura infantil.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Criará hora do conto
· Explorar a linguagem oral e escrita
· Utilizar técnica de dramatizar e fazer recontos
· Oportunizar a criatividade, imaginação, humor.
· Desenvolver o habito de ouvir com atenção
· Enriquecer e ampliar o vocabulário;
· Desenvolver o pensamento lógico e a rapidez de raciocínio
· Desenvolver atenção e coordenação motora fina e ampla
· Relacionar os números com a quantidade
· Desenvolver e estimular a expressão corporal;
· Cuidar e valorizar os livros;
· Estimular o gosto pela leitura
CONTEÚDO
· Leitura e escrita em sala de aula
· Motricidade fina e ampla;
· Expressão corporal;
· Arte plástica: pintura modelagem, recorte e colagem com materiais diversos, desenho livre e dirigido;
· Historinhas (os três porquinhos, chapeuzinho vermelho, João e Maria...).
· Criatividade e dramatização;
· Musica e ritmo;
· Noção e visualização de quantidades
· Ampliar o vocabulário;
· Classificação, Ordenação, conjuntos, cores.
MATERIAIS UTILIZADOS
· Papeis (cartão, cartolina,crepom,de ,varias, cores .)
· Cola branca, e colorida, giz de cera,giz de lousa:
· CD –projetor multimídia- livros.
· Tinta guache (várias cores )
· Pinceis
· Caneta hidrocor e lápis de cor (todas as cores).
· Livros de historia
· Cartucho colorido e preto (para imprimir)
· E outro que se fizerem necessários.
METODOLOGIA
· Quais são as leituras que vocês preferem...
· Vocês gostam de historia? De ver revista, jornal...
· Conversa informal diálogo e questionamento oral, através das Historinhas, cartaz figuras relatos sobre o assunto;
· Música dramatizada relacionada a historinhas;
· Historia em sequência;
· Quebra cabeça e jogos;
· Historinhas infantis;
· Dramatização das historinhas (teatrinho);
· Sessão historiada;
· Biblioteca na sala;
· Fantoches e deboches;
· Maquete da historia dos três porquinhos;
· Mascaras do lobo mau; três porquinhos;
· Projetor multimídia “histórias”: Os Três Porquinhos; chapeuzinho vermelho e outros.
· Boneco mova de e. v.a
· Bonecos – palitos (fantoche de mão).
DESENVOLVIMENTO
1º Etapa – Crianças em circulo o professora irá dialogar com as crianças e em seguida focar o assunto .Quais as historias que já ouviram ? E o que mais gostaram
Logo a professora iniciará contando a historia “Os Três Porquinhos mostrando as figuras dos personagens. Em seguida propor o reconto, utilizando frases iniciais para que as crianças relembram as etapas da historia
2º Etapa._Crianças ouvirão a historia contada em CD. Em uma folha de papel cenário registrar e escrever o nome das crianças abaixo do seu registro e também o nome dos personagens.
3º Etapa _Xerocar figuras das carinhas dos porquinhos, colorir pelas crianças para colagem e fazer a contagem, fixando o número 3 com técnica (bolinhas de papel crepom).
4º Etapa _O Lobo era muito mal, porque queria destruir as casas dos três porquinhos. .Vamos juntos conversar com ele pedindo a ele pra ser bonzinho e não fazer mais isso ?
Confecção de máscara do lobo e os três porquinhos ,(ensaio).
5º Etapa Biblioteca na sala, roda de conversa e questionamento com as crianças sobre os cuidado que deve ter com os livros, dar oportunidade de manusear vários livros de historias .
6º Etapa _Confecção de fantoche de palitos para organização da maquete
7º Etapa _seção de historia com as crianças na sala de multimídia
8º Etapa_ Historia em sequência
CULMINÂNCIA: Apresentação do teatrinho os três porquinhos e exposição de maquete desenvolvidas com os alunos.
AVALIAÇÃO
A avaliação dar-se-á através da observação do comprimento e interesses das crianças no decorrer do projeto. A oralidade também será o foco da avaliação em situações de “rodinha” onde as crianças poderão demonstrar a aprendizagem construída pala troca de conhecimento e conversa sobre o assunto, além de dobraduras e apresentação de teatro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Estou feliz com sua visita! volte sempre