Apresentação:
Desde os anos
80 quando as brinquedotecas teve seu ponto inicial no Brasil, houve muitas
mudanças no tocante a sua sobrevivência, pois pesava economicamente e não era
reconhecido no nível educacional. Todavia no decorrer do tempo essas mudanças
foram se tornando cada vez mais concreta, então as brincadeiras foram vista por
outro ângulo, principalmente pelos profissionais da área da educação
preocupados com à criança de forma integral, chegando a ser atualmente considerada com um dos meios mais
significativo ao desenvolvimento da criança, pois através das brincadeiras a
criança se expressa e se torna autônoma.
Justificativa:
Para muitas
crianças falta espaço para brincarem por motivos diversos, por não sentir-se
seguro brincar na rua, por ter casas com pequenos ambientes e com o aumento da
possibilidade de se possuir jogos e equipamento eletrônicos. Partindo desse
pressuposto a escola pode promover condições para que as crianças desenvolvam
sua criatividade, sua imaginação e seu potencial. Para isso a ludoteca ou
brinquedoteca é o espaço ideal, podendo
ser no cantinho da sala de aula, na biblioteca ou em alguma sala que esteja sem
uso, dentre outros. Para a implantação desse projeto na Escola Maclina Maria da
Glória escolheremos a biblioteca por ser mais amplo e tendo espaço suficiente
para a organização do cantinho lúdico onde os brinquedos serão separados distribuídos
em prateleiras de estantes onde as crianças terão acesso
A escola pode ensinar, a
psicopedagogia pode cuidar dos problemas de aprendizagem, a psicologia pode
resolver problemas emocionais, a família pode educar, mas a brinquedoteca
precisa preservar um espaço para a criatividade, para a vida afetiva para o
cultivo da sensibilidade; um espaço para a nutrição da alma deste ser humano
criança, que preserva sua integridade, através do exercício do respeito à sua
condição do ser em formação.
(CUNHA, 1998 p. 130)
A ludoteca
tem um papel fundamental na vida das crianças proporcionando aprendizagem e
desenvolvendo habilidades de maneira agradável e dinâmica onde as crianças
aprendem brincando.
A ludoteca
é espaço para que as crianças brinquem livremente ou orientadas, porém sem
cobranças, é nesse ambiente onde as crianças sentem-se à vontade para brincarem
sem necessariamente a presença de brinquedos, Na fantasia das crianças a
imaginação acontece e qualquer objeto pode ser transformado.
Objetivo geral:
Objetivo desse projeto é inicialmente organizar uma
estrutura física proporcionando às criança um espaço onde possam brincar sem
cobranças, sem sentir que estão perdendo tempo ou que está atrapalhando. Os
profissionais que acompanharão as crianças farão as devidas orientações
estimulando a coperatividade e o desenvolvimento integral, valorizando o
brinquedo como atividade geradora de desenvolvimento intelectual, emocional e social.
Aproximar a família da escola enriquecendo o
relacionamento entre as crianças e suas famílias.
Objetivos específicos:
·
Desenvolver níveis
diferentes de experiências pessoais e coletiva.
·
Utilizar material
concreto para estabelecer a relação entre o brinquedo e o aprendizado.
·
Estimular a socialização,
criatividade, o espírito esportivo,e o trabalho em equipe.
·
Desenvolver atividades
que possibilitem a aprendizagem e o desenvolvimento
nos aspectos: cognitivo,social e afetivo de um grupo de crianças na
escola.
Metodologia:
A princípio será proposto
aos pais que tragam á escola brinquedos em boas condições de uso para que seja
montada a nossa ludoteca, esses brinquedos serão selecionados (geralmente
quando se é doação as pessoas doam objetos em péssimas condições). O próximo
passo é mobilizar a escola, alunos, pais e funcionários a doarem também,
objetos que possam ser vendidos em um grande bazar aberto a comunidade. Feita a
arrecadação, será estipulada a data do bazar aberto a comunidade. Esse dinheiro
deverá ser investido na compra de alguns brinquedos educativo.
Daí
então, partimos para a arrumação e organização da nossa ludoteca: em uma data
previamente marcada convidaremos dois ou três pais pintores para pintar a sala,
feita a pintura, a equipe de professores deverão ornamentar a sala de forma
agradável e prazerosa com brinquedos, tapetes,4 mesinhas com cadeiras pequenas
que a própria escola já dispõe.
Recursos Financeiros:
Doações de pais de
alunos, professores, e funcionários.
Bazar.
Recursos humano:
Pais de alunos;
Professores;
Funcionários;
Referência:
CUNHA,
Nylse Helena da Silva. Brinquedoteca: definição histórica no Brasil e no mundo
in:
Experiências
pessoais
Proposta de acervo de jogos para a ludoteca
CAIXINHA DE SURPRESAS.
1 – Prepare uma caixinha com tarefas engraçadas, fechando-a bem.
2 – Colocam-se os participantes do grupo sentados em círculo.
3 – A caixinha deverá circular de mão em mão até um sinal dado, ou ao som de
uma música, que pára subitamente.
4 - Aquele que estiver com a caixinha no momento em que é dado o sinal, ou em
que a música para, deverá tirar da caixinha uma papeleta e executar a tarefa
prescrita.
5 – A brincadeira continua enquanto houver papeletas na caixinha.
FUI À FEIRA
1 – Cada pessoa do grupo recebe um número.
2 – O animador começa: “Fui à feira e comprei três dúzias de bananas” (ou
qualquer coisa).
3 – A pessoa com o número 3 deverá retrucar sem hesitação: “Três dúzias de
bananas, não”. O animador: O que então? O número 3: “Oito rosas. O número oito
repetirá a seqüência com o número 3 e assim por diante”.
3 – Quem se distrair ou quebrar a seqüência, sai do brinquedo.
Referência:
http://www.artigonal.com/educacao-artigos/apostila-com-atividades-para-trabalIhar-recreacao-e-jogos-385907.html
Jogo do prato
·
1 Prato de papelão
·
Tinta e pincel ou lápis de cera
·
6 Grãos de feijão, milho ou soja
Como se monta o jogo:
·
Passe um traço no prato, dividindo-o ao meio.
Pinte cada parte com uma cor.
·
Na metade esquerda, escreva o número 10 e, na
metade direita, o número 1.
Como se joga:
1. coloque o prato no chão e solte os grãos, da altura de
1 palmo.
2. conte os pontos assim:
·
Grãos que ficam no 10 valem 10 pontos cada
um.
·
Grãos que ficam no 1 valem 1 pontos cada um.
·
Grãos que ficam fora do prato não valem nada.
3. Cada jogador anota seu número no papel.
4. ganha quem fizer mais pontos.
Boliche
10 garrafas pet de 2 litros.
Cartolinas coloridas para criar rótulos com números de 70
a 79.
Fazer uma bola de meia para acertar as garrafas.
Jogo:
Cada criança poderá jogar a bola duas vezes.
Depois de derrubar deverá fazer a leitura oral de cada
número derrubado.
Sugestões:
Explore também colocar as garrafas em ordem crescente e
decrescente.
Solicite aos
alunos que apontem os números pares e ímpares.
Pega vareta
1 jogo pega-vareta (Que poderá também, ser confeccionado
com palitos de churrasco e tintas coloridas.)
Como jogar:
Combine com seus alunos o quanto vale
cada vareta. Exemplo:
·
A vareta vermelha vale 1 ponto cada.(unidade)
·
A vareta amarela e a verde valem 10 pontos
cada.(dezena)
·
A vareta preta vale 100 pontos.( centena)
Em seguida dê inicio ao jogo,respeitando as regras
comuns: jogue as varetas e cada aluno deverá tirar uma, sem mexer nas
demais.Ganha quem acumular mais pontos na soma das varetas.
Referência:
Projeto Viver Valores, matemática de Maria Amélia Vieira
e Rute de Souza Galvão, manual do educador .Editora Construir Pp 22,106 e 163.
Autoras:Aise silva, Alice Ribeiro. Patricia Meire
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