Orientações
Naturalmente, o (a) professor (a) irá precisar muito da ajuda dos responsáveis para fazer avaliação do desenvolvimento do aluno durante esse período de isolamento social O interessante é que o professor mantenha um diálogo com a família do aluno (a), mesmo que esse diálogo seja por telefone ou através de comunicação por mensagem. O (A) professor (a) poderá desenvolver uma ficha de avaliação em que o responsável poderá responder sobre a participação, as dificuldades e o desempenho do (a) filho (a) nas atividades propostas e o professor poderá completar com as devolutivas das atividades feitas pelo aluno (a). As atividades práticas propostas pelo professor poderão ser feitas pelos alunos (as) através de pequenos vídeos onde os alunos demonstrarão as realizações dessas atividades. Os vídeos são uma ótima ferramenta de avaliação, onde será observada a compreensão do aluno (a) sobre determinado tema. Poderá ser usado também os áudios do Whatsapp para que o aluno conte sua experiência.
As fichas de avaliação são ferramentas de ajuda ao professor assim como os canais de comunicação onde os responsáveis são coadjuvantes para ajudarem os professores a "medir" o desempenho dos alunos. A ficha de avaliação é uma ideia que o professor poderá aperfeiçoar de acordo com as necessidades e preferências de suas aulas.
Sugestão de ficha de avaliação das atividades remotas para que os responsáveis possam preencher, ajudando assim o trabalho do professor na tarefa de avaliar. Estamos abertos à sugestões! Deixe nos comentários suas sugestões sobre o modelo de ficha para avaliação. Gratidão!
Aulas gravadas e exercícios enviados de modo assincrônico, comunicação por meio de mensagens via Whatsapp.
1- Introdução
O seguinte relatório visa avaliar o desenvolvimento do aluno (a) _____________________ em relação às aprendizagens e as participações nas aulas remotas. Devidas as atuais necessidades impostas pelo isolamento social que se encontra toda a comunidade escolar, faz se necessário que a avaliação seja feita com a participação dos responsáveis e em conjunto com professor . Quando as aulas aplicadas são gravadas e os exercícios feitos são enviados de modo assincrônico. Avaliação do aluno se deu através das feituras das atividades e devolutivas das mesmas.
Participação do aluno em relação às aulas remotas assincrônicas
2- Apontar as dificuldades e também os avanços do aluno em lidar com o novo jeito de aprender. Segue exemplos de algumas considerações:
- Avaliação quanto à participação em relação às aulas remotas assincrônicas
- Demonstrou interesse por desenvolver as atividades propostas pelo professor nas aulas remotas.
- Apresentou interesse em fazer as atividades mesmo não tendo domínio das refermentas digitais.
- Demonstrou dificuldades no inicio em dominar as ferramentas digitais, mas superou essas dificuldades e segue avançando e se adaptando ao novo jeito de aprender.
- Apresentou entusiasmo em participar das aulas gravadas, interagindo com o tema da aula: ouvindo atentamente e perguntando sobre o tema apresentado.
- Desenvolveu as atividades com segurança com/ou sem ajuda dos responsáveis.
- Apresentou dificuldades para resolver os exercícios sem ajuda do professor presencialmente.
- Apresentou dificuldades de concentração para assistir as aulas gravadas e fazer os exercícios enviados pelo professor.
Aulas ao vivo com aplicativos sincrônicos Web conferências e Chat
1- Introdução
O seguinte relatório visa avaliar o desenvolvimento do aluno (a) _____________________ em relação às aprendizagens e as participações nas aulas remotas. Devidas as atuais necessidades impostas pelo isolamento social que se encontra toda a comunidade escolar, faz se necessário que a avaliação seja feita através da observação do desempenho do aluno nos exercícios e nas interações das aulas remotas sincrônicas pelo professor. Além das feituras das atividades e devolutivas das mesmas.
Participação do aluno em relação às aulas remotas sincrônicas
2- Apontar as dificuldades e também os avanços do aluno em lidar com o novo jeito de aprender. Segue exemplos de algumas considerações:
- Demonstrou interesse por desenvolver as atividades propostas pelo professor nas aulas remotas.
- Apresentou interesse em fazer as atividades mesmo não tendo domínio das refermentas digitais.
- Apresentou entusiasmo em participar das aulas e interagir com os colegas e professores.
- Desenvolveu as atividades com segurança com/ou sem ajuda dos responsáveis.
- Apresentou dificuldades de concentração para assistir as aulas ao vivo e fazer os exercícios propostos pelo professor.
- Participou das aulas de forma parcial não demonstrando interesse pelo tema apresentado.
Aprendizagens alcançadas pelo aluno (a) em relação aos objetivos propostos para o período, tendo como referencial a BNCC.
Orientações
1 Proposta de aprendizagem e desenvolvimento: o que foi avaliado, como foi avaliado.
2- Apresentação do aluno: Apresentar o aluno de forma positiva ( isso mostra que você vê o potencial do aluno, mesmo que ele, ainda, não tenha desenvolvido todas as habilidades e competências para aquele período).
3- Desenvolvimento do relatório: nesta parte você vai relatar as aprendizagens alcançadas (habilidades desenvolvidas no período e aquelas aprendizagens que ainda não foram alcançadas dentro daquele período) Você descreverá essas habilidades relacionando-as a cada componente curricular.
4- Fechamento: Você ressaltará o desenvolvimento conceitual do aluno, indicando a possibilidade de adquirir novos aprendizados ou conceitos que não foram assimilados pelo aluno no período corrente.
Observação
As habilidades descritas neste relatório são apenas exemplos. O professor fará seu relatório de acordo com o desenvolvimento do seu aluno, assim como as necessidades e preferências sua instituição escolar.
3- Desenvolvimento do relatório em relação ao desenvolvimento e aprendizagem
A avaliação do desenvolvimento das capacidades e competências dentro dos estudos realizados em cada componente curricular tendo como referência a BNCC. Relatando assim as experiências e desempenho do aluno __________________________________________ baseado nas observações e registros do desenvolvimento e aprendizagem durante o (bimestre, trimestre, semestre) dentro do ano corrente.
É uma criança carismática e bastante sociável. Manteve um ótimo relacionamento com os colegas e professores. Mostrou-se falante e curioso. Gosta de participar das atividades e brincadeiras. Desenvolveu as atividades com autonomia. Assimilou os conceitos apresentados dentro dos componentes curriculares estudados dentro período. Em Língua Portuguesa, o aluno identificou e reconheceu as letras trabalhadas. (EF01LP06). Foi capaz de segmentar as palavras em sílabas oralmente. (EF01LP05) Identificou fonemas e sua representação por letras (EF01LP07). Distinguiu as letras do alfabeto de outros sinais gráficos (EF01LP04) Foi capaz de Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social (EF15LP01). Demonstrou ser capaz de escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando (EF15LP10). Foi capaz e recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor (EF15LP19) O aluno se encontra no nível silábico alfabético começando a compreender que as sílabas pode ter mais que uma letra. Em Matemática, o aluno utilizou números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas (EF01MA01). Utilizou diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos para contar de maneira exata ou aproximada (EF01MA02). Usou estratégias para estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (EF01MA03). Em Arte explorou e reconheceu os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.). Em Ciências Localizou, nomeou e representou graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicou suas funções. (EF01CI02). Demonstrou interesse em discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde (EF01CI03). Em Geografia descreveu as características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificou as semelhanças e diferenças entre esses lugares (EF01GE01) . Identificou semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras de diferentes épocas e lugares (EF01GE02). Em História Identificou os aspectos do seu crescimento por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família e/ou de sua comunidade (EF01HI01). Identificou a relação entre a sua história e as histórias de sua família e de sua comunidade. (EF01HI02) Em Ensino Religioso Identificou e acolheu as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós (EF01ER01) Reconheceu que o seu nome e o das demais pessoas os identificam e os diferenciam (EF01ER02). Em Educação Física demonstrou interesse por experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas. (EF12EF01). Podemos concluir que para esse período o aluno demonstrou um bom desenvolvimento global. Adquirindo novos conhecimentos, podendo melhorar ainda mais no próximo período.
Modelo de relatório Individual das aulas remotas Ensino Fundamental Alfabetização de acordo com a BNCC
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Estou feliz com sua visita! volte sempre