29 dezembro 2021

Como elaborar Relatório ou Parecer Descritivo

 

Relatório ou Parecer Descritivo – Maiores Desafios

Quais são os maiores desafios na hora de fazer o (Relatório Descritivo ou Parecer Descritivo) ?

  • Prestar atenção em todos os alunos e em cada aluno;
  • Reunir o máximo de informações possíveis sobre o aluno, tanto no contexto individual quanto nas suas relações com o meio;
  • Considerar os instrumentos de avaliação;
  • Priorizar as produções;
  • Explicitar o desenvolvimento do aluno, considerando os aspectos sociais, cognitivos e psicomotores;
  • Priorizar os aspectos cognitivos e comportamentais;
  • Vincular o parecer à proposta pedagógica, aos planos de estudo e aos planos de trabalho;
  • Indicar estratégias para a superação das dificuldades;
  • Apontar a participação, a interação, a colaboração;
  • Refletir profundamente sobre a ação educativa;
  • Despir-se de concepções sócio-afetivas e emocionais sem desumanizar-se.

“A escrita – representação da fala, re-apresenta o que nossa consciência pedagógica se deflagra”. (Freire, M. 1989, p.5).


O QUE NÃO DEVEMOS FAZER NA HORA DO RELATÓRIO DESCRITIVO?

  • Listar apenas algumas habilidades aleatoriamente sem uma conexão;
  • Enfatizar apenas as habilidades que o aluno ainda não adquiriu, aparentando muitas vezes, que o “problema” é irreversível.

EX. “o aluno não conhece”, “não sabe”, “não realiza”, etc…

Modelo de Relatório da turma para Educação Infantil

A turma do _______° período, turma _______ , turno _______ – revelou-se bem disposta a aquisição cognitiva das atividades propostas no Ensino Infantil.
São crianças gentis, criativas e que estão desenvolvendo-se bem de acordo com sua maturação.
Começamos o segundo semestre trabalhando as diversas áreas do conhecimento com o auxilio de multiplos matérias confeccionados pela professora Simone Helen Drumond (Planejamento, projetos e atividades interdisciplinares), porém dois temas latentes no contexto desta turma. Os temas foram: EM BOCA SAUDAVEL NÃO ENTRA CARIE e HIGIENE.
As crianças apresentaram-se naturalmente curiosidades sobre o novo contexto de trabalho, participaram com afinco das atividades e foi latente a diferença entre a aprendizagem por meio do contexto lúdico e a aprendizagem linear. Friso que verdadeiramente o lúdico encanta, aflora e contextualiza o conhecimento de mundo, tornando a aprendizagem verdadeiramente SIGNIFICATIVA e CONCRETA ao contexto infantil.
Com relação à linguagem oral os alunos apresentaram um ótimo desenvolvimento na dicção e também não tiveram dificuldade para expressar suas necessidades. A timidez ao compartilhar seus saberes aos colegas e expor-se, eram latentes nos alunos ……………….., ……………….. e ………………………
Outro aspecto que foi bastante relevante no desenvolvimento dos alunos foi o desenvolvimento das habilidades gráficas (escrita, desenho e pintura). As crianças usam os lápis de cores com autonomia e criatividade. E já possuem uma coordenação motora fina mais desenvolvida.
Reconhecem todas as letras do alfabeto de A a Z, assim como os numerais e formas geométricas.
Os insetos da escola sempre geravam entusiasmos nas atividades de pintura, recorte e colagem. Em 60% dos desenhos livres, este tema foi fator relevante, podemos assim, perceber que o conhecimento cientifico se dá nas bases do Ensino Infantil.
Nas atividades de artes visuais que acontecem geralmente nas sextas-feiras e percebe-se que os alunos, já exploram, com certa habilidade, manipulam e utilizam meios, materiais e variados suportes gráficos como pincel, telinha de e pote de tinta. Criam desenhos e pinturas livres ou dirigidos. Percebe-se que a aluna já apresenta garatujas ordenadas.
Demonstram cuidado com os materiais, trabalhos e objetos produzidos individualmente ou em grupo.
Conseguem observar elementos da linguagem visual: forma, cor, volume e textura, no entanto sem muita precisão, pois conceitos como macio, áspero ou liso, ainda estão sendo construídos.
Com relação à psicomotricidade que engloba esta faixa etária, a música e o movimento, foram fatores relevantes ao desenvolvimento da coordenação global dos educandos. É possível, perceber que os alunos, já fazem uso do equilíbrio, o que vem ampliando progressivamente a destreza para deslocarem-se no espaço em atividades que exijam movimentos como, correr, pular, engatinhar, arrastar, rolar e etc.
Os alunos apresentam concentração normal em atividades de percepção auditiva, visual e oral. Gostam de ouvir histórias, assistir filmes educativos, teatro de fantoches, além de dançar, cantar e dramatizar.
São crianças que socializam suas tarefas e fazem comentários com o grupo de colegas.

Confira o Modelo de Relatório da turma para Educação Infantil mostrado acima em WORD:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou feliz com sua visita! volte sempre