20 junho 2020

5 sugestões de atividades sobre festas juninas

Resultado de imagem para imagen juninas

Fogueira de mentirinha, bandeirinhas cortando o céu da quadra da escola, comidas, vestimentas e danças características… Neste ano, por conta da pandemia,  as festas juninas não vão acontecer como conhecemos. Mas, apesar do distanciamento social e as aulas suspensas, a celebração popular não precisa passar completamente batida. É possível propor atividades e discussões para refletir sobre a diversidade das manifestações culturais que acontecem no mês de junho. 
Para te inspirar, confira cinco sugestões adaptadas para o ensino remoto que falam sobre as diferentes formas de celebrar as festas juninas:
PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

Será que as crianças já ouviram falar sobre a festa do Bumba meu boi? Essa é uma ótima oportunidade para contar mais sobre a festa e ainda explorar a questão da diversidade cultural. 

Para adaptar a atividade para ser feita a distância, indique que as famílias façam uma pesquisa na internet de conteúdos sobre o tema e organizem um cinema. As educadoras que planejaram essa atividade também sugerem outras ações,
2) Conhecendo e explorando instrumentos da festa do Boi (crianças pequenas)As crianças adoram fazer música! Por isso, que tal aproveitar para oferecer uma experiência musical relacionada com a festa do Boi
Bumba meu boi utiliza instrumentos como tambores, matracas, triângulos e maracas. Para adaptar a atividade para ser realizada em casa, a sugestão é que as famílias pesquisem sobre esses instrumentos e as crianças confeccionem esses instrumentos com materiais simples. Se aprofunde no passo a passo da atividade aqui.
Apesar de ser tradicional do Maranhão, o Bumba meu boi acontece em outros lugares do Brasil. O plano de aula da professora Cristiane Martins Soares sugere que as crianças conheçam a diversidade dessa manifestação cultural e se aprofundem na Festa do Boi de Mamão, celebrada em Santa Catarina. 

Para usar a atividade a distância, sugere-se convidar as famílias a conhecer o Boi de Mamão e fazer uma ilustração com as descobertas. Para saber mais sobre a adaptação do plano, acesse aqui.

PARA ENSINO FUNDAMENTAL 1

4) Diferentes festas juninas (História - 1º ano)
O Brasil é repleto de diversidade. A festa junina não poderia ser diferente! Neste plano de aula, a professora Helena Cristina Cintra Eher propõe que os alunos conheçam as diferentes danças típicas das comemorações celebradas no mês de junho. 

Para o ensino remoto, recomenda-se que sejam utilizados áudios e vídeos para levantar essa discussão. Para saber mais detalhes sobre a adaptação do plano de aula, confira aqui.
Que tal abordar com sua turma a origem das festas juninas? Nesta aula, você pode relacionar elementos da celebração popular nordestina com as festas do mesmo tema que acontecem pelo Brasil inteiro. 

As professoras Judith Nuria Maida e Renata Capovilla sugerem que o educador proponha atividades para os alunos como a construção de maquetes com sucatas, registros fotográficos, entrevistas com familiares e audição de músicas, por exemplo. Veja mais aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou feliz com sua visita! volte sempre