21 janeiro 2020

Silabário de parede simples

Silabário das casinhas parede simples grátis em PDF silabário das casinhas parede sílabas simples foi criado para facilitar o trabalho com a consciência silábica.

Como desenvolver a consciência silábica sem recorrer ao método silábico na alfabetização

“….a possibilidade de desenvolver a consciência silábica em turmas do Ciclo de Alfabetização sem recorrer a exercícios de recitação de família silábicas, típicos dos métodos silábicos. Parte-se do pressuposto de que as práticas pedagógicas na alfabetização não podem se resumir a esses exercícios, tendo em vista que há várias outras habilidades e conhecimentos necessários para se alfabetizar, além da consciência silábica, como mostraram os estudos do Letramento, da Psicogênese da língua escrita e da Consciência Fonológica…” https://lume.ufrgs.br/handle/10183/147858?locale-attribute=es

POR QUE DESENVOLVER A CONSCIÊNCIA SILÁBICA SEM RECORRER AO MÉTODO SILÁBICO?

Conforme afirma Morais (2012, p. 50), para se alfabetizar, é preciso que o aluno se aproprie do sistema notacional alfabético que utilizamos na língua portuguesa. Para esse fim, é preciso que haja compreensão e internalização das suas propriedades conceituais e convenções.
A consciência silábica é uma das habilidades da consciência fonológica. De acordo com Piccoli e Camini (2012), refere-se ao reconhecimento e manipulação da forma como se constituem as palavras a partir das sílabas. Camini (2015) complementa essa definição, afirmando que a consciência silábica envolve oito tipos de operações cognitivas:
1) Identificar sílabas;
2) Produzir sílabas;
3) Contar sílabas;
4) Segmentar palavras em sílabas;
5) Comparar sílabas
6) Adicionar sílabas;
7) Subtrair sílabas;
8) Substituir sílabas

Amostras do silabário
MATERIAL PRODUZIDO PELA PROFESSORA KÁTIA TEIXEIRA

BAIXAR EM PDF  

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou feliz com sua visita! volte sempre