13 janeiro 2020

Cadernos personalizados: 28 ideias inspiradoras para fazer em casa


Tecido, papel colorido, fitas, EVA e renda são alguns materiais usados na customização.

Um novo ano letivo está perto de começar e pede cadernos personalizados. Você pode colocar em prática técnicas artesanais para customizar a capa e deixá-la exclusiva. Há muitas ideias DIY que podem ser colocadas em prática, que reconhecem as preferências de crianças, adolescentes e adultos.
O período de volta às aulas é agitado e repleto de gastos. É preciso comprar o material escolar e etiquetar conforme as exigências da escola. Para economizar, algumas pessoas abrem mão de comprar cadernos com capas populares e optam por criar uma decoração exclusiva.

Ideias incríveis de cadernos personalizados

Caderno personalizado com tecido
O tecido se destaca como um material perfeito para encapar caderno. Há uma infinidade de cores e estampas que possibilitam um projeto de personalização adorável. Na hora de recortar a peça, lembre-se de deixar cerca de 2,5 cm a mais em toda volta para aplicar a cola e fixar.

2 – Unicórnio

Caderno com capa de unicórnio DIY

O unicórnio é uma criatura mágica que faz sucesso entre crianças e adolescentes. Que tal se inspirar nesse ser para personalizar a capa do caderno? O projeto requer papel contact cor de rosa, caneta preta e flores artificiais, além de glitter e papel cartão para fazer o chifre. O passo a passo está disponível em Tikkido.

3 – Quadro negro

Caderno com capa de lousa
Que tal transformar a capa do caderno em uma mini lousa? Essa ideia tem tudo a ver com o ambiente escolar. O efeito de quadro negro é feito com tinta lousa e lápis que imita a escrita com giz branco. Além disso, uma tira de couro foi usada para deixar a encadernação mais charmosa e elegante. Essa ideia combina tanto com alunos quanto com professores.

4 – Rendas

Caderno com capa rendada
Quem gosta de peças delicadas com certeza vai adorar o uso de rendas para personalizar cadernos. Nesse projeto, a renda é fixada na capa do caderno e em seguida ganha um acabamento com tinta spray de tecido. Encontre o tutorial em A Beautiful Mess.

5 – Efeito marmorizado

Caderno com efeito marmorizado
O efeito marmorizado está em alta na decoração. Ele aparece nas bandejas, nas cerâmicas, nos balões, nos vasos, nos relógios de parede e até mesmo nos cadernos. Colocando a técnica em prática, a capa se transforma numa obra de arte. Aprenda como fazer o design em Oh So Beautiful Paper.

6 – Fita adesiva decorativa

Caderno com fita adesiva decorativa
A fita adesiva decorativa, também conhecida como Washi, serve para criar capas alegres e divertidas. O mesmo material pode ser usado para personalizar os lápis.

7 – Papel adesivo que imita madeira

Capa de caderno com papel que imita madeira
Esse projeto é diferente e com estilo rústico, afinal, usa papel adesivo que imita madeira para encapar o caderno.

8 – Bordado

Capa de caderno bordada
Embroidered Notebook DIY
Você pode usar a técnica do bordado para customizar a capa do caderno. As linhas podem formar letras, números e símbolos simples com significados especiais. Confira o tutorial em Make and Fable.

9 – Adesivos

Adesivos na capa do caderno
Use fitas adesivas e papel contact em diferentes cores para criar uma paisagem na capa do caderno.

10 – Couro

Capa de caderno feita de couro
Quem busca requinte e bom gosto pode personalizar o caderno com couro.

11 – Restos de papel e fita

Capa com restos de papel e fita
Pedaços de papel com diferentes estampas servem para decorar a capa do caderno. Em seguida, use um pedaço de fita para fazer a amarração e guardar as canetas.

12 – Formas geométricas

Capa de caderno com forma geométrica
Esse caderno moderno não ganhou apenas uma capa marmorizada, mas também um elemento geométrico pintado com tinta spray cobre. Figuras hexagonais, triângulos e círculos podem ser usados na customização.

13 – Saco de pão

Capa de caderno com saco de pão
O saco de pão, que seria jogado no lixo, rende uma capa de caderno rústica e cheia de estilo. Use aquarelas para decorar.

14 – Imagens de revista

Capa de caderno com imagens de revista
Selecione as suas imagens prediletas em algumas revistas, que tenham a ver com sua personalidade ou gostos pessoais. Em seguida, recorte as figuras na forma de hexágono e cole na capa do caderno.

15 – Feltro

Capa de caderno de feltro
O feltro serve para encapar o caderno infantil e ainda criar algumas figuras decorativas, como é o caso de uma borboleta. Com técnicas básicas de costura e um pouco de criatividade você consegue executar esse projeto em casa.

16 – Mapa

Mapa usado para encapar caderno
Gosta de viagens? A dica é usar um mapa para encapar o caderno e imprimir um pouco da sua personalidade no material escolar.

17 – Rosa e ouro

Capa de caderno nas cores rosa e ouro
A combinação dessas duas cores deixa a capa de caderno com um ar jovem e descontraído.

18 – Efeito galáxia

Capa de caderno de galáxia
Tem gente que se inspira no espaço para fazer uma capa original e criativa. Nesse projeto, o caderno foi encapado com tecido preto e pintado com espuma para simular a galáxia. Tons de roxo, azul e rosa se destacam no design. Aprenda como fazer em Damask Love.

19 – Monstrinho

capa de caderno de monstro
Para criar uma capa de monstro e encantar as crianças, a dica customizar o caderno com pelúcia ou qualquer outro tecido com textura diferente, como manta microfibra. Em seguida, faça as feições do personagem. Assista ao vídeo abaixo e veja como é fácil fazer esse projeto em casa:

20 – Citações escritas à mão

Capa de caderno com frase
Use canetas coloridas para escrever frases impactantes na capa do caderno. Aposte nas fitas adesivas para personalizar as bordas.

21 – Ombré

Capa de caderno com efeito ombré
O efeito ombré tem como principal característica a transição imperceptível de cores em uma determinada superfície. Leve essa ideia para a capa de caderno ou de livro. O tutorial se encontra em Damask Love.

22 – EVA

Capa de caderno personalizada com EVA
Na hora de criar um caderno infantil personalizado, invista no EVA. Esse material emborrachado permite colocar em prática ideias lúdicas e criativas, que encantam a criançada.

23 – Manchas de tinta

Capa com manchas de tinta
Depois de encapar o caderno com papel branco, você pode aplicar algumas manchas de tinta com suas cores prediletas. O resultado será uma arte abstrata.

24 – Mini cacto

Mini cacto na capa de caderno
O canto inferior direito da capa foi personalizado com um mini cacto bordado. Um detalhe simples, delicado e por dentro das tendências.

25 – Cortiça

Caderno encapado com cortiça
Uma forma de deixar a capa mais bonita e resistente é aplicando cortiça.

26 – Lantejoulas

Capa de caderno com lantejoulas
Alegre e colorido, esse caderno teve a sua capa customizada com lantejoulas. Encontre o tutorial em Tikkido.

27 – Quadrinhos

Capa de caderno com quadrinhos
O papel com estampa de quadrinhos é perfeito para decorar os cadernos dos apaixonados por super-heróis.

28 – Capas para impressão

Capas de caderno para imprimir
Essa é uma das formas mais fáceis de personalizar os cadernos. Você só precisa baixar o arquivo, imprimir e fixar na capa do caderno com cola.
Remova o espiral para encapar as duas capas que compõem o caderno. Para preservar as ilustrações e cores, aplique papel contact transparente. Veja abaixo algumas capas de caderno para download:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou feliz com sua visita! volte sempre