25 janeiro 2020

Projeto Vinicius de Moraes




Justificativa:

          Considerando que numa turma de primeiro ano, a leitura e a escrita são trabalhadas de forma prioritária,  e que é importante o educador propor atividades lúdicas que favoreçam a evolução da escrita das crianças, utilizando-se, sobretudo da linguagem visual e auditiva, permitindo que as crianças sejam autoras de suas próprias obras; e ainda que, a formação dos futuros leitores e escritores está vinculada à presença constante dos diversos gêneros textuais, é que darei inicio ao Projeto , que se estenderá do inicio do ano letivo até a sua culminância em novembro, quando faremos a apresentação. Escolhi este  tema Vinicius de Moraes, homenageando-o pelo seu Centenário.
         Há a necessidade de trabalhar o aspecto social, respeitando o interesse dos alunos e suas necessidades proporcionando uma variedade de experiências e vivências educativas.


Objetivo Geral:
  Oportunizar às crianças, o acesso ao universo literário de Vinícius de Moraes, mobilizado pela poesia, música, encenações, recitações de poesias, danças, etc.; levando-as a constituírem uma relação diferenciada com linguagem, ampliando seu vocabulário   e, consequentemente, tornarem-se futuros leitores e produtores de textos competentes.

Objetivos Específicos:
·         -Conhecer a  obra do autor;
·         -Desenvolver a capacidade de pensamento crítico;
  • - Apresentar aos alunos, pais e comunidade escolar a obra do grande autor;
  • -Introduzir o trabalho com a língua escrita através das músicas;
  • -Despertar nos alunos o gosto pela poesia e texto literário;
  • - Trabalhar as músicas sensibilizando os alunos pelos diversos ritmos musicais;
  • - Trabalhar através de brincadeiras a motricidade, esquema e consciência corporal;
  • - Trabalhar as percepções;
  • - Desenvolver a oralidade;
  • - Desenvolver afetividade e sensibilidade;
  • - Introduzir noções e conceitos matemáticos de forma lúdica;
  • - Adequar à sua obra, os conceitos que envolvem meio ambiente (natureza e sociedade), despertando a consciência ecológica e a sustentabilidade;
  • - Identificar progressivamente algumas singularidades próprias das pessoas com as quais convive no seu cotidiano e do poeta e compositor Vinícius de Moraes.


Abertura do projeto:

  •  Apresentação o livro: A Arca de Noé, contando na roda de leitura e aproveitar para identificar algumas informações na capa: ilustração, conteúdo, editora e  autor;
  • Aproveitar para falar sobre o poeta Vinícius de Moraes;
  •  Exibir a história em vídeo baixados do you tube;
Desenvolvimento das atividades:

  •  Listar, no quadro, com a ajuda dos alunos os possíveis  animais que poderiam ter entrado na arca. Aproveitar a lista de animais e  trabalhar com os  seus respectivos pares (masculinos e femininos);
  • Na Arca de Noé de nossa turma, vamos trabalhar com poemas e letras de música de Vinícius de Moraes do CD Arca de Noé 1 e 2;
  • Cada música trabalhada será um par de animais que embarcaram na Arca;
  • Uma Arca estará exposta na sala para a entrada dos animais;
  • Poema: As borboletas
  • O professor deverá escrever em papel pardo (em forma de cartaz) o poema  AS BORBOLETAS pendurar na parede da sala em local visível e acessível, para realizar a leitura junto com os alunos;
  •  individualmente em seus cadernos os alunos irão completar o poema as palavras que estão faltando dando destaque as palavras com iniciais da consoante B;
  •  Apresentação do poema para outras turmas da escola;
  •  Montagem do painel na sala de aula.

  • Poema: O PATO PATETA

  • O professor deverá escrever  em papel pardo (em forma de cartaz) o poema O PATO PATETA  e pendurar na parede da sala, em local visível e acessível, para  realizar a leitura junto com os alunos. Na sequência o professor poderá colocar o CD (disponível no youtube) com a música do poema  e em seguida cantar com os alunos. Após cantarem o poema do Pato, os alunos deverão realizar as seguintes tarefas:


    • Identificar e copiar no caderno as palavras com a letra P;
    •  Fazerem  lista de objetos com a letra P;
    • Trabalhar versos, estrofes e rimas;
    • Todos deverão ilustrar o poema;
    • O professor assumirá o papel de escriba e escrever no quadro, com a ajuda dos alunos,  um texto narrativo sobre o pato;
    • Utilizar o poema  como quebra-cabeça   para que os alunos possam colocar os  versos e palavras na seqüência correta;
    • O poema xerocado em forma de  texto lacunado para ser preenchido com palavras que faltam, visualizando sempre o poema;

Exemplo de texto lacunado:
O Pato (Vinícius de Moraes)


Lá vem o ..................


Pata ..................,

pata ........................

La vem o ......................

Para ver o que é que há.

O Pato .............................


Pintou o ........................

Surrou a ........................

Bateu no .........................

Pulou do .........................
No pé do ..........................
Levou um .........................
Criou um .........................
Comeu um .......................
De ..............................
Ficou ..............................
Com dor no ..................
Caiu no ...........................
Quebrou a .................
Tantas fez o .................
Que foi pra ....................


  •  Poema : A PULGA

A Pulga
Vinícius de Moraes
Um, dois, três

Quatro, cinco, seis
Com mais pulinho
Estou na perna do freguês

Um, dois, três
Quatro, cinco, seis
Com mais uma mordinha
Coitadinho do freguês

Um, dois, três
Quatro, cinco, seis
Tô de barriguinha cheia
Tchau

Para trabalhar o poema A PULGA, o professor deverá utilizar a mesma sequência de trabalho desenvolvida no poema AS BORBOLETAS E O PATO:
  • Escrever o poema em papel pardo, fixar o cartaz na parede, fazer leitura coletiva e individual;
  • Cantar o poema com os alunos;
  • Trabalhar com lista de palavras (animais nocivos ao homem);
  • Trabalhar a escrita dos números de 1 a 10;
  • Ilustrar o poema;
  • Retornar a lista de objetos com  P, para fixar;
  • Aproveitar o tema  e trabalhar com anúncios ( texto informativo )sobre orientações para a prevenção de doenças transmitidas por animais (raiva, calazar, etc); 
  • Fazer, coletivamente, uma lista de cuidados que devemos ter com nossos bichinhos de estimação;
  •  Poema: A CASA

A Casa
Vinícius de Moraes






Era uma casa

Muito engraçada
Não tinha teto
Não tinha nada
Ninguém podia
Entrar nela não
Porque na casa
Não tinha chão
Ninguém podia
Dormir na rede
Porque na casa
Não tinha parede
Ninguém podia
Fazer pipi
Porque penico
Não tinha ali

Mas era feita
Com muito esmero
Na rua dos bobos
Número zero.
Confeccionar cartaz com o poema A CASA e fixar na sala de aula. Levar CD com a música do poema e cantar com os alunos.
  • Ilustrar o poema;
  • Trabalhar versos, rima e estrofes;
  • Fazer leitura coletiva do poema com os alunos;
  • Pedir que  identifiquem, no cartaz, algumas  palavras principais com consoante C;
  • Trabalhe a palavra chave CASA, com que letra começa?  Quantas letras tem a palavra? Quantos pedacinhos, sílabas?Vamos contar nas palminhas? CA-SA; Que outras palavras vocês conhecem iniciam com essa mesma letra? Vamos escrever uma lista de palavras que iniciem com a letra C?  
  • Tipos de moradias que eles conhecem, o professor será o escriba na produção de texto que fale sobre o lugar aonde eles moram, interrogue-os, questione-os, levem os a pensar e analisar a situação,                                                                                                                                              


  •  Poema: O RELÓGIO

O Relógio
Vinícius de Moraes

Passa tempo, tic-tac

Tic-tac, passa hora
Chega logo, tic-tac
Tic-tac, vai-te embora
Passa, tempo


Bem depressa

Não atrasa
Não demora


Que já estou

Muito cansado

E já perdi toda alegria

De fazer meu tic-tac
Dia e noite


Noite e dia

Tic-tac

Tic-tac

Dia e noite
Noite e dia
  • Fazer leitura coletiva do poema fixado na parede da sala;
  • Cantar o poema (utilizar CD) ;
  • Escrever lista de palavras com R;
  • Fazer lista dos dias da semana e dos meses do ano ( professor, leia depois cada palavra com os alunos, identifique meses que começam com a mesma letra , que tem o mesmo número de sílabas, identifique o mês em que os alunos fazem aniversário, etc. Faça o mesmo com os dias da semana);
  • Montar calendário, identificando os feriados , dias úteis da semana e finais de semana;

  •  Poema: A FOCA

A Foca


Vinícius de Moraes

Quer ver a foca


Ficar feliz?

É por uma bola

No seu nariz.


Quer ver a foca
Bater palminha?
É dar a ela
Uma sardinha.

Quer ver a foca
Comprar uma briga?
É espetar ela
Na barriga!
  • Assim como os outros poemas este também deverá ser escrito no cartaz e afixado em sala de aula;
  • Fazer leitura coletiva do poema;
  • Cantar o poema com os alunos;
  • Ilustrar o poema;
  • Escrever lista de palavras que iniciam com a letra F;
  • Escrever texto coletivo ( professor assume o papel de escriba) sobre a foca ou outros animais que vivem no circo;
  • Preencher lacunas.
  • Poema: O gato
  • Poema: O pinguim
  • Poema: O elefantinho
  • Poema: A corujinha
  • Poema: As abelhas

  • OUTRAS ATIVIDADES:
  • Aproveite para colocar em ordem alfabética as palavras escritas nas listas.
  • Realize atividades de cruzadinhas envolvendo adivinhações sobre os animais.
  • Peça que recortem e colem  letras e jornais ou revistas  para montarem  palavras no caderno.
  • Brinque de Bingo com nomes de animais e objetos.
  • Utilize o alfabeto móvel para construir frases relacionadas aos poemas.
  • Promova Jogos de sílabas e letras .
  • Faça auto  ditado utilizando gravuras com as palavras dos poemas .
  • Estimule a escrita dos poemas que os alunos já conhecem de cor.
  • Gravuras, murais, cantinhos, livros, discos, CDs e outros coletados;

  •  Realizar leituras de imagens através da internet.
Recursos Complementares

Vídeo Arca de Noé (vídeo)

O Pato Pateta (vídeo)

A Casa (vídeo)

A Pulga (vídeo)
Ainda não encontrei

A FOCA (vídeo)

O gato

O pinguim

O elefantinho

Avaliação

A avaliação processual e contínua , deverá ser  realizada em todas as etapas do projeto envolvendo a observação, participação, realização de atividades, interesse dos alunos e análise reflexiva constante  das tarefas desenvolvidas em sala de aula para que assim o professor possa perceber os avanços , necessidades e dificuldades dos alunos e fazer as intervenções necessárias.

Culminância

  • Realização de  apresentações das poesia
  • Elaboração de um portfólio diário coletivo on line,  Ao final do projeto grave as poesias cantadas e atividades realizadas pelos alunos  em CD e distribuição para a turma (eles vão adorar!)...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou feliz com sua visita! volte sempre