Ainda que o nosso ânimo reflita um ano de muito trabalho, não podemos negar que ele passou muito rápido! Já estamos em dezembro, finalizando o ano letivo dos alunos e de seus familiares, o nosso e dos nossos familiares também – afinal, eles acabam tendo que se adaptar ao calendário escolar tanto em relação aos horários, momentos de dedicação ao trabalho e de folga, quanto às nossas alterações de humor. Por fazer parte da vida de tantas pessoas é mais do que natural a escola garantir momentos de celebração. Chegou um deles, vamos celebrar!
Claro que alguns podem perguntar: “O que temos para celebrar? As tragédias humanas? Os resultados não foram assim tão bons a ponto de celebrarmos!”. Mas eu já digo que discordo totalmente disso! No dicionário, celebrar significa “prestar solenidade” e, sem dúvida, trabalhar com Educação nos permite ter sempre motivos para tal. Afinal, com a convivência diária, certamente, foram inúmeros os momentos e as situações em que pudemos contribuir para a formação de nossos alunos. Tivemos oportunidade de mostrar quem somos e, por meio de nossas ações, servir de inspiração. E inspirar positivamente é motivo para celebrar!
E o que mais merece celebração? Inserir nossos alunos nos pequenos rituais socialmente desejáveis – como o ato de dar bom dia, agradecer e pedir por favor e com licença –, por meio de uma postura habitualmente respeitosa e polida, sem dúvida, causou efeitos positivos na formação de todos. Oferecer escuta em situações diversas de conflitos, com certeza, também inspirou confiança nos alunos. Outro exemplo? Por meio das oportunidades diversas que foram garantidas para que todos avançassem na construção do conhecimento, meninos e meninas puderam exercitar a tolerância e o respeito à diversidade.Reconhecer os sentimentos e contextos, sem validar ações desrespeitosas, por sua vez levou a garotada a refletir mais sobre as próprias atitudes. Seguramente, ajudar os estudantes a analisar as situações e os fatos, e não as pessoas, possibilitou que fossemassertivos e usassem uma linguagem mais construtiva. Demonstrar interesse e respeito por todos, insistindo em destacar os valores morais presentes nas ações do dia a dia, ainda possibilitou que os alunos reconhecessem e legitimassem, em si mesmos e nos pares, características que eram despercebidas ou desprestigiadas entre a garotada.
Você ainda acha que não há motivo para celebração? Tudo isso, e muitas outras coisas conquistadas ao longo do ano, retrata o nosso compromisso de educador que se reconhece também como guia moral de seus alunos, cuidando, portanto, das próprias atitudes para serem fonte de inspiração. Não podemos fechar o ano de trabalho sem compartilhar essa reflexão. Reúna sua equipe e faça o convite: “Vamos celebrar porque certamente fizemos a diferença na vida de todos aqueles com os quais convivemos!”.!
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Flávia Vivaldi
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