14 julho 2015

A importância das experiências para a criança pequena

Foto: importância das experiências



A vida do seu filho é construída por experiências e, é por meio delas, que a aprendizagem deslancha. Mas como proporcionar boas experiências a ele?



Fique tranquila: tudo é mais simples do que parece! As situações cotidianas são um rico ponto de partida para se explorar e intensificar essas experiências! É necessário, porém, que se passe a olhar para vida de uma maneira mais cuidadosa. É preciso criar a oportunidade de dar uma "paradinha" e, de fato, observar seu entorno. Assim você verá que poderá colaborar para que seu filho internalize, sem sofrimento, informações a que está constantemente sendo exposto.
Primeira InfânciaTudo sobre Primeira Infância
Veja outras reportagens sobre os primeiros anos de vida e baixe de graça a revistinha com todas as dicas
A vivência de boas experiências - sensoriais, emocionais e sociais - fundamenta a base de um adequado desenvolvimento infantil. Por isso, vale pensar sobre isso e começar a proporcioná-las a seu filho desce o nascimento. Sonia Madi, psicopedagoga do CENPEC, salienta que os pais devem ser cuidadosos ao incentivar seu filho a ir além daquilo que dá conta de fazer! As crianças são diferentes e vivem as experiências com sensações diversas. Na mesma família existe, por exemplo, uma criança mais destemida que se aventura a jogos corporais complexos e outra mais temerosa e retraída. Portanto, a maneira que os pais devem estimulá-las frente ao desafio será absolutamente diferente.
Vera Tschiptschin Francisco - psicanalista, pedagoga e membro-fundadora da Gesto Psicanálise - explica que as experiências sociais acontecem naturalmente na rotina diária da criança e alinham o desenvolvimento dela. Ressalta que é importante lembrar porém, que essas experiências se enriquecessem "com a presença de um adulto que transita entre uma proximidade e uma distância maior da criança, dependendo da situação, ou seja, ora ele entra e atua na experiência e ora observa e se coloca ao alcance dessa criança, caso ela necessite". Esse mediador pode, então, fazer com que a criança pare, perceba, aproveite as interações e amplie os conhecimentos. Pode também auxiliá-la a experimentar o "estar sozinha", o que vai ajudar a criança a descobrir as próprias ferramentas para lidar com as situações e ir se sentido cada vez mais parte do mundo em que vive.
Veja como fazer isso de uma maneira natural, seguindo as dicas abaixo.http://educarparacrescer.abril.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou feliz com sua visita! volte sempre