20 junho 2015

É de pequenino que se combate o tabagismo

Foto:
"O fumo passivo oferece tantos riscos quanto o fumo ativo. Por isso os pais devem ser mais responsáveis ao escolher fazer uso dessa droga", diz Adriana Fóz.

O tabagismo é uma doença pediátrica. Assustou-se com essa afirmação? Pois é a mais pura verdade. Mais do que simplesmente um vício, o tabagismo é hoje classificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma enfermidade relacionada à infância já que a idade média de iniciação no ato de fumar acontece por volta dos 15 anos. As estatísticas mostram que 90% dos fumantes começam a ingerir tabaco antes dos 19 anos! Segundo dados da OMS, aproximadamente seis milhões de pessoas morrem anualmente em consequência de problemas de saúdedecorrentes do fumo. 


"Devemos trabalhar muito para evitar que adolescentes experimentem ou usem cigarros com frequência, pois é nessa fase que a dependência costuma se instalar. Quando o adolescente começa a fumar não consegue perceber o quanto está colocando a sua saúde em risco, justamente porque as doenças decorrentes do tabagismo só se apresentarão mais tarde em suas vidas", afirma João Mauricio Castaldelli Maia, professor da Faculdade de Medicina do ABC e Presidente do Centro de Estudos em Saúde Mental do ABC.

As estatísticas mais recentes da OMS mostram que em 2010 o tabagismo atingia 18% da população brasileira, o equivalente a 25,5 milhões de pessoas. A organização apontou que o país vem fazendo esforços para diminuir esse número e projeta que em 2025 a porcentagem deve cair para 12%. Trata-se de uma batalha urgente, já que não só o fumo ativo, mas também o passivo (que costuma atingir em especial as crianças que convivem com adultos fumantes) aumentam os riscos de doenças. Segundo o Ministério da Saúde, o fumo passivo pode ser letal e eleva em 30% as chances de desenvolver câncer de pulmão e em 24%, o risco de infarto.

Embora a informação conste hoje de todas as embalagens de cigarro, nunca é demais lembrar que a fumaça do cigarro contém mais de 4,7 mil substâncias tóxicas. Entre elas está o alcatrão, comprovadamente cancerígeno. Além disso, o monóxido de carbono da fumaça dificulta a oxigenação do sangue e pode levar a problemas como a aterosclerose (caracterizada pela obstrução dos vasos sanguíneos). Outra substância presente é a nicotina, droga que causa dependência, acelerando a frequência cardíaca e colaborando para o desenvolvimento da hipertensão.

Veja a seguir as explicações dos especialistas sobre o tabagismo e como evitar que crianças e adolescentes comecem a fumar.http://educarparacrescer.abril.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou feliz com sua visita! volte sempre