PÚBLICO ALVO
Alunos de 1º e 2º períodos
DURAÇÃO
Fevereiro a Novembro de 2010
JUSTIFICATIVA
A idade de 4 e 5 anos é a idade em que a criança começa a selecionar os alimentos, a partir daí ela pode começar a recusar alguns tipos, principalmente verduras e legumes e se não for incentivada a ingerir estes alimentos pode estabelecer maus hábitos alimentares para toda vida.
Acreditamos que durante a educação infantil é o melhor momento para tratarmos de bons hábitos da vida cotidiana, por isso desenvolveremos este projeto. Associando a alimentação à introdução da alfabetização, para tanto apresentaremos ao aluno uma série de alimentos escolhidos segundo as letras do alfabeto e que serão apresentados seguindo a ordem do mesmo; assim o descobrimento das letras do alfabeto se dará de forma prazerosa bem como o contato com os diversos tipos de alimentos que serão oferecidos no decorrer do projeto.
OBJETIVOS
Incentivar a alimentação;
Despertar o aluno para os bons hábitos alimentares;
Trabalhar a Pré-Alfabetização de forma divertida e prazerosa;
Estimular o paladar;
Levar o aluno a descoberta de novos sabores;
DESENVOLVIMENTO
Etapa de estruturação: Elaboração de uma lista alfabética dos alimentos; através desta lista os professores se orientarão para elaborar as atividades referentes a cada alimento.
Etapa de apresentação: Será apresentado aos alunos um alimento por semana, através de degustação e conversa sobre o mesmo, neste momento os alunos receberão informações úteis e curiosidades a respeito daquele alimento; esta etapa será feita com todos os alunos reunidos.
Etapa de prática: É a etapa da sala de aula, os alunos desenvolverão as atividades voltadas ao tema e cada professor explorará este trabalho ao seu modo e como sua turma necessitar.
CRONOGRAMA
- Fevereiro - Construção das idéias do projeto - Professores e pedagoga;
- Março 1º semana - Formação da lista alfabética dos alimentos – Professores e pedagoga;
- Março 2º semana - Elaboração do cronograma de apresentação dos alimentos; Distribuição dos alimentos para a responsabilidade de cada professora - Professores e pedagoga;
- 22 de março abertura do projeto: Teatro de fantoches “Comer pra quê?” Músicas sobre alimentação e máscaras de alimentos; - Toda a equipe;
- Nos meses seguintes execução segundo cronograma;
- Durante a execução: Acompanhamento da aceitação da merenda, como forma de levantar dados sobre o resultado do projeto – Eventual e pedagoga;
- 30 de novembro: culminância; salada de frutas. Toda a equipe;
RECURSOS MATERIAIS
Alimentos da lista para a degustação;
Fogareiro e vasilhames para a preparação de alguns alimentos;
Vasilhames para servir;
Material de papelaria para execução;
Frutas para a culminância;
CD com músicas de alimentação;
Fantoches;
Livros didáticos e para-didáticos com material sobre o tema;
AVALIAÇÃO
Dar-se-á durante todo o projeto através dos levantamentos sobre merenda e conversa com os pais sobre o resultado em casa; os levantamentos serão expostos através de gráficos. A avaliação sobre o processo de alfabetização também será feita de forma contínua durante o projeto e será registrada através de avaliações diagnósticas periódicas.
http://www.ensinar-aprender.com.br/
PÚBLICO ALVO
Alunos de 1º e 2º períodos
DURAÇÃO
Fevereiro a Novembro de 2010
JUSTIFICATIVA
A idade de 4 e 5 anos é a idade em que a criança começa a selecionar os alimentos, a partir daí ela pode começar a recusar alguns tipos, principalmente verduras e legumes e se não for incentivada a ingerir estes alimentos pode estabelecer maus hábitos alimentares para toda vida.
Acreditamos que durante a educação infantil é o melhor momento para tratarmos de bons hábitos da vida cotidiana, por isso desenvolveremos este projeto. Associando a alimentação à introdução da alfabetização, para tanto apresentaremos ao aluno uma série de alimentos escolhidos segundo as letras do alfabeto e que serão apresentados seguindo a ordem do mesmo; assim o descobrimento das letras do alfabeto se dará de forma prazerosa bem como o contato com os diversos tipos de alimentos que serão oferecidos no decorrer do projeto.
OBJETIVOS
Incentivar a alimentação;
Despertar o aluno para os bons hábitos alimentares;
Trabalhar a Pré-Alfabetização de forma divertida e prazerosa;
Estimular o paladar;
Levar o aluno a descoberta de novos sabores;
DESENVOLVIMENTO
Etapa de estruturação: Elaboração de uma lista alfabética dos alimentos; através desta lista os professores se orientarão para elaborar as atividades referentes a cada alimento.
Etapa de apresentação: Será apresentado aos alunos um alimento por semana, através de degustação e conversa sobre o mesmo, neste momento os alunos receberão informações úteis e curiosidades a respeito daquele alimento; esta etapa será feita com todos os alunos reunidos.
Etapa de prática: É a etapa da sala de aula, os alunos desenvolverão as atividades voltadas ao tema e cada professor explorará este trabalho ao seu modo e como sua turma necessitar.
CRONOGRAMA
- Fevereiro - Construção das idéias do projeto - Professores e pedagoga;
- Março 1º semana - Formação da lista alfabética dos alimentos – Professores e pedagoga;
- Março 2º semana - Elaboração do cronograma de apresentação dos alimentos; Distribuição dos alimentos para a responsabilidade de cada professora - Professores e pedagoga;
- 22 de março abertura do projeto: Teatro de fantoches “Comer pra quê?” Músicas sobre alimentação e máscaras de alimentos; - Toda a equipe;
- Nos meses seguintes execução segundo cronograma;
- Durante a execução: Acompanhamento da aceitação da merenda, como forma de levantar dados sobre o resultado do projeto – Eventual e pedagoga;
- 30 de novembro: culminância; salada de frutas. Toda a equipe;
RECURSOS MATERIAIS
Alimentos da lista para a degustação;
Fogareiro e vasilhames para a preparação de alguns alimentos;
Vasilhames para servir;
Material de papelaria para execução;
Frutas para a culminância;
CD com músicas de alimentação;
Fantoches;
Livros didáticos e para-didáticos com material sobre o tema;
AVALIAÇÃO
Dar-se-á durante todo o projeto através dos levantamentos sobre merenda e conversa com os pais sobre o resultado em casa; os levantamentos serão expostos através de gráficos. A avaliação sobre o processo de alfabetização também será feita de forma contínua durante o projeto e será registrada através de avaliações diagnósticas periódicas.
http://www.ensinar-aprender.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Estou feliz com sua visita! volte sempre