19 junho 2014

CORES PARA CRIANÇAS: APRENDENDO A FAZER TINTAS E A MISTURAR CORES

As crianças de hoje tem uma infinidade de brinquedos a sua disposição. Mas sabemos que a brincadeira fica muito mais divertida quando as crianças colocam a mão na massa muito antes da brincadeira começar.
Foto-12
Isso acontece muito quando apresentamos às crianças brinquedos que podem ser feitos de sucata ou brincadeiras que podemos fazer a partir de “objetos” que não usamos mais ou brinquedos que foram deixados de lado. Mas a dica de hoje não é sobre brinquedos reciclados, vamos mostrar como fazer tinta em casa com as crianças e com essa atividade elas também estarão aprendendo as cores.
Toda criança adora brincar com tinta, não é mesmo? É muito bom estimular a produção artística desde cedo nas crianças. Através da pintura elas descobrem um mundo cheio de cores, formas, linhas e imaginação. A pintura para crianças estimula a comunicação, criatividade, sensibilidade e aumenta a capacidade de concentração. Além de estimular tudo o que já foi dito, o uso das tintas propicia a criança a fazer a mistura das cores para a descoberta de uma nova cor, o que torna a brincadeira ainda mais interessante e estimulante.
Vamos às receitas:
1) Fazendo Tinta
- 1 xícara de farinha de trigo
- 1 xícara de sal
- 1 xícara de água
- Corante alimentício
foto-3
Foto-5
Aconselho separar a mistura em vários potes menores antes de colocar o corante. A receita é grande é pode ser usada para se obter várias cores. Uma coisa muito legal dessa receita de tinta é que todos os ingredientes são comestíveis, assim você não precisa se preocupar se seu filho colocar tinta na boca. Caso você não encontre corante alimentício você pode substituí-lo por suco em pó ou preparo de gelatina, a tinta ficará tão bonita quanto!
Foto-7
2) Misturando e Aprendendo as cores
- Vermelho + Amarelo = Laranja
- Azul + Vermelho = Violeta
- Amarelo + Azul = Verde
- Azul + Verde = Azul claro
- Preto + Laranja = Bege
- Azul + Laranja = Marrom
- Vermelho + Verde = Verde Escuro
As crianças podem experimentar uma infinidade de misturas e descobrir a nova cor. Brincadeiras com cores são muito mais divertidas quando as crianças participam de todas as etapas.http://dicaspaisefilhos.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou feliz com sua visita! volte sempre