Dados de identificação:
Nome completo, data de nascimento. filiação, naturalidade, colégio, série, turno, cidade, turno em que estuda, nome do professor da sala regular, AEE e cuidador(caso exista)
O aluno xxxxxx, apresenta um quadro de autismo leve e encontra-se no nível pré-silábico, identifica quase todas as letras do alfabeto e associa a letra à figura, consegue formar e ler algumas sílabas simples, mas não lembra o que leu para descobrir qual foi a palavra lida, identifica os números em sua sequência e desordenadas até 10. Relaciona quantidades ao numeral de valor até 20 com ajuda do professor, mas não identifica o antecessor ou sucessor do mesmo e nem realiza atividades que envolvam as quatro operações. Apresenta interesse em assuntos relacionados a ambiente, espaço e tempo. Na expressão oral, a criança só expõe suas ideias mediante a solicitação da professora, consegue organizar com coerência e pronuncia palavras muito bem.
e
1- OBJETIVO GERAL:
Ampliar o conhecimento do aluno, quanto à leitura, escrita e o numeramento, explorando diferentes caminhos para a formação dos leitores
2.2 - OBJETIVOS ESPECIFICOS:
· Perceber a vinculação fala – escrita e como ela é representada na linguagem escrita, de forma contextualizada;
· Possibilitar que os alunos vivenciem atividades que envolvam textos, palavras e letras significativas;
· Estimular os alunos a querer descobrir os significados dos escritos e a produzir seus próprios textos;
· Utilizar diferentes registros, sabendo adequá-los às circunstâncias da situação comunicativa de que participa;
· Grafar as palavras corretamente;
· Desenvolver no aluno a autoconfiança na sua capacidade de aprender;
· Perceber a vinculação fala – escrita e como ela é representada na linguagem escrita, de forma contextualizada;
· Possibilitar que os alunos vivenciem atividades que envolvam textos, palavras e letras significativas;
· Estimular os alunos a querer descobrir os significados dos escritos e a produzir seus próprios textos;
· Utilizar diferentes registros, sabendo adequá-los às circunstâncias da situação comunicativa de que participa;
· Grafar as palavras corretamente;
· Desenvolver nos alunos a autoconfiança na sua capacidade de aprender;
2- METODOLOGIA:
· Utilização do método fônico para o descobrimento da relação escrita, som e o movimento da boca ao pronunciar as letras e sílabas.
· Utilização de conceitos, recursos e princípios associados ao numeramento.
· Utilização do software EdLim,
· Utilização de textos variados
· Confecção de livro sensorial
· Utilização de jogos variados: memória, quebra-cabeça, cruzadão, correspondência; sequência de figuras; cores e sombras etc.
· Confecção de um dado fônico das vogais.
· Confecção de um silabário para pesquisa das sílabas simples e complexas.
· Organização do cantinho da leitura
· Brincadeiras lúdicas
· Confecção de pranchas de comunicação
· Confecção de cartazes ilustrativos
· Organização de uma apostila com atividades relacionadas ao método fônico.
· Confecção de um alfabeto móvel
· Utilização do Material dourado
· Utilização do Tangran
· Utilização de Massa de modelar
· Registro das atividades realizadas em portfólio e redes sócias:
. 4- PARCERIAS NECESSÁRIAS PARA O APRIMORAMENTO DO ATENDIMENTO:
· Família; professor da sala regular; professor da SRM; colegas de turma; equipe escolar; fonoaudiólogo e cuidador educacional.
5- RESPONSABILIDADE PELO ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES
:
· A responsabilidade pela elaboração do plano é do professor do AEE, cuja execução é de responsabilidade da equipe escolar: professor da sala regular, cuidador educacional e da família.
· Receberão orientação do professor de AEE sobre serviços e recursos oferecidos ao aluno: o professor de sala de aula comum; o cuidador educacional, profissionais da escola e os colegas de turma.
6- CRONOGRAMA DE ATENDIMENTO:
Período do atendimento: de fevereiro a dezembro
Frequência: três vezes por semana
Tempo: 50 min.
Composição: individual , em dupla e trio.
7- AVALIAÇÃO DO PLANO:
· A avaliação será contínua, com anotações em fichas e acompanhamento do portfólio durante o processo, observando a de evolução do aluno, levando em consideração os avanços ou recuos, para que seja possível uma reorientação quando necessário.
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