23 junho 2023

PLANO DE ATENDIMENTO PARA AUTISTAS



Dados de identificação:

Nome completo, data de nascimento. filiação, naturalidade, colégio, série,  turno, cidade, turno em que estuda, nome do professor da sala regular, AEE  e cuidador(caso exista)



O aluno xxxxxx, apresenta um quadro de autismo leve e encontra-se no nível pré-silábico, identifica quase todas as letras do alfabeto e associa a letra à figura, consegue formar e ler algumas sílabas simples, mas não lembra o que leu para descobrir qual foi a palavra lida, identifica os números em sua sequência e desordenadas até 10. Relaciona quantidades ao numeral de valor até 20 com ajuda do professor, mas não identifica o antecessor ou sucessor do mesmo e nem realiza atividades que envolvam as quatro operações. Apresenta interesse em assuntos relacionados a ambiente, espaço e tempo. Na expressão oral, a criança só expõe suas ideias mediante a solicitação da professora, consegue organizar com coerência e pronuncia palavras muito bem.

e


1-      OBJETIVO GERAL:

 Ampliar o conhecimento do aluno, quanto à leitura, escrita e o numeramento, explorando diferentes caminhos para a formação dos leitores

2.2 - OBJETIVOS ESPECIFICOS:

·         Perceber a vinculação fala – escrita e como ela é representada na linguagem escrita, de forma contextualizada;
·         Possibilitar que os alunos vivenciem atividades que envolvam textos, palavras e letras significativas;
·         Estimular os alunos a querer descobrir os significados dos escritos e a produzir seus próprios textos;
·         Utilizar diferentes registros, sabendo adequá-los às circunstâncias da situação comunicativa de que participa;
·         Grafar as palavras corretamente;
·         Desenvolver no aluno a autoconfiança na sua capacidade de aprender;
·         Perceber a vinculação fala – escrita e como ela é representada na linguagem escrita, de forma contextualizada;
·         Possibilitar que os alunos vivenciem atividades que envolvam textos, palavras e letras significativas;
·         Estimular os alunos a querer descobrir os significados dos escritos e a produzir seus próprios textos;
·         Utilizar diferentes registros, sabendo adequá-los às circunstâncias da situação comunicativa de que participa;
·         Grafar as palavras corretamente;
·         Desenvolver nos alunos a autoconfiança na sua capacidade de aprender;


2-      METODOLOGIA:

·         Utilização do método fônico para o descobrimento da relação escrita, som e o movimento da boca ao pronunciar as letras e sílabas.
·         Utilização de conceitos, recursos e princípios associados ao numeramento.
·         Utilização do software EdLim,
·         Utilização de textos variados
·         Confecção de livro sensorial
·         Utilização de jogos variados: memória, quebra-cabeça, cruzadão, correspondência; sequência de figuras; cores e sombras etc.
·         Confecção de um dado fônico das vogais.
·         Confecção de um silabário para pesquisa das sílabas simples e complexas.
·         Organização do cantinho da leitura
·         Brincadeiras lúdicas
·         Confecção de pranchas de comunicação
·         Confecção de cartazes ilustrativos
·         Organização de uma apostila com atividades relacionadas ao método fônico.
·         Confecção de um alfabeto móvel
·         Utilização do Material dourado
·         Utilização do Tangran
·         Utilização de Massa de modelar
·         Registro das atividades realizadas em portfólio e redes sócias:


.    4- PARCERIAS NECESSÁRIAS PARA O APRIMORAMENTO DO ATENDIMENTO:

·         Família; professor da sala regular; professor da SRM; colegas de turma; equipe escolar; fonoaudiólogo e cuidador educacional.


5-      RESPONSABILIDADE PELO ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES
:

·         A responsabilidade pela elaboração do plano é do professor do AEE, cuja execução é de responsabilidade da equipe escolar: professor da sala regular, cuidador educacional e da família.  
·         Receberão orientação do professor de AEE sobre serviços e recursos oferecidos ao aluno: o professor de sala de aula comum; o cuidador educacional, profissionais da escola e os colegas de turma.


6-      CRONOGRAMA DE ATENDIMENTO:

Período do atendimento: de fevereiro a dezembro
Frequência: três vezes por semana
Tempo: 50 min.
Composição: individual , em dupla e trio.


                                            7-      AVALIAÇÃO DO PLANO:

·         A avaliação será  contínua, com anotações em fichas e acompanhamento do portfólio durante o processo, observando a de evolução do aluno, levando em consideração os avanços ou recuos, para que  seja possível uma reorientação quando necessário.

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