24 junho 2023

ESTUDO DE CASO para elaboração de um Plano de AEE

 

ESTUDO DE CASO para elaboração de um Plano de AEE
Etapas:
1ª Apresentação do problema

2ª Esclarecimento do problema

3ª Identificação da natureza do problema

4ª Resolução do problema
·         Elaboração do Plano de AEE
·         Avaliação do Plano de AEE

1ª Etapa – Apresentação do problema

O professor diante do problema:
·         Ouve as razões que motivaram o encaminhamento do estudante ao AEE;
·         Anota a queixa trazida pelo professor do estudante, por ele próprio e/ou sua família;
·         Identifica o(s) elemento(s) central(is) do problema – o que precisa ser resolvido do ponto de vista do AEE.

2ª Etapa - Esclarecimento do problema

O professor identifica:
·         O tipo do problema: cognitivo, de linguagem, do contexto escolar, familiar, cultural, de saúde, de desenvolvimento físico, afetivo, social, de aprendizagem...
·         A origem do problema se é: da escola, da sala de aula comum, da relação com o professor, relacionado à família, de material pedagógico, falta de equipamento, socialização; comunicação...
·         Quem são as pessoas envolvidas no problema?
·         Busca e recolhe informações sobre o estudante e seu meio, destaca seus pontos fortes e fracos e suas dificuldades.
O professor pode precisar:
·         Fazer pesquisa bibliográfica para enriquecer seus conhecimentos;
·         Fazer observações na sala de aula do estudante;
·         Observar o estudante nos demais espaços da escola;
·          Fazer entrevista com o professor e com a família;
·          Fazer uma avaliação do estudante na sala de recursos multifuncionais.

3ª Etapa – Identificação da natureza do problema

·         O professor diante da natureza/tipo do problema:
·          Analisa o conjunto de dados e busca relações entre eles;
·          Estuda a situação problemática vivida pelo estudante;
·          Formula suas hipóteses sobre a natureza do problema;
·          Avalia os conhecimentos de que dispõe para entender o problema e dar início à resolução;
·          Escreve as suas conclusões sobre o que está provocando o problema .

4ª Etapa - Resolução do problema

·         O professor questiona:
·          Que recursos humanos e materiais são necessários para resolver o problema?
·         Onde encontrá-los? Estão disponíveis na comunidade?
·         Quais os parceiros e colaboradores que podem contribuir? Onde encontrá-los?
·          Que potencialidade (s) do estudante e do seu meio social e familiar pode (m) ajudar na resolução do problema?


F    Fonte: 7ª DIRED-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou feliz com sua visita! volte sempre