DINÂMICAS DE PÁSCOA! BRINCADEIRAS DE PÁSCOA!
Sugestões de dinâmicas para a páscoa!
Corrida da colher com ovos de Páscoa.
Idade: 5 - 12 anos
Material: Ovos pequenos de chocolate (no mínimo 1 por criança), colher (1 por equipe),
cones (1 por equipe), cestos (1 por equipe) giz.
Objetivo: Executar habilidades motoras fundamentais de locomoção e estabilização.
Realizar trabalho em equipe. Compreender o jogo competitivo.
Jogando:
Dividir as crianças em duas ou mais equipes arrumadas em colunas.
Marcar a linha de saída com giz. Colocar na extremidade oposta os cones.
As colunas devem ficar atrás da linha, um cesto com ovos de chocolate deverá ser
colocado ao lado da primeira criança.
A criança que estiver na frente deverá pegar um ovo na cesta, colocar na colher e
condizir, o mais rápido possível até dar a volta pelo cone e retornar para sua
equipe, entregando a colher para o próximo da coluna. E assim sucessivamente.
A equipe que terminar primeiro será vencedora.
Ao final cada criança fica com o ovo que usou na brincadeira.
Mímica de Páscoa
Idade: 7 - 14 anos
Material: Cartões com desenhos/palavras que retratem símbolos da Páscoa
(ovos, coelho, cesta, símbolos religiosos, alimentos)
Objetivo: Discutir o significado da Páscoa. Expressar-se gestualmente.
Jogando:
Em uma roda de conversa discutir o significado da Páscoa e de seus símbolos.
Esclarecer eventuais dúvidas.
Cada criança deverá retirar um cartão sem que as demais vejam.
Um participante por vez realizará mimica que represente seu cartão e as
demais tentarão adivinhar o que é.
Pode ser feito em grupo.
***
Revezamento do Coelhinho
Idade: 3 - 8 anos
Material: Giz, cones (ou outros materiais para marcar)
Objetivo: Executar habilidade motora fundamental de locomoção (saltar).
Realizar trabalho em equipe. Compreender o jogo competitivo.
Jogando:
Dividir as crianças em duas ou mais equipes. Marcar com o giz a linha de saída/
chegada e com os cones o ponto de retorno.
As equipes deverão permanecer em colunas atrás da linha. Ao sinal a primeira
criança, de cada equipe, deverá sair saltando como um coelhinho até o cone,
contorná-lo e retornar até a linha, onde a próxima criança iniciar é o processo,
até a última.
Vence a equipe que terminar primeiro.
Variações:
Para deixar mais fácil:
- Permitir que o coelho salte da forma que a criança achar melhor.
Para deixar mais difícil:
- Saltar com os pés unidos
- Saltar com impulso
- Saltar com os dois pés
- Saltar de costas
O Salto do Coelhinho
Idade: 3 - 8 anos
Material: Giz (ou outro material para marcar)
Objetivo: Executar habilidade motora fundamental de locomoção (saltar distância) e
estabilização (equilíbrio dinâmico).
Jogando:
Demarcar duas linhas. As crianças deverão saltar de uma linha para a outra,
como se fossem coelhinhos. Aumentar a distância entre as linhas conforme forem
conseguindo executar a tarefa.
O Rabo do Coelho
Idade: a partir de 3 anos.
Material: Cartolina com o desenho de umcoelho da páscoa, de costas. Pom-pom
feito de lá ou outro material. Fita crepe. Venda.
Objetivo: Executar habilidade motora fundamental de locomoção e estabilização.
Melhorar a noção de espaço.
Jogando:
Fixar a cartolina com o desenho em uma parede para que fique ao alcance dos
participantes. Colocar fita crepe no pom-pom.
Solicitar que o participante observe a figura.
Vendar o participante.
Girar o participante vendado, deixando-o de frente para a cartolina. Ele deverá
colar o rabo do coelho no local adequado.
***
***
Caça ao Ovos
Esta talvez seja a brincadeira mais tradicional para a Páscoa. Basicamente os ovos
são escondidos e as crianças devem achá-los, mas existem várias maneiras de
torná-la mais interessante para as crianças.
Idade: 3 - 10 anos
Material: ovos de chocolate (no mínimo 1 por criança). Cesta para recolher os ovos.
Objetivo: Executar tarefa que exija percepção espacial.
Pode ser trabalhado em grupo ou individual.
Detetive
Material específico: farinha ou guache branco.
Esconder os ovos e deixar nas proximidades marcas das "pegadas" do coelho.
Fazer uma roda de conversa e contar em "tom de fofoca" que um coelho muito
atrapalhado decidiu esconder os ovos, mas deixou algumas pistas... Vamos procurar?
!
Coelho bagunceiro
Material específico: Cartolina com o desenho de um coelhinho usando diversos
acessórios (óculos, cachecol, bolsa... e cesto com ovos). Cada um dos acessórios
usado pelo coelho.
Objetivo específico: memorização
Esconder os ovos e deixar nas proximidades um acessório do coelho.
Fazer uma roda de conversa e contar a história do coelho bagunceiro, mostrar a "foto"
do coelho (cartolina desenhada). Pedir para que as crianças ajudem a encontrar os
objetos perdidos.
Tesouro de Páscoa
versão 1Material específico: cartões com pistas (desenhada ou escrita)
Objetivo específico: exercitar o raciocínio lógico.
Esconder todos os ovos em um determinado local. Criar uma pista, que leve até
outra, e mais outra...mais quantas quiser, até os ovos escondidos.
versão 2
Material específico: cartões com pistas (desenhada ou escrita), papel kraft com mapa
rústico do local desenhado, com pistas marcadas.
Objetivo específico: exercitar o raciocínio lógico e noção de ponto de referência.
Esconder todos os ovos em um determinado local. No ponto de partida as crianças
receberão uma pista, deverão procurar no mapa sua localização e se dirigir ao local
para procurar nova pista. Repetir o processo, quantas vezes quiser, até chegar nos ovos
escondidos.
Combinados: se dividir em equipes, identificar as pistas por cores. Instruir às
crianças que se acharem a pista do adversário devem deixá-la no local.
Dica: ter por escrito e detalhadamente os locais onde escondeu as pistas!
***
***
JOGO DA MEMÓRIA COM OVOS:
Idade: 3 - 12 anos
Material: Cartões com desenho de ovos de páscoa cortados ao meio.
Objetivo: Executar habilidade motora fundamental de locomoção, treinar memorização.
Jogando:
Espalhar uma das metades dos cartões por diversos lugares.
Acomodar todas as crianças sentadas lado a lado e entregar a outra metade dos
cartões para elas, um para cada criança.
Os cartões deverão ficar virados com o desenho para baixo até que seja dado o sinal.
Todos irão olhar o cartão ao mesmo tempo e em seguida procurar pela outra metade.
Variações:
Para deixar mais fácil (crianças pequenas):
- Permitir que leve a sua metade do cartão na busca.
Para deixar mais difícil:
- Não permitir que leve o cartão.
- Estipular um tempo para a visualização, cada vez menor.
- Mostrar um cartão para todos e deixar que procurem.
***
Chicotinho queimado com ovos!
Idade: 3 - 12 anos
Material: Mini ovos de chocolate (no mínimo 1 por criança)
Objetivo: Associar palavras. Realizar trabalho em equipe. Compreender o jogo
competitivo.
Jogando:
Dividir as crianças em duas ou mais equipes.
Esconder os mini ovos em diversos locais.
Informar às crianças se estão perto ou longe dos ovos.
Quente: perto
Frio: longe.
Os ovos encontrados serão colocados em cestas. A equipe que recolher mais ovos
será a vencerdora.
Ao final juntar todos os ovos e distribuir para as crianças.
A careta da cenoura
Preparação: Cada elemento recebe uma rodela de cenoura, que deverá colocá-la
no olho, estando com a cabeça inclinada para trás.
Desenrolar: Ao sinal de início do jogo, cada jogador, sem usar as mãos, tentará levar a
rodela de cenoura até a boca, fazendo movimentos com os olhos, boca e nariz. Cada
elemento que conseguir comer a cenoura marcará um ponto.
Onde está o coelhinho
Preparação: Este jogo é ideal para o início do dia. Coloca-se um coelhinho de
pelúcia bem pequeno em um lugar discreto, mas visível.
Desenrolar: A medida que as crianças vão chegando no ambiente pede-se
individualmente que procurem o coelhinho. Cada uma deverá sair na busca, mas
quando achar o coelhinho não deverá dar mostras disso, deverá discretamente sair
e contar para o animador do jogo que o encontrou. Procede-se desta forma até
que todos tenham encontrado o coelhinho.
Hop, hop, coelhinho
Preparação: As crianças ficam em círculo e um dos jogadores é escolhido para iniciar o
jogo.
Desenrolar: O jogador escolhido andará em volta do círculo batendo nas costa de
cada um dos seus componentes dizendo a cada batida a palavra "hop". Irá prosseguindo
assim até que escolherá um jogador e quando bater nas suas costas ele dirá a palavra
"coelhinho". Neste momento ele sai correndo e o jogador escolhido sai correndo atrás
dele. O primeiro jogador estará a salvo se conseguir alcançar o lugar ocupado pelo seu
perseguidor antes que este bata nas suas costas dizendo a palavra "hop". Se isto
acontecer o perseguidor começará novamente o jogo girando em torno do círculo
e batendo nas costas de cada elemento dizendo a palavra "hop". Caso o perseguidor
consiga "pegar" o outro ele voltará ao seu lugar e a criança "pega" repetirá novamente
as ações para nova rodada do jogo..
Corrida "de nariz"
Preparação: Divide-se o grupo em times que contenham quatro a cinco crianças cada
um. Colocam-se as crianças de cada time em fileira atrás de uma linha de partida. Na
frente de cada time deverá haver um ovinho de chocolate para cada criança e distante
cerca de 4m um círculo de giz de cerca de 50 cm de diâmetro.
Desenrolar: Iniciando o jogo o primeiro aluno de cada fileira sai e deverá mover um dos
ovinhos até o interior do círculo tocando-o com o nariz. Vence a equipe que
terminar primeiro com todos os seus ovinhos no interior do círculo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Estou feliz com sua visita! volte sempre