Mais uma data importante está chegando: o Dia do Índio. Comemorado em 19 de abril, o dia celebra a cultura indígena e sua importância na história brasileira. Fugindo um pouco do ponto comum de somente vestir os alunos de índio, que tal preparar uma aula com atividades que apresentem a cultura indígena de forma mais aprofundada? Separamos 7 dicas para te ajudar nessa missão ?
Uma sugestão pode ser usar o livro Uma Amizade (Im)possível – As aventuras de Pedro e Aukê no Brasil colonial, da autora Lilia Moritz Schwarcz, que narra a descoberta do país e o encontro com os índios, mostrando de forma lúdica a convivência dos dois povos.
Outro livro bem interessante que pode ser abordado com as crianças é Aldeias, Palavras e Mundos Indígenas. A história, escrita por Valéria Macedo, convida as crianças a embarcarem em uma viagem pela cultura indígena, como os Yanomami e Krahô.
Através do vocabulário explorado pelo livro, os alunos poderão aprender como se diz “casa” na língua de diferentes tribos e entender melhor como vivem e se organizam.
A ideia inicial é quebrar o estereotipo da imagem do índio como apenas uma fantasia e abrir o olhar dos pequenos para uma diversidade cultural e inclusão na sociedade.
Neste caso, até mesmo Pocahontas – animação da Disney sobre uma Índia nos Estados Unidos – pode ser um exemplo para estimular o imaginário infantil sobre a data. Mas é bem legal que o foco seja no nosso país e nos nossos povos, para que haja uma identificação maior.
Atividades literárias podem ser adaptadas neste plano de aula, aproximando ainda mais a cultura e o retrato do índio ao imaginário do aluno.
Essa é uma atividade muito importante, pois ajuda o aluno a aprender desde cedo a não generalizar a cultura dos índios e saber respeitar sua diversidade. Se quiser trabalhar também com a brincadeira e o lúdico, há um excelente livro chamado Jogos e Brincadeiras do Povo Kalapalo, que pode ajudar a dar mais dinâmica a pesquisa e troca de informações entre as crianças.
As crianças sabem que muitas das comidas que elas consomem vieram dos hábitos indígenas? E o bolo de milho, a tapioca, a pipoca e as frutas nativas? Essas são algumas das opções que o professor pode abordar e planejar para o Dia do Índio. E que tal se cada aluno levar um alimento ou uma receita inspirada nos costumes indígenas?
O mesmo vale para as pinturas corporais. Por que eles se pintam? Quais cores? De onde vem as tintas? Por seu convívio com a natureza, muitos povos indígenas usam as formas que eles identificam na flora (plantas) e na fauna (animais) para pintarem seu corpo e cada grupo tem um tipo de desenho a partir de seus rituais e crença.
Mostre também como são feitas suas casas e os materiais utilizados. Quanto a música, é importante a escolha que o professor irá levar para a classe. É aconselhável que não se pegue músicas que falem apenas sobre os índios e sim músicas de indígenas. A Rádio Yandê pode ser uma ótima fonte de melodias e letras a serem exploradas em sala de aula.
Esta é uma excelente forma de aproximar as crianças do universo indígena. Isso faz com que deixe de ser apenas um personagem no imaginário dos alunos.
O curta-metragem animado Pajerama, sobre um índio que é pego de surpresa com novas experiências, episódios de desenhos como Peixonauta e quadrinhos como o do Papa Capim, personagem criado por Maurício de Souza que retrata de forma divertida o dia a dia dos índios, são ótimas referências.
E mais: lembre-se sempre de não fazer do 19 de abril o único dia do índio na escola. Além da Lei 11.645/08, que incluiu a cultura indígena no currículo escolar brasileiro, é importante que o planejamento pedagógico da escola inclua discussões e atividades sobre a cultura indígena ao longo de todo o ano.
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