02 abril 2021

Sugestões atividades dia do índio aulas remotas

 



Mais uma data importante está chegando: o Dia do Índio. Comemorado em 19 de abril, o dia celebra a cultura indígena e sua importância na história brasileira. Fugindo um pouco do ponto comum de somente vestir os alunos de índio, que tal preparar uma aula com atividades que apresentem a cultura indígena de forma mais aprofundada? Separamos 7 dicas para te ajudar nessa missão ?

1. Conte a história por trás do dia
Antes de mais nada é importante contextualizar o assunto e mostrar para os alunos o porquê dos povos indígenas terem um dia só deles. Programe uma aula sobre a história do Brasil e a relação com os índios, de forma bem dinâmica.

Uma sugestão pode ser usar o livro Uma Amizade (Im)possível – As aventuras de Pedro e Aukê no Brasil colonial, da autora Lilia Moritz Schwarcz, que narra a descoberta do país e o encontro com os índios, mostrando de forma lúdica a convivência dos dois povos.

Outro livro bem interessante que pode ser abordado com as crianças é Aldeias, Palavras e Mundos Indígenas. A história, escrita por Valéria Macedo, convida as crianças a embarcarem em uma viagem pela cultura indígena, como os Yanomami e Krahô.

Através do vocabulário explorado pelo livro, os alunos poderão aprender como se diz “casa” na língua de diferentes tribos e entender melhor como vivem e se organizam.

A ideia inicial é quebrar o estereotipo da imagem do índio como apenas uma fantasia e abrir o olhar dos pequenos para uma diversidade cultural e inclusão na sociedade.

2. Adapte clássicos da literatura
Iracema e O Guarani são dois clássicos da literatura brasileira que podem ser adaptados para o universo infantil e usados como ótimas ferramentas de aprendizagem no Dia do Índio. Descobrindo o Xingu, Menino Poti e Caçadores de Aventuras são outras narrativas muito belas e interessantes que podem ser usadas com as crianças em salas de aula.

Neste caso, até mesmo Pocahontas – animação da Disney sobre uma Índia nos Estados Unidos – pode ser um exemplo para estimular o imaginário infantil sobre a data. Mas é bem legal que o foco seja no nosso país e nos nossos povos, para que haja uma identificação maior.

Atividades literárias podem ser adaptadas neste plano de aula, aproximando ainda mais a cultura e o retrato do índio ao imaginário do aluno.


3. Faça os alunos pesquisarem
Apresente brevemente alguns povos indígenas e depois peça para os estudantes pesquisarem mais sobre suas condições de vida, a área que habitam, seus costumes, seus vocabulários e sua história. Ticuna, Guarani, Caiagangue, Macuxi, Terena, Guajajara, Xavante, Ianomâmi, Pataxó e Potiguara são alguns dos povos existentes no Brasil que oferecem uma rica cultura a ser explorada pelas crianças.

Essa é uma atividade muito importante, pois ajuda o aluno a aprender desde cedo a não generalizar a cultura dos índios e saber respeitar sua diversidade. Se quiser trabalhar também com a brincadeira e o lúdico, há um excelente livro chamado Jogos e Brincadeiras do Povo Kalapalo, que pode ajudar a dar mais dinâmica a pesquisa e troca de informações entre as crianças.


4. Ensine através da culinária  
Além de deliciosas e nutritivas, as comidas também podem estimular uma conversa sobre a biodiversidade e o trabalho de agricultura que os indígenas fazem há milhares de anos. Esta pode ser uma atividade aliada aos conceitos das aulas da ciência da natureza, inclusive.

As crianças sabem que muitas das comidas que elas consomem vieram dos hábitos indígenas? E o bolo de milho, a tapioca, a pipoca e as frutas nativas? Essas são algumas das opções que o professor pode abordar e planejar para o Dia do Índio. E que tal se cada aluno levar um alimento ou uma receita inspirada nos costumes indígenas? 😉

5. Apresente a arte indígena
Depois de aprender os costumes indígenas e seus diferentes povos, que tal embarcar no mundo criativo e conhecer as formas de artes que eles possuem? Peça que os alunos retratem desenhos, pinturas, músicas, histórias, danças e tudo o que lhes chamarem a atenção.


O mesmo vale para as pinturas corporais. Por que eles se pintam? Quais cores? De onde vem as tintas? Por seu convívio com a natureza, muitos povos indígenas usam as formas que eles identificam na flora (plantas) e na fauna (animais) para pintarem seu corpo e cada grupo tem um tipo de desenho a partir de seus rituais e crença.

Mostre também como são feitas suas casas e os materiais utilizados. Quanto a música, é importante a escolha que o professor irá levar para a classe. É aconselhável que não se pegue músicas que falem apenas sobre os índios e sim músicas de indígenas. A Rádio Yandê pode ser uma ótima fonte de melodias e letras a serem exploradas em sala de aula.

6. Convide um indígena para a sala de aula
Se possível, leve um indígena a sua escola para falar sobre seus costumes, sua espiritualidade, sua educação e etc. Ele (a) pode realizar uma aula com diversas tarefas práticas que engajem os alunos, como artesanato, pinturas e brincadeiras tradicionais do seu povo.

Esta é uma excelente forma de aproximar as crianças do universo indígena. Isso faz com que deixe de ser apenas um personagem no imaginário dos alunos.

7. Use desenhos, filmes e quadrinhos para debater o assunto
Sabemos que há algumas retratações genéricas dos índios, mas também há produtos audiovisuais que são muito bons e podem ser ótimos exemplos para uma atividade de narrativa e reflexão na sala de aula.

O curta-metragem animado Pajerama, sobre um índio que é pego de surpresa com novas experiências, episódios de desenhos como Peixonauta e quadrinhos como o do Papa Capim, personagem criado por Maurício de Souza que retrata de forma divertida o dia a dia dos índios, são ótimas referências.

E mais: lembre-se sempre de não fazer do 19 de abril o único dia do índio na escola. Além da Lei 11.645/08, que incluiu a cultura indígena no currículo escolar brasileiro, é importante que o planejamento pedagógico da escola inclua discussões e atividades sobre a cultura indígena ao longo de todo o ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou feliz com sua visita! volte sempre