É sempre preocupante deixar  que as crianças pequenas pintem livremente, sabendo que o conteúdo real das tintas pode não ser muito saudável. Por isso, uma opção excelente é fazer em casa a tinta que os pequenos usarão. É um procedimento fácil e rápido. Deste modo eles podem pintar a vontade, sem causar preocupação nos responsáveis, caso levem a tinta à boca. Postaremos uma receita que testamos. Em breve, mais modos de fazer tinta aqui no Blog.



Receita de tinta caseira comestível para crianças

Assista ao vídeo abaixo:



 Essa tinta é para pintura a dedo, pois a consistência dela fica como uma "geléia", não sendo apropriada para pintura com pincel. Em breve, receitas de tinta caseira para este tipo de pintura.







 2 xícaras de água em temperatura ambiente,
 2 colheres de açúcar (opcional), 
1/2 xícara de amido de milho 
e corantes alimentícios.





    Misture em 2 xícaras de água em temperatura ambiente 1/2 xícara de amido de milho ou Maizena. Se desejar que fique doce, coloque duas colheres de açúcar, mas é opcional, pois o fato de a tinta ser docinha pode fazer com que prefiram comer a tinta que pintar hehe.  No entanto, se preferir, use o açúcar. Veja abaixo a consistência quando você retirar do fogo:






Separe em porções e utilize corante alimentício para tingir. Você pode manter guardada em potinhos fechados. lembrando que a tinta é para pintura a dedo e não pintura com pincel, pois a consistência dela é meio firme. Mexa bem sempre que for utilizar a tinta guardada. Veja abaixo como ela fica, depois de tingida:









Você não precisa ter todas as cores de corante. Lembrando que misturando as cores de corantes você pode obter diversas tonalidades.