Atividade de dia do Folclore
As características do que pode ser definido ou não como folclore foram arduamente debatidas por intelectuais europeus e americanos.
Esse debate, no entanto, não se encerrou, e aqui no Brasil diversos elementos do que se caracteriza como folclore ou são rebatidos ou são relativizados.
Sendo assim, percebe-se que não existe um consenso entre os especialistas, e as características levantadas aqui não são unânimes.
Essa atividade vai ajudar a se situar nesse assunto de maneira rápida e fácil.
História do folclore
O folclore enquanto área de estudo começou a consolidar-se a partir do século XVIII, mas se firmou de fato somente no final do século XIX, quando instituições voltadas para estudos nessa área começaram a surgir na Europa e nos Estados Unidos. Seus especialistas consideram que os grandes pioneiros do estudo do folclore são Johann Gottfried von Herder e os irmãos Grimm.
Na medida em que o interesse pelo assunto disseminou-se, começaram a surgir sociedades voltadas para o estudo do folclore, sendo a citada Sociedade do Folclore (Folklore Society), fundada em 1878, a primeira delas. Essa determinou que dentro do folclore poderia incluir-se:
- Narrativas tradicionais: contos, mitos e lendas populares
- Costumes tradicionais: costumes como as festas populares
- Crenças e superstições: saberes relacionados à magia, bruxaria etc
- Linguagem popular: dialetos falados e os jargões populares
Por meio dessa sociedade londrina, o interesse no estudo do folclore espalhou-se, alcançou outros países da Europa, os Estados Unidos e, por fim, chegou ao Brasil. Claro que, ao longo desse processo, e na medida em que os estudos na área avançavam, novas definições surgiram e avanços sensíveis aconteceram.
Aqui no Brasil, alguns nomes, como Luís Câmara Cascudo, Mario de andrade e Florestan Fernandes, destacaram-se no estudo do folclore. O primeiro congresso realizado no Brasil sobre folclore deu-se somente em 1951, sendo realizado no Rio de Janeiro.
Um dos debates mais importantes que ocorreram nesse evento foi sobre as características para definir-se o que é folclore, algo que até hoje gera muita discussão entre os especialistas.
Folclore Brasileiro
O Brasil, naturalmente, possui o seu conjunto de elementos que formam o folclore brasileiro. É um consenso entre os estudiosos do assunto que danças, festas, lendas, jogos e personagens que compõem o folclore do Brasil são de origem europeia, portuguesa sobretudo, e também indígena e africana.
Sendo assim, houve uma fusão de elementos de diferentes culturas. Alguns personagens do folclore brasileiro são o saci, a iara, o boto, o curupira entre outros.
Apresentações sobre o folclore em sala de aula
Reúna os alunos e fale um pouco sobre o conceito de folclore, suas diferentes manifestações e pergunte o que eles acharam mais interessante acerca da explanação.
Quando os alunos começarem a dividir suas opiniões, separe-os em grupos de interesses e peça para que, em casa, pesquisem mais sobre o determinado símbolo do folclore explanado.
Os alunos podem ficar livres para escolher de que maneira querem representar o tema em sala de aula. As demonstrações podem ser em forma de fantasias, teatro, contos inéditos, etc.
Depois que os alunos apresentarem suas criações, peça para que eles expliquem o porquê de a representação escolhida fazer parte do folclore.
FAQ sobre atividades do dia do folclore
Seguindo com nossos passos você vai aprender a fazer uma bela atividade em grupo e repassar isso para seus alunos em sala de aula sem qualquer problema, nos nossos artigos sobre atividades escolares gostamos sempre de ressaltar que as atividades não precisam ser chatas e é exatamente isso que vamos passar para você.
Nesta parte do artigo vamos responder algumas das perguntas mais frequentes que surgem para pessoas que procuram esse tipo de informação na internet, lembre que nosso foco é ajudar você a pensar um pouco fora da caixa e nossos exemplos são todos para ajudar você a ter uma clareza para elaborar os seus.
As atividades sobre o folclore são importantes para as crianças?
Como vocês já devem imaginar a resposta é sim, mas vamos explicar o por que do sim! para todo cidadão do mundo conhecer as lendas e folclores da sua região é de extrema importância para uma boa formação dos conhecimentos gerais e despertar o amor por sua localidade de nascença ou moradia.
As crianças gostam dessas atividades?
As crianças amam historias e amam mais ainda atividades de colorir ou com interpretação dos professores, você pode deixar isso mais divertido criando uma peça para as crianças participarem.
Posso dar meu toque pessoal nas atividades?
Claro que sim! recomendamos que você use nossos exemplos com uma forma de elaborar suas atividades, isso vai enriquecer muito seu plano de aula ao longo do tempo.
Essas lendas vão assustar as crianças?
Pelo contrario, conforme você vai trabalhando esse assunto com as crianças de maneira divertida e agradável as crianças vão perdendo o medo e aprendem a separar historia da vida real.
Essas atividades ajudam as crianças em que?
Depende do seu foco, mas vamos deixar claro que da maneira que apresentamos alguns exemplos já tem vários benefícios para os pequenos como o aprendizado e aprimoramento da interpretação, habilidades para colorir, criatividade na criação de historias e a leitura.
Atividades sobre o dia do Folclore e muito mais!
Se você gostou de conhecer algumas Atividades sobre o dia do Folclore e quer conhecer mais atividades de disciplinas diversas, aproveite para ler mais algumas delas em nossos artigos diversos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Estou feliz com sua visita! volte sempre