Vamos conhecer alguns Exercícios de alfabetização? Seu filho não é mais um bebê e já vai começar a alfabetização. O tempo passou rápido e o seu pequeno, quando você menos esperar, vai sair por aí escrevendo e lendo tudo o que vê pela frente! Para ajudar nesse novo momento tão importante para pais e filhos, confira algumas atividades que você pode fazer com as crianças em casa, de uma maneira lúdica e ao mesmo tempo bem simples!
Criar momentos para que os alunos sejam convidados a pensar sobre as relações grafofônicas e as peculiaridades da língua escrita. A intenção é fazer com que eles investiguem quais letras, quantas e onde usá-las para escrever. Alguns exemplos de perguntas para a turma, a palavra que você procura começa com que letra? Termina com qual? Quantas letras você acha que ela tem? É por meio de reflexões desse tipo que as crianças entendem a ligação entre os sons e as possíveis grafias.
Algo muito distinto do que se fazia até pouco tempo atrás, quando vigorava a ideia de memorização. Os alunos primeiro repetiam inúmeras vezes as sílabas já formadas (ba, be, bi, bo, bu) e depois tentavam formar palavras e frases utilizando as sílabas que já haviam aprendido (“O burro corria para o correio”, “Ivo viu a uva” e outras sem sentido algum). Só depois de guardar todas as possibilidades, a criança começava a escrever pequenos textos. O pior era que, em muitos casos, o momento da produção nunca chegava.com rimas
Quando vocês brincam com rimas é possível perceber que os sons das palavras são estimulados. A criança começa a perceber que existem palavras com a sonoridade parecida; que terminam com som semelhante. A habilidade de rima permite que brinquemos muito com as crianças. Dá para brincar com música, com versinhos; brincar com figuras que rimam e daí fazer um casadinho entre elas. Por exemplo: panela e canela; não e caminhão.
Quando a gente faz essa sonoridade, você mostra essas palavrinhas repetidas e pode-se perceber que as crianças notam as figuras. A partir disso, elas podem concluir que as palavras têm o mesmo som. Essa habilidade é muito importante na hora da alfabetização.
Trabalhar com pedaços de palavras
Brinquem com seu filho palavras grandes e pequenas. Um exemplo é começar por aquelas que tenham duas sílabas; por exemplo: bolo. Então você fala as partes da palavra com ênfase: ‘bo-lo’. Depois, escolha uma que seja maior: ‘ca-be-ça’. O próximo passo é perguntar à criança quais dessas palavras têm mais partes. Esse trabalho chama-se segmentação silábica.
Outra dica é ver se o pequeno adivinhar que palavra você quer dizer. Exemplo: ‘ca-ma’(enfatizando as sílabas). Daí pergunte a ele o que você quer dizer e a criança responderá juntando esses pedaços (cama). Então, quando brincamos de separar e juntar essas estruturas, estamos realizando a síntese silábica, um passo indispensável na consciência fonológica e na alfabetização.
Use a aliteração
Começamos falando os sons iniciais das palavras. Exemplo: o que começa com a? ‘A-bacaxi’, ‘a-mor, ‘a-marelo’, ‘a-zul’, ‘a-migo’. Repare que damos muita ênfase no som. Isso deve ser usado para outras palavras (‘laranja’, ‘maçã’, ‘banana’, etc.).
Através disso, você pode brincar da seguinte forma: “quando eu falar uma palavra que comece com ‘ca’, bata palma”. Daí você fala: ‘arroz’, ‘colchão’ e ‘cachorro’. Nesse momento, a criança vai bater palma por identificar a palavra.
Dica de ouro
Ajudar as crianças a entender como os textos se organizam e os aspectos específicos da linguagem escrita, geralmente, os projetos estão relacionados à pesquisa de temas de interesse da criançada.
Convide os alunos a buscar informações, relacionar conhecimentos, realizar registros, produzir textos e revisá-los.
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