1. Alfabetização e letramento na educação infantil: conceitos essenciais
O processo de alfabetização diz respeito a apropriação da escrita e da leitura por parte do indivíduo decodificando os símbolos escritos entendendo o seu significado.
Uma criança alfabetizada é capaz de identificar corretamente as letras e as palavras que elas formam as incômodo diferentes frases e sentenças que podem ser escritas com essas mesmas palavras.
Em resumo, podemos dizer que um indivíduo alfabetizado é aquele que sabe ler e escrever. E na educação infantil esse é um dos principais objetivos a ser alcançado.
Por sua vez, o letramento ultrapassa a mera aquisição da escrita e da leitura. O processo de letramento é aquele que ensina mais do que deveria escrever, ou seja, trata-se de um aprendizado quanto aos usos sociais e culturais da língua.
Portanto, a criança que além de ser alfabetizada está em fase de letramento começa a distinguir quando certas expressões e certas formas de falar são ou não apropriadas.
É o medicamento que diz a um indivíduo que em um texto acadêmico ele deve usar uma linguagem científica formal, ao passo que quando se encontrar em uma reunião com amigos ou com a sua família ele pode falar de forma coloquial sem fazer uso rigoroso das regras gramaticais e normativas da língua.
A questão crucial a ser entendida é que embora não se possa esperar de uma criança da Educação Infantil este nível de entendimento, é justamente na etapa do Ensino Infantil que a criança começa a introjetar estas informações básicas quanto aos usos sociais da linguagem que vão propiciar o seu futuro processo de letramento.
Como posso trabalhar alfabetização e letramento na educação infantil?
Você precisa ter um bom entendimento do Universo da criança e da importância que certos temas, como a brincadeira e o jogo lúdico, tem nesta fase do desenvolvimento.
Dê prioridade para aquelas atividades que possam ensinar os pequenos de forma divertida quase brincando ou brincando mesmo como os jogos, pois a criança neste momento vai aprender pelo exemplo e pela experimentação, não estando pronto a forma um aprendizado mais científico e intelectual ainda.
O que mais eu posso trabalhar em alfabetização e letramento na educação infantil?
O processo de letramento na nossa atual sociedade é muito mais complexo do que é algumas décadas atrás quando não existiam ainda as tecnologias da informação e a internet.
O professor precisa aprender a ensinar a criança a interagir de forma adequada também no contexto do letramento digital, pois este elemento tecnológico de interação online fará parte da vida do aluno quando adolescente jovem e adulto. muitas vezes já faz parte da vida da criança pequena mesmo.
2. Alfabetização e letramento na educação infantil: a formação de professores
Quando falamos em alfabetização e letramento na educação infantil estamos falando de uma etapa de ensino que possui uma didática e um aspecto pedagógico muito específico.
Para trabalhar com uma criança da faixa etária da Educação Infantil os processos de ensino e aprendizagem entre si não ser adaptados ao universo dos pequenos e é um meio bem diferente do que trabalhar com jovens e adolescentes, por exemplo.
Portanto, para uma alfabetização e letramento na educação infantil eficiente é fundamental destacar a importância da formação de professores.
Os conhecimentos em pedagogia são essenciais para quem atua nesta etapa de ensino, na verdade a formação específica em pedagogia ou Magistério é uma exigência para qualquer docente que atua na educação infantil.
Mas, se você é professor já deve saber disso, não é verdade? No entanto, não basta ficar apenas naqueles conhecimentos adquiridos durante a sua graduação é preciso ir além, todo professor precisa obrigatoriamente ser um pouco pesquisador no seu dia a dia.
A sociedade muda e se transforma com o passar do tempo e todas essas mudanças refletem diretamente na que o que forma o universo infantil.
A criança nasce no contexto de uma família com uma cultura específica e ali ela adquire e as suas primeiras vivências, já chegando ao ambiente escolar com uma certa bagagem de aprendizado e uma personalidade em plena formação.
Somam-se a estes aspectos as peculiaridades do funcionamento cognitivo da criança, suas próprias dificuldades e facilidades ao aprender.
Quando se trata de alfabetização e letramento na educação infantil os professores logo percebem aquelas crianças que vão ter maiores dificuldades em ser alfabetizadas e, portanto, são de mandar processos de ensino e aprendizagem voltados especificamente para atender as suas necessidades particulares.
Todos esses elementos precisam ser levados em consideração para um processo de alfabetização e letramento na educação infantil.
Além disso, o professor deve considerar as limitações da faixa etária da criança e o momento do desenvolvimento no qual se encontra.
Todos esses aspectos juntos tornam imprescindível que o docente tenha uma boa formação profissional para ser capaz de trabalhar com alfabetização e letramento na educação infantil.
Confira outras dicas importantes sobre o tema a seguir.
Como promover a alfabetização e letramento na educação infantil?
Além de sempre utilizar-se do lúdico como ferramenta de ensino o professor deve aprender a criar a atividade de alfabetização e letramento que partam do contexto vivenciado pela criança.
Explore o mundo dos seus alunos e utilize aquilo que eles conhecem e gostam como ponto inicial para expandir o seu aprendizado, e pouco a pouco apresentar a eles novos elementos para fazerem parte de seu universo interior.
Como eu posso iniciar o processo de alfabetização e letramento na educação infantil?
Trabalhar atividades como o nome da criança, o nome dos seus familiares e nomes de objetos que ela gosta, e trabalhar também elementos escritos e de leitura relativos aos colegas de classe são boas sugestões de atividades de alfabetização e letramento na educação.
Alfabetização e letramento na educação infantil
Essas foram as nossas dicas de hoje.
Alfabetizar e iniciar o processo de letramento da criança é uma grande responsabilidade e o ideal é que isso seja feito ainda na educação infantil, sem esquecer de respeitar o momento vivenciado pela criança como suas limitações e a importância da brincadeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Estou feliz com sua visita! volte sempre