10 novembro 2019

Atividades lúdica de contagem



A matemática se faz fundamental em nossas vidas, ela é usada em nosso cotidiano em tudo o que fazemos. Caso não seja trabalhada de forma lúdica, prazerosa e divertida desde o começo da infância, ao chegar nos anos iniciais do ensino fundamental, o aluno não estará familiarizado com esta disciplina curricular, podendo apresentar dificuldades na aprendizagem da matemática.
Os jogos são de extrema importância neste processo de aprendizagem e proporcionam ao educando o pleno desenvolvimento de diversas habilidades, tais como : a contagem, a relação do número com a quantidade, concentração, respeito ás regras, saber esperar a sua vez para jogar, organização espacial, o perder e o ganhar.
Para que a aprendizagem se torne significativa, deve-se priorizar o conhecimento dos alunos, diante de situações problemas, por esse motivo que os jogos e brincadeiras devem fazer parte do contexto escolar e em todos os níveis de ensino, proporcionando o conhecimento e desenvolvendo capacidades psicomotoras e cognitivas. Cabe ao professor conhecer sua turma e apresentar os jogos necessários para concretizar a aprendizagem de forma lúdica.

Este jogo propõe:
Identificar os numerais; 
Ter noções de quantidade e relação dos numerais; 
Realizar a contagem oral. 

Pode ser trabalhado na Educação Infantil ou com alunos que ainda não construíram o conhecimento sobre números, algarismos e quantidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou feliz com sua visita! volte sempre