03 abril 2019

Dicas básicas para elaborar resenhas



resenha é a elaboração de um texto, onde se faz uma abordagem de um determinado objeto/assunto, seja de livros, filmes, músicas, peças teatrais dentre outros. A resenha deve conter uma análise e um julgamento de verdade ou de valor.

1 - Objetivo
O objetivo da resenha é apresentar o assunto analisado de forma sucinta, sendo essencial destacar, descrever e enumerar os aspectos importantes. 

2 - Devem constar
• O título
• A referência bibliográfica da obra
• Dados bibliográficos do autor da obra 
• O resumo, ou síntese do conteúdo
• A avaliação crítica final

3 - Definições de Resenhas
resenha científica ou resenha acadêmica, apresenta uma síntese e uma crítica sobre um trabalho científico, e pode ser elaborada com base em leitura motivada por interesse próprio ou sob demanda.

resenha de livros é uma forma de crítica literária, em que um livro é analisado com base no conteúdo, estilo e mérito. Muitas vezes, a resenha é baseada na impressão pessoal.

resenha-resumo é um texto que se limita a resumir o conteúdo de um livro, de um capítulo, filme,peça teatral ou espetáculo, sem qualquer crítica ou julgamento de valor. Trata-se de um texto informativo, pois o objetivo principal é informar o leitor.

resenha-crítica é um texto que, além de resumir o objeto, faz uma avaliação sobre ele, uma crítica, apontando os aspectos positivos e negativos. Trata-se, portanto, de um texto de informação e de opinião, também denominado de recensão crítica.

4 - Extensão da resenha
A extensão do texto-resenha depende do espaço que o veículo reserva para esse tipo de texto. Observe-se que, em geral, não se trata de um texto longo, “um resumão” como normalmente feito nos cursos superiores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou feliz com sua visita! volte sempre